Produtora de PUBG está processando clones como Rules of Survival

A Blue Hole e Tencent, através da PUBG Corporation estão silenciosamente processando clones como Rules of Survival e Knives Out. Em  outras palavras, a NetEase está sendo processada por pegar inspiração para criar seus dois jogos mais populares do momento.

Leia também:

A PUBG Corporation havia sugerido anteriormente que poderia promulgar ações legais contra “cópias”. Na época, a faca parecia estar sobre o pescoço de Fortnite, mas agora a empresa se concentrou nos dois clones de PUBG lançados pela NetEase para dispositivos móveis: Knives Out e Rules of Survival. Conforme descoberto pela TorrentFreak, um processo foi aberto na Corte Distrital dos EUA – Distrito Norte da Califórnia, pelas reclamações de violação de direitos autorais, violação de marca e concorrência desleal.

Publicidade

Veja um exemplo das queixas feitas no documento de 155 páginas contra os jogos Rules of Survival e Knives Out. Link do processo.

Cópia em Rules of Survival Game

 49. Rules of Survival(“ROS”) é um videogame que foi desenvolvido e liberado pelos Réus. O ROS foi lançado para dispositivos móveis nos Estados Unidos por volta de 14 de novembro de 2017.
50. Na informação e crença, os réus criaram o ROS copiando BATTLEGROUNDS e com a intenção de criar uma versão do BATTLEGROUNDS para dispositivos móveis.
51. Com base em informação e crença, os Réus pretendiam criar confusão entre os consumidores quanto à fonte de ROS e pretendiam levar os consumidores a acreditar, incorretamente, que o ROS havia sido desenvolvido pela PUBG. Com base em informações e crenças, os Réus pretendiam apropriar-se indevidamente da boa vontade do consumidor em relação ao PUBG para comercializar e obter benefícios econômicos do ROS.
52. Com base em informações e crenças, houve de fato confusão no mercado quanto à origem e origem das ROS, com os consumidores acreditando, incorretamente, que o ROS foi desenvolvido pela PUBG. Por exemplo, o ROS foi mencionado no mercado como “PUBG on Mobile”, “Mobile PUBG” e “BEST MOBILE PUBG”.
53. Sobre informações e crenças, os comentaristas do setor têm caracterizado o ROS como uma cópia, “roubo”, “imitação” ou “clone” de BATTLEGROUNDS. Por exemplo, um comentarista da indústria observou que “os fãs viam o jogo [ou seja, ROS] simplesmente como um rip-off do altamente bem sucedido ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ (‘PUBG’)” porque “tudo sobre isso gritava ‘PUBG’ como a maioria de seus elementos parece ter sido tirada do popular título do Xbox One ”.
Outros comentaristas da indústria têm caracterizado repetidamente as ROS como
“Clone” ou “knock-off” de BATTLEGROUNDS, ou “[h] cuidadosamente modelado após” BATTLEGROUNDS.
54. Sobre informações e crenças, o aplicativo ROS pode ser baixado gratuitamente para um dispositivo móvel, e o jogo ROS pode ser jogado gratuitamente. Com base em informações e crenças, os Réus liberaram o ROS no mercado a um custo igual ou inferior ao objetivo de ganhar participação de mercado antes que a PUBG publicasse BATTLEGROUNDS para dispositivos móveis.
55. O ROS contém muitos elementos que são substancialmente semelhantes aos elementos com direitos autorais da expressão audiovisual criativa em BATTLEGROUNDS.

É interessante observar que PUBG não é o único jogo que a NetEase pegou “inspiração”. Recentemente, a produtora testou FortCraft, um jogo muito parecido como o sucesso do momento: Fortnite. Será que FortCraft atrasou por que a NetEase também está sendo processada pela Epic games?

– Plágio ou Direitos Autorais?

É preciso separar bem as coisas. Não existe nada de errado em se “inspirar” em um jogo já existente. O problema é quando a inspiração confunde o jogador, e o faz pensar que aquele jogo é um substituto para o oficial. Dependendo das semelhanças, pode configurar PLÁGIO. Isso vai depender da interpretação do Juiz.

Fonte: RollingStones

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News