iPhone 4: o que muda nos games?


Certo! Agora que o novo brinquedo da Apple foi oficialmente anunciado é hora de nos atermos as questões que nos interessam: e os games? O que muda e o que não mudará?

O processador


Primeiro de tudo a grande novidade (ou não) é o que está sobre o capô, o novo brinquedinho usará o mesmo processador do iPad, o Apple A4 que, para quem não sabe, é o mesmo do iPhone 3GS (ARM Cortex-A8) mudando apenas o clock que será de 1Ghz. Apesar disso, existe a possibilidade da empresa utilizar o ARM Cortex-A9, que possui versões multicore.

A tela

Publicidade

Outra grande novidade para os gamers de fila de banco e afins será a tela. Agora com resolução de 640 x 960 pixels e mesmo tamanho de 3.4 polegadas, imagens mais nítidas deverão ser percebidas durante a jogatina.

Uma observação deve ser feita com relação a resolução de tela, pois, como essa mudou, ou os games sofrerão upscaling ou terão versões exclusivas e melhoradas, como já acontece no iPad.

O Giroscópio


Funcionará similar ao Controle Wii Motion Plus, a função básica do giroscópio é dar maior sensibilidade ao movimentos, algo próxima ao vídeo abaixo:

Sinceramente, não é uma novidade muito grande, porém, necessária, mas como foi citado peloz Gizmodo:

Mas os desenvolvedores vão apoiar isso? Com dezenas de milhões de iPhones e iPods Touch pelo mundo afora, desenvolver jogos específicos para o giroscópio do iPhone 4 pode não fazer sentido por enquanto, financeiramente falando.

E os iPhone anteriores? Ficam obsoletos?

A boa notícia para quem tem iPhone/iPod Touch 3G e 3GS é que estes poderão ser atualizados com o mesmo sistema do iPhone 4 a partir do dia 21 de junho. Com isto, pode-se estimar que nenhuma versão do iPhone se torne obsoleta, mais é provável que o iPhone 2G fique de fora de alguns lançamentos.

HTML 5


Ao contrário do que muitos pensavam (inclusive eu) o HTML 5, nova versão da tecnologia padrão das páginas da web, receberá alguns jogos no iPhone 4.

Se antes o Flash era sinônimo de interatividade na web, ultimamente anda perdendo a força para essa nova linguagem de marcação de texto. Anteriormente citado apenas para se adicionar vídeos e músicas nas páginas da internet, o novo HTML fez uma recente aparição no aniversário do Pac-Man, aparecendo na página de busca do navegador “menos” usado do mundo e mostrando ao mesmo o que virá pela frente.

Não bastasse a aparição no google, durante a apresentação do novo iPhone ontem, na WWDC 2010 (Conferência Anual da empresa) Steve Jobs apresentou algumas parcerias feitas com algumas empresas, dentre elas, a que produz Farmville (Tipo Colheita Feliz) que, caso você tenha facebook, basta você saber que será o mesmo jogo literalmente.

E as outras novidades?

Bem, é isso, não vou abordar as outras novidades até por que esse não é o foco aqui, mas se alguém que ficar por dentro basta acompanhar um blog que eu acompanho e gosto muito: http://www.rodrigostoledo.com/

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News