Gorogoa Review (Android e iOS)

Gorogoa é um dos games eleitos como melhores do ano na Google Play. Vencedor do prêmio de jogo mais inovador, esse puzzle enigmático foi lançado primeiro no iOS, e depois chegou ao Android. Confira o porquê, da Google achar o game tão surpreendente.

– Diferente do padrão

Gorogoa é com certeza um jogo de enigmas fora da curva. Na mesma linha de títulos como Homo Machina, o game exige bastante da percepção dos usuários.

Arte audiovisual em sua essência. Som e imagens se comunicando com o jogador sem uma única palavra ser dita. Nada de tutoriais! Em Gorogoa, a diversão está na descoberta e não na execução dos comandos.

Publicidade

O jogo mexe muito com a imaginação do jogador. A combinatividade é um dos destaques no processo criativo. O game usa essa regra para recombinar memórias dos personagens e criar lembranças novas

– Jogabilidade inovadora

A inovação está na forma como controlamos a experiência. A jogabilidade de Gorogoa lembra um pouco Framed. Mas o diferencial é que as coisas não são tão óbvias.

Fazer um speedrun, quando já se sabe de todas os “tricks”, torna possível terminar o jogo em meia hora. Mas ao jogar pela primeira, ficar perdido é algo muito natural.

Porém, mais natural ainda é a sensação de descoberta ao resolver um enigma e conseguir seguir adiante. Esse seguir adiante se faz na forma como uma lâmpada é acessa ou um livro muda de página.

Após serem solucionados, os puzzles parecem simples, mas basta imaginar como tudo foi arquitetado, de forma sequencial, para a nossa cabeça entrar em parafuso. Gorogoa é simplesmente genial.

– Explorando a reflexão

Tudo parece caótico e ao tentar resolver os enigmas. As imagens, por vezes, parecem sem conexões, no máximo ambíguas em alguns momentos.

Aos poucos as coisas começam a fazer sentido. A missão é fazer uma fruta cair em um balde, com a ajuda ou não de um garoto.

Através dessa simplicidade, da ausência aparente de história, de simbolismos e de um monstro, Gorogoa convida o jogador a não buscar o padrão. O game exige além da reflexão habitual para desvendar os enigmas, uma autorreflexão. Ele tenta chegar ao subconsciente do jogador, da mesma forma que a música faz com a gente.

– Ilustrações belíssimas

As ilustrações de Jason Roberts fazem realmente diferença. Elas dão a forma de Gorogoa se apresenta e ficará marcado em nossa memória.

Os desenhos são meticulosos e a animação é rica, rodando a 60fps mesmo em aparelhos mais intermediários. Os pontos de interação não são destacados e isso deixa tudo mais difícil e divertido para jogador.

– Veredito

Subjetivo, e ao mesmo tempo objetivo, Gorogoa não busca dar explicações diretas para o jogador. Trata-se de um game muito mais para perceber, sentir e descobrir. Desvendar a história do garoto e saber o que acontece a seguir, é apenas uma parte pequena do game. O mais importante é o que você vai sentir ao jogar.

+Prós

  • Desenhos muito bonitos e bem animados
  • Jeito novo de contar história
  • Cativante

-Contras

  • Pode não agradar quem procura diversão rápida

Link para Baixar no iPhone e iPad (PAGO)

Link para Baixar no Android (PAGO)

Desenvolvedora: Annapurna Interactive
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Off
Requer Android 6.0 / iOS 8.1
Idioma: Português | Tamanho: 630 MB

[wp-review]

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News