[Review] Castlevania Puzzle: Encore of the Night

Nem plataforma, Nem ação. O Castlevania oficial da Konami para iOS é um Puzzle com elementos de RPG. Tristeza para uns, muita decepção e raiva para outros. A verdade é que Castlevania Puzzle: Encore of the Night não agrada nem aos fãs de Castlevania, nem os fãs de jogos de puzzle com pedrinhas coloridas. O problema? O do Silent Hill The Escape, a Konami sem entender direito o que é a plataforma iOS.

Que vergonha, sempre que pego esse Castlevania para jogar, sinto um enorme potencial desperdiçado. Sou um grande fã da série desde os primórdios, tanto no Nintendinho (NES 8bits) quanto da sua ascensão nos celulares. Existem, oficialmente, três excelentes versões de Castlevania para celulares comuns. Duas delas são conversões quase perfeitas das versões de Game Boy Advance e Nintendo DS, são elas: Castlevania Aria of Sorrow e Dawn of Sorrow, respectivamente. Não bastasse isso, existe uma dezena de jogos chineses que beberam tão bem da fonte de Symphony of the Night que até me arrisco a dizer que eles chegam bem perto do clássico do PS1.

Publicidade

Com todo esse background e potencial, era quase certo que um Castlevania no iPhone seria um sucesso tremendo, a Konami tinha tudo nas mãos. Infelizmente não foi o que aconteceu, a Konami nos deu uma ducha de água geladíssima com esse jogo que não é horrível (não muito) mas que além do potencial desperdiçado, tem sérios problemas de jogabilidade e controle. Castlevania PEOFN é um “Tetris” onde você deve combinar a maior quantidade de pedrinhas da mesma cor possível.

O game possui uma ambientação, de primeira, no universo de SOTN. Áudio perfeito com várias músicas do clássico. Gráficos remodelados, mas que mantem a essência do design original de SOTN. São quase 20 horas de campanha enfrentando monstrinhos e batalhas/partidas de puzzle que eram para ser emocionantes, mas não passam de uma chatice.

Tudo derrete em nossas mãos graças aos controles falhos e que causam diversos comandos que não queríamos fazer. O que acontece é que para girar as cores de uma peça você deve fazer um movimento de slide e para movimentar a peça você deve clicar. O terror é que é muito comum você clicar para um lugar e a maldita peça girar e aí tudo vai pro buraco. Não foram poucas as vezes que isso aconteceu comigo.

Existe muitos elementos de puzzle como custumização no jogo. pode-se aprender feitiços, evoluir o personagem, aumentar atributos de status. Isso possibilita por exemplo, vencer inimigos fracos sem ao menos mexer nas pedras.

Além do entediante modo história, existe o modo Arcade, onde você escolhe que inimigo enfrentar. A maioria aqui são personagens importantes na história como Maria, Richie Belmont, Dracula e outros. Ao entrar no modo arcade fica óbvio que um modo versus seria uma grande ideia para o jogo. Mesmo assim, ele não está disponível.

Castlevania Puzzle: Encore of the Night pode soar razoável para os fãs de puzzles que nunca ouviram falar em Castlevania, mas até eles, vão odiar os controles. O resultado final é um jogo ruim de Puzzle e um péssimo game para a série Castlevania, que assim como Silent Hill the Escape, teve um recepção tão ruim que só é vendido em algumas App Stores.

+Prós

  • Efeitos Sonoros
  • Músicas
  • Gráficos 2D

-Contras

  • Controles falhos
  • Jogabilidade

 

Nome: Castlevania Puzzle: Encore of the Night
Produtora: Konami
Plataforma: iPhone e iPod Touch
Gênero: Puzzle
Versão: 1.0 (versão testada em um iPod Touch 4G )
Lançamento: Julho de 2010

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News