Como transmitir tela do celular para PC via USB (SCRCPY 2.0)

O Screen Copy 2.0 (Scrcpy 2.0) é o melhor método de transmitir a tela do celular Android para o Windows via USB. Neste artigo, você vai aprender como usar o programa da maneira mais fácil possível.

O Scrcpy 2.0 é o melhor método de transmitir a tela no PC por que é de graça, sem cadastro, sem anúncios e não exige muita configuração. Tudo que você vai precisar é de um celular, um PC e um cabo USB.

Aprenda a espelhar a tela do celular no PC sem erro, de graça.

Com Screen Copy, você vai tirar aquele sonho de virar streamer do papel. Acompanhe a nossa tag “streamermobile” para pegar dicas de jogos para streamar e muito mais.

 

Publicidade

Por que usar o Screen Copy 2.0 (Scrcpy 2.0)

Obs: Sim, o nome do programa é Screen Copy, Scrcpy é apenas uma abreviação. 

Scrcpy foi atualizado recentemente para a versão 2.0. Essa versão trouxe várias melhorias como a implementação de áudio (antes era necessário usar o fork SndCpy). Além disso, o programa foi otimizado e agora conta com uma latência baixíssima, que se traduz em pouco lag, quase imperceptível.

Como se não bastasse, o Scrcpy 2.0 também ganhou uma interface gráfica, o GUI Screen Copy. É um projeto paralelo que é de muita ajuda para quem não quer ficar configurando scripts e usando linhas de comando. Com ele, é possível configurar o Scrcpy completamente.

Como é possível ver, o Scrcpy melhorou muito e virou um uma das melhores formas de se fazer o espelhamento da tela do celular no PC, com uma qualidade muito alta e sem precisar de nenhum programa pago.

Vantagens do Scrcpy:

  • Gratuito.
  • Nova versão reproduz áudio sem aplicativo adicional.
  • baixa latência (em 35ms a 70ms)
  • Suporte a resoluções acima de 1080p
  • boa performance em 60fps e 120fps.
  • Interface gráfica
  • Ajuste para até bitrate de até 16 MB, o máximo de qualidade em imagem via USB.
  • Sem conta, sem anúncios, sem cadastro 100% de graça e software livre

 

Como usar o Scrcpy 2.0 para transmitir a tela do Android no PC

 

Passo 1. Baixe o Scrcpy 2.0 no site oficial

Visite a página oficial do projeto no GitHub: https://github.com/Genymobile/scrcpy

 

Nessa página, você encontrará as últimas versões do Scrcpy disponíveis para download. Escolha a versão apropriada para o seu sistema operacional (Windows, Mac OS ou Linux) e faça o download do arquivo.

 

Passo 2: Extraia o Scrcpy

Após o download, extraia o conteúdo do arquivo em uma pasta de sua escolha no seu computador.

 

Passo 3: Conecte seu dispositivo Android

Antes de conectar o seu smartphone Android no PC, certifique-se de que a depuração USB está ativada. Para ativar a depuração USB, você terá que ativar as opções de desenvolvedor do seu smartphone, o processo é difere de aparelho para aparelho, mas é mais ou menos assim:

  1. Abra o aplicativo “Configurações” no seu celular.
  2. Role para baixo e encontre a seção “Sobre o telefone” ou “Sobre o dispositivo”.
  3. Procure a opção “Número da versão”, “Versão do software” ou algo semelhante.
  4. Toque sete vezes seguidas na opção “Número da versão” ou na versão do software.
  5. Volte ao menu principal das configurações e role até encontrar a nova opção “Opções de desenvolvedor” ou “Programador”
  6. Toque em “Opções de desenvolvedor” e você terá acesso a uma variedade de configurações avançadas.
  7. Ative a opção  depuração USB

 

Passo 4: Execute o Scrcpy

Vá até a pasta onde você extraiu o Scrcpy e procure o arquivo “scrcpy.exe”. Execute o arquivo.

Uma janela do terminal ou prompt de comando será aberta e você verá a tela do seu dispositivo Android sendo espelhada no seu computador.

Aí já vai estar tudo funcionando mais ou menos como a gente gostaria.

Entretanto, gosto muito de recomendar o programa de interface gráfica que ajuda a configurar o Scrcpy sem precisar mexer em nenhuma linha de comando.

 

Passo 5: Ajuste as configurações (opcional)

O Scrcpy permite algumas configurações adicionais, como resolução de tela, bitrate e gravação de áudio.

Você pode ajustar essas configurações passando argumentos na linha de comando ou usando a GUI Screen Copy.

Para usar a GUI Screen Copy, baixe-a do repositório do Gui Scrcpy no GitHub. Depois de baixar, extraia o conteúdo e execute o aplicativo .

O GUI Scrcpy fornece uma interface gráfica amigável para ajustar as configurações do Scrcpy e controlar o espelhamento da tela.

 

Dicas adicionais

  • Gravação de tela

Se você deseja gravar a tela do seu dispositivo Android, pode fazer isso usando o Scrcpy.

Se você estiver usando a linha de comando, pode adicionar o argumento “–record” ao comando de execução do Scrcpy. Isso iniciará a gravação da tela automaticamente e salvará o arquivo de vídeo no diretório do Screen Copy.

Se você estiver usando a GUI Scrcpy, basta clicar no botão de gravação na interface para iniciar e parar a gravação.

  • Encerrar o Screen Copy

Para encerrar o espelhamento da tela, feche a janela do terminal ou prompt de comando onde o Scrcpy está sendo executado. Certifique-se de desconectar o dispositivo Android corretamente antes de remover o cabo USB.

E pronto! Agora você sabe como usar o Scrcpy 2.0 para espelhar e gravar a tela do seu dispositivo Android no seu computador. Experimente essa ferramenta útil para gravar gameplay, fazer apresentações ou simplesmente ampliar a tela do seu dispositivo em um monitor maior.

 

Bônus: Como usar o Scrcpy para fazer lives com o OBS no Youtube

É claro que todo esse conhecimento não seria útil se não tivesse onde usá-lo, não é mesmo?

Afinal, até agora você só aprendeu como usar o espelhamento de tela para fazer uma gravação, mas chegou a hora de aprender como usar o Scrcpy junto do OBS, o principal programa de transmissões ao vivo, as famosas livestreams ou lives.

Veja um tutorial passo a passo de como usar o  Scrcpy no OBS.

 

Passo 1: Preparação

Certifique-se de ter o Scrcpy 2.0 instalado no seu computador. Se você ainda não o instalou, consulte as instruções no tutorial anterior.

 

Passo 2: Conecte seu dispositivo Android

Conecte o seu dispositivo Android ao computador usando um cabo USB. Certifique-se de que a depuração USB esteja habilitada nas configurações do seu dispositivo Android.

 

Passo 3: Inicie o  Scrcpy

Navegue até a pasta onde o  Scrcpy está instalado e execute o arquivo “scrcpy.exe” (Windows), “scrcpy” (Mac OS) ou “scrcpy” (Linux). Isso abrirá uma janela do terminal ou prompt de comando.

Publicidade

 

Passo 4: Configure as opções de espelhamento

Ignore este passo se você está utilizando o Gui Scrcpy, o programa de interface gráfico do  Scrcpy. 

Na janela do terminal ou prompt de comando, você verá a tela do seu dispositivo Android sendo espelhada no seu computador. Agora, vamos configurar as opções de espelhamento.

Para otimizar a qualidade da transmissão ao vivo, você pode ajustar a resolução da tela e o bitrate. Para fazer isso, você pode passar argumentos adicionais na linha de comando ao iniciar o Screen Copy. Por exemplo:

 

“`

scrcpy –max-size 1920

“`

 

Isso definirá a resolução máxima da tela para 1920 pixels de largura. Você pode ajustar esse valor de acordo com as suas necessidades.

Passo 5: Configurar a transmissão ao vivo no YouTube

Abra o navegador e acesse a página do YouTube Studio em [https://studio.youtube.com](https://studio.youtube.com). Faça login na sua conta do YouTube.

No painel do YouTube Studio, clique em “Transmitir ao vivo” no menu à esquerda.

 

Passo 6: Configurar as opções de transmissão

Na página de transmissão ao vivo, preencha as informações básicas, como título, descrição e tags para a sua transmissão. Certifique-se de configurar a privacidade da transmissão como desejado (pública, privada ou não listada).

 

Passo 7: Configurar o codificador de transmissão

 

No painel de transmissão ao vivo, clique em “Configurações de codificação” para configurar o software de codificação para a transmissão. Nesse caso, usaremos o software OBS Studio como exemplo.

 

Baixe e instale o OBS Studio em [https://obsproject.com](https://obsproject.com) se você ainda não o tiver instalado.

 

Passo 8: Configurar a fonte de vídeo

 

Abra o OBS Studio e clique em “+ Adicionar” na seção “Fontes” para adicionar uma nova fonte de vídeo. Selecione “Captura de Janela” e dê um nome para a fonte.

 

Na janela de configurações da fonte de vídeo, selecione a janela do Screen Copy como a janela a ser capturada. Certifique-se de selecionar apenas a janela do  Scrcpy, não a janela do terminal ou prompt de comando.

 

Geralmente essa janela terá o nome  “scrcpy.exe e o nome do celular”.

 

Passo 9: Configurar as opções de áudio (opcional)

 

Se você deseja transmitir também o áudio do seu dispositivo Android, configure as opções

 

de áudio no OBS Studio. Isso permitirá que o áudio do dispositivo seja capturado durante a transmissão ao vivo.

 

Passo 10: Iniciar a transmissão ao vivo

 

Volte para a página do YouTube Studio e clique em “Iniciar transmissão” para iniciar a transmissão ao vivo no YouTube.

 

No OBS Studio, clique em “Iniciar transmissão” para iniciar a codificação e transmitir a tela do seu dispositivo Android para o YouTube.

 

Agora você está transmitindo a tela do seu dispositivo Android ao vivo no YouTube usando o Screen Copy e o OBS Studio!

 

Lembre-se de monitorar a transmissão e interagir com o público por meio do chat do YouTube Studio.

 

Nota: Certifique-se de cumprir as diretrizes de transmissão ao vivo do YouTube e respeitar os direitos autorais de qualquer conteúdo que você esteja exibindo durante a transmissão.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News