Os Defeitos do Anbernic RG505

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de todas as qualidade do console portátil retro Anbernic RG505. Até já falamos dele aqui.

Mas agora é hora de saber dos defeitos.

Imagem mostra o console portátil Anbernic RG505 com defeito na tela.
Anbernic RG505 com defeito na tela.

Se você está pensando em comprar um Anbernic 505 precisa saber desses defeitos que costumam acontecer com o aparelho. E também algumas “mentirinhas” contadas por Youtubers.

Aviso: este artigo tem como único intuito esclarecer alguns pontos para quem está pensando em comprar um Anbernic e talvez desconheça alguns DEFEITOS E LIMITAÇÕES do RG505.

Publicidade

E sim, o artigo é focado apenas nos defeitos mesmo, as qualidade você já viu por aí pela internet que eu sei ou até mesmo no nosso outro post.

Vídeo com um compilado e opinião sincera do nosso amigo Joãozin Mobile.

 

Defeitos da Tela

Alguns lotes do Anbernic 505 possuem o defeito chamado efeito “Mura” que é quando aparecem algumas manchas em formato de “nuvem” na tela. Essas manchas são visíveis em cenas escuras e ao jogar em um ambiente com pouca luz.

Vídeo do canal DC Alves comentando o problema:

 

Dependendo da tela, esse problema pode ser bem visível e pode se agravar com o tempo. Portanto, verifique a tela do seu na hora que ele chegar. Baixe uma imagem escura, e coloque para exibir na tela durante a noite em um local sem iluminação.

Defeitos na tela até 30 dias também tem cobertura de garantia.

 

Analógicos impressos

Imagem mostra teste dos analógicos do console portátil RG505. No teste é possível ver que os analógicos não são tão precisos.
Analógicos do RG505 são apenas OK.

É dito que o Anbernic RG505 possui sensores magnéticos, porém, os analógicos do 505 são muito imprecisos.

Pode ser algum problema de software (drivers) que pode ser resolvido em uma atualização futura. Entretanto, a Anbernic lança poucos updates e é mais fácil você vir uma versão nova de um portátil dela, do que um update de software para ele.

 

Não roda tudo do PS2 e GameCube

Uma das maiores mentiras da internet é dizer que o Anbernic RG 505 roda tudo do GameCube e PS2.

Não é bem assim. Ele até roda os jogos, mas depois de alguns minutos emulando, você vai notar que o aparelho está sofrendo muito para entregar o jogo a 30 FPS.

Apenas jogos “leves” do PS2 e GameCube, ou seja, jogos com menos geometria ou games 2D, rodam bem no RG505.

Conforme é possível ver no vídeo abaixo do canal Titio Clash, o RG505 sofre muito para entregar um framerate abaixo dos 20 FPS em alguns jogos. Ficando quase injogável até para os mais insistentes.

 

Fica aqui a dica: NÃO COMPRE o Anbernic RG505 focando em emulação do PS2. O projeto do emulador AetherSX2 foi encerrado e não há mais para onde a emulação de PS2 evoluir no RG505.

 

Alguns jogos do Android não funcionam de jeito nenhum no Anbernic RG505

O chipset do Anbernic RG505 é o Unisoc Tiger T618 que conta com a datada GPU Mali G52.

Apesar da memória RAM relativamente veloz de LPDDR4X e armazenamento interno eMMC 5.1 (podia ser melhor, mas está ok para o conjunto), a GPU costuma não se dar bem com muitos jogos pesados do Android.

Isso se deve ao fato da Mali G52 ter envelhecido muito mal. O projeto apesar de ter suporte a OpenGL 3.2 e Vulkan 1.0, não costuma se dar bem com alguns jogos que querem acesso direto aos recursos gráficos e o resultado são bugs e stuttering até em jogos que nem parecem pesados nos smartphones.

Games como o port de Hollow Knight vão funcionar com vários problemas gráficos. Outros jogos como Diablo Immortal e Swordito não rodam.

Vídeo:

 

Conclusão

O Anbernic RG505 é um portátil excelente para retro emulação, sendo indicado para rodar sistemas como SNES, Mega Drive, Nintendo DS, PSP e até DreamCast. Entretanto, sistema como PS2, GameCube, Wii, 3DS e PS Vita vão rodar com muitos problemas de performance.

Além disso, o usuário vai precisar ficar atento ao problema de manchas na tela, que a garantia poderá cobrir caso seja um problema de fabricação. Por isso, fique atento ao receber o portátil e verifique a tela.

 

Gostou? Quer uma série sobre “DEFEITOS” de outros dispositivos? Deixe um comentário.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News