Android continua sendo um péssimo negócio para desenvolvedores – sabia por quê

29 de maio de 2011 . Atualizado 29/05/2011

android_vs_iphone Android continua sendo um péssimo negócio para desenvolvedores - sabia por quêO sistema operacional Android é o líder de ativações do mercado. É o melhor sistema atualmente (no conjunto) para smartphones e um dos melhores para usuários. Só tem uma coisa que o Android não é bom – quando o assunto é fazer dinheiro.

O problema é cultural, a grande maioria dos usuários do Android não tem o costume de comprar, mas sim, de baixar aplicativos grátis para o seu aparelho.

Este é um problema observado desde os primeiros anos do Android. Até hoje não vi nenhuma empresa se gabar de suas vendas de aplicativos ou jogos no Android Market. Recentemente um estudo da Distimo vem embasar o que já tínhamos observado.

O estudo revela algumas informações bastante curiosas, acompanhe:

Apenas 5 aplicativos foram baixados mais de 250 mil vezes no Android Market em toda sua vida, enquando na App Store foram 10 aplicativos são baixados mais de 250 mil vezes todo mês.

Dados revelam algo contrangedor. quase 80 por cento dos aplicativos pagos no serviço foram baixados menos de 100 vezes.

Segue a pesquisa: “Descobrimos que apenas duas aplicações pagas foram baixadas mais de meio milhão de vezes no Google Android Market até hoje em todo o mundo, enquanto seis aplicações pagas na App Store da Apple geraram o mesmo número de downloads em um período de dois meses e apenas nos Estados Unidos.”

Esse desconforto sentido pelos exploradores de apps é traduzido por diferenças significativas entre as empresas. “O Google Maps é a única aplicação com mais de 50 milhões de downloads no Android Market, o que faz dela a aplicação mais popular de todos os tempos nesta loja”, explica a Distimo. Por outro lado, apenas 96 aplicações foram baixadas mais de 5 milhões de vezes no Google Android Market.

Com informações de: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/05/28/artigo-qual-plataforma-movel-pode-deixa-lo-rico-ganha-uma-maca-quem-adivinhar/

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.