Jogos de Celular e PC da Square Enix são banidos da Bélgica

A Square Enix teve alguns dos seus jogos banidos da Bélgica devido a prática de Loot boxes. São eles: Mobius Final Fantasy, Kingdom Hearts Union X e Dissidia Final Fantasy Opera Omnia. Os games foram removidos da Google Play, App Store e Stea.

No começo de 2018, o governo belga aprovou uma lei que vender caixas com itens aleatórios, sem informar ao usuários o que realmente ele está comprando, é uma prática de jogo de azar, e por isso viola as leis daquele país.

O primeiro jogo a ser removido foi Mobius Final Fantasy, que foi banido do país no dia em 30 de novembro. Os próximos games serão Kingdom Hearts Union X e Dissidia Final Fantasy Opera Omnia, que devem sumir das lojas de aplicativos da Bélgica até o dia 19 de dezembro.

Publicidade

– O que são Loot boxes? Você está de brincadeira né?

Para quem não sabe o que são loot boxes, elas são o câncer atual dos jogos mobile. São as famosas “comprinhas embutidas”.

Praticamente todo game gratuito e online possui loot boxes.  PUBG Mobile, Fortnite, Clash Royale e por aí vai. Todo jogo em que você tem pacotes, caixas, cristais e etc, que oferecem itens randômicos. Independente deles garantirem vantagens ou não no game.

Na Europa, já baixaram um decreto que todo game desse tipo, deve deixar explicitamente claro, que tipo de itens o jogador pode conseguir e a raridade deles.

A polêmica começou depois do desastre das loot boxes de Star Wars: Battlefront 2 no final de 2017. A ganância da empresa foi tão grande que o tiro saiu pela culatra.

– Não apenas na Europa

No mundo inteiro, as pessoas já perceberam que essas loot boxes se utilizam de gatilhos mentais para fazer a pessoa gastar a maior quantidade de dinheiro possível. Na Austrália as loot boxes foram consideradas formas de jogatina simulada. Na China, é preciso que as empresas digam exatamente a percentagem de chance de obter cada item. NO Havaí, games do gênero são proibidos para menores de 21 anos.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News