Anatel quer proibir a importação de celulares através dos Correios

29 de novembro de 2018 . Atualizado 03/12/2018

fim-da-importacao-de-smartphones Anatel quer proibir a importação de celulares através dos Correios

Através de nota publicada no dia 27 de novembro, a Anatel deixou claro que brasileiro NÃO pode importar aparelhos que emitem radiofrequência, usando serviços de correspondência, como os Correios. A restrição inclui Celulares, Tablets, Notebooks, Android TV Box e muitos outros. Um duro golpe em quem tentava economizar algum dinheiro com as compras de fim de ano.

Em uma “agenda” cada vez mais protecionista. A Anatel fecha o cerco contra as importações. É óbvio que a agência busca agradar empresários com fábricas já estabelecidas no Brasil. Não há outra explicação para isso. Existem forças muito estranham agindo em conjunto para dificultar a importação de celulares o máximo possível no Brasil. São elas: Correios, Receita Federal e, dessa vez, Anatel.

A Agência Nacional de Telecomunicações, responsável por regular o setor, só endureceu a vigilância contra importações depois que importar um smartphone, virou atitude corriqueira até nos rincões desse Brasil. Hoje em dia, qualquer vovozinha sabe imprimir um boleto na GearBest ou Aliexpress e pagar um boleto.

Há quem pense que a restrição é apenas para aparelhos não homologados de marca X ou Y. Não, meus amigos, o buraco é mais em baixo.Veja a transcrição da nota da Anatel pelo renomado jornal Gazeta do Povo.

A nota é clara: “A importação de produtos de telecomunicações por consumidores por meio dos Correios é proibida no Brasil”. Calma que piora: ”O consumidor pode trazer um equipamento em mãos ao voltar de viagens internacionais, mas não pode encomendar tais produtos do exterior por correspondência”.

Vivemos tempos estranhos em nosso países. Agora é torcer que o próximo governo possua agenda menos protecionista e mais liberal, e siga o exemplo de 99% dos países do mundo, onde importar é algo que sequer tem um imposto. E quanto tem, é por um valor irrelevante.

Para quem pensa que é Fake News. Calma que tem fonte.

Fontes: Gazeta do Povo  e  Nota oficial da Anatel

 

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.