Google compra Motorola Mobility, o que isso afeta nos futuros jogos para Android?

Ontem, a Google anunciou a compra de parte da Motorola, mais especificamente a parte que interessa (a unidade móvel), pela sagaz quantia de 12,5 bilhões de dólares. Notícia velha, você deve ter lido isso em vários sites por aí.

A questão é: essa operação pegou muita gente de surpresa. E ontem mesmo, li vários sites acreditando que nada mudará. Jura? Ninguém gasta 12 bilhões de “obamas” à toa!

Larry Page, CEO of Google, said, “Motorola Mobility’s total commitment to Android has created a natural fit for our two companies. Together, we will create amazing user experiences that supercharge the entire Android ecosystem for the benefit of consumers, partners and developers. I look forward to welcoming Motorolans to our family of Googlers.”

Publicidade

Larry Page, CEO da Google, disse, “O comprometimento total da Motorola Mobility com o Android criou uma combinação natural entre as duas empresas. Juntos, criaremos ótimas experiências aos usuários, que potencializarão todo o ecossistema Android, beneficiando consumidores, parceiros e desenvolvedores. Será um grande prazer receber os funcionários da Motorola Mobility em nossa família Google.”

É ÓBVIO que a Google pretende turbinar o sistema para smartphones líder do mercado, o Android. Esse sistema atualmente vive alguns dilemas. O primeiro deles é o hardware “discutindo” com o software. Nem tudo funciona como deveria nos Androids atuais. Está na cara que a Google planeja, com essa compra, produzir um aparelho realmente matador e que possua um conjunto integrado para de quebra resolver outro problema, o consumo excessivo de bateria.

É certo também que a Google não irá virar as costas para os outros fabricantes. Afinal a Samsung é quem mais vende Android no mercado. Porém, seria muito inocência acreditar que tudo ficará como está: podem esperar um Google Phone by Motorola!

Então, por que foi comprar logo a Motorola? Gostando ou não, a Motorola tem um histórico de inovação no mercado de celulares. As crianças podem até ter esquecido, mas o sucesso dos tijolões e startacs ainda me é recente. Provavelmente a Google irá utilizar desse Know-How para fabricar aparelhos cada vez mais integrados com o seu sistema.

Muito gente conjeturou que a compra se deve também a 25.000 patentes em poder da Motorola. É uma boa “calção”, assim, a Google evita processos futuros se entrasse no mercado partindo do zero.

Já vi esse filmes antes…

http://www.chromewallpaper.com/wallpapers/fire-chrome-featured.jpg

Lembram de como a Google apoiava indubitávelmente a Fundação Mozilla no projeto do Firefox? Cansado pela demora (incompetência talvez) em implementar algumas novidades, a Google partiu para desenvolvimento solo e criou o Chrome (curiosidade: o Chrome utiliza o mesmo motor do Safari). É o mesmo caso aqui, cansado dos fabricantes de smartphones não fazerem o “serviço” direito, Google partiu para briga..



Papo bonito e os games?

Com um Android rodando cada vez mais “redondo”, podemos esperar excelentes aparelhos vindo dessa compra. Isso, com certeza, atrairia muito mais desenvolvedores, que hoje só programam para iOS (citando nomes: Capcom, Epic Games, Square Enix e outros).

http://androidheadlines.com/wp-content/uploads/2011/03/Xoom-Quad-Core-Tegra-3.jpg

“te cuida iOS!”

A contragosto de muita gente, a Motorola surpreende em sempre trazer os melhores processadores móveis o mais rápido possível. (você sabia que já tem processador quad-core para smartphone?). O Motorola Atrix por exemplo, é um dos melhores smartphones do mercado e caso o iPhone 5 saia com dual-core e 1 GB de RAM não estaria inovando em NADA em relação ao Atrix.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News