Produtora de PUBG está processando clones como Rules of Survival

5 de abril de 2018 . Atualizado 05/04/2018

rules-of-survival-knives-out-1 Produtora de PUBG está processando clones como Rules of Survival

A Blue Hole e Tencent, através da PUBG Corporation estão silenciosamente processando clones como Rules of Survival e Knives Out. Em  outras palavras, a NetEase está sendo processada por pegar inspiração para criar seus dois jogos mais populares do momento.

Leia também:

A PUBG Corporation havia sugerido anteriormente que poderia promulgar ações legais contra “cópias”. Na época, a faca parecia estar sobre o pescoço de Fortnite, mas agora a empresa se concentrou nos dois clones de PUBG lançados pela NetEase para dispositivos móveis: Knives Out e Rules of Survival. Conforme descoberto pela TorrentFreak, um processo foi aberto na Corte Distrital dos EUA – Distrito Norte da Califórnia, pelas reclamações de violação de direitos autorais, violação de marca e concorrência desleal.

Veja um exemplo das queixas feitas no documento de 155 páginas contra os jogos Rules of Survival e Knives Out. Link do processo.

Cópia em Rules of Survival Game

 49. Rules of Survival(“ROS”) é um videogame que foi desenvolvido e liberado pelos Réus. O ROS foi lançado para dispositivos móveis nos Estados Unidos por volta de 14 de novembro de 2017.
50. Na informação e crença, os réus criaram o ROS copiando BATTLEGROUNDS e com a intenção de criar uma versão do BATTLEGROUNDS para dispositivos móveis.
51. Com base em informação e crença, os Réus pretendiam criar confusão entre os consumidores quanto à fonte de ROS e pretendiam levar os consumidores a acreditar, incorretamente, que o ROS havia sido desenvolvido pela PUBG. Com base em informações e crenças, os Réus pretendiam apropriar-se indevidamente da boa vontade do consumidor em relação ao PUBG para comercializar e obter benefícios econômicos do ROS.
52. Com base em informações e crenças, houve de fato confusão no mercado quanto à origem e origem das ROS, com os consumidores acreditando, incorretamente, que o ROS foi desenvolvido pela PUBG. Por exemplo, o ROS foi mencionado no mercado como “PUBG on Mobile”, “Mobile PUBG” e “BEST MOBILE PUBG”.
53. Sobre informações e crenças, os comentaristas do setor têm caracterizado o ROS como uma cópia, “roubo”, “imitação” ou “clone” de BATTLEGROUNDS. Por exemplo, um comentarista da indústria observou que “os fãs viam o jogo [ou seja, ROS] simplesmente como um rip-off do altamente bem sucedido ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ (‘PUBG’)” porque “tudo sobre isso gritava ‘PUBG’ como a maioria de seus elementos parece ter sido tirada do popular título do Xbox One ”.
Outros comentaristas da indústria têm caracterizado repetidamente as ROS como
“Clone” ou “knock-off” de BATTLEGROUNDS, ou “[h] cuidadosamente modelado após” BATTLEGROUNDS.
54. Sobre informações e crenças, o aplicativo ROS pode ser baixado gratuitamente para um dispositivo móvel, e o jogo ROS pode ser jogado gratuitamente. Com base em informações e crenças, os Réus liberaram o ROS no mercado a um custo igual ou inferior ao objetivo de ganhar participação de mercado antes que a PUBG publicasse BATTLEGROUNDS para dispositivos móveis.
55. O ROS contém muitos elementos que são substancialmente semelhantes aos elementos com direitos autorais da expressão audiovisual criativa em BATTLEGROUNDS.

É interessante observar que PUBG não é o único jogo que a NetEase pegou “inspiração”. Recentemente, a produtora testou FortCraft, um jogo muito parecido como o sucesso do momento: Fortnite. Será que FortCraft atrasou por que a NetEase também está sendo processada pela Epic games?

– Plágio ou Direitos Autorais?

É preciso separar bem as coisas. Não existe nada de errado em se “inspirar” em um jogo já existente. O problema é quando a inspiração confunde o jogador, e o faz pensar que aquele jogo é um substituto para o oficial. Dependendo das semelhanças, pode configurar PLÁGIO. Isso vai depender da interpretação do Juiz.

Fonte: RollingStones

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.

6 Comments

  1. Daqui a pouco teremos EA processando Konami por fazer jogo de futebol e a 2K processando a EA por fazer jogo de basquete. Fala sério!

    • Ah claro. Bicho, claramente essas bostas chinesas copiaram descaradamente PUBG. Negar isso é se fazer de besta, além de esses mesmos jogos usam propagandas por aí usando imagem do PUBG de pc e pondo nomes como “PUBG para celular, baixe PUBG agora”.

  2. O que o rules tem semelhante ao PUBG? kkkkkkkkk. Logo, logo vão sair por ai dizendo que foi a BlueHole que inventou o estilo Battle Royale

    • Em jogos o estilo BR semelhante ao PUBG começou lá no DayZ e ARMA, com os mods, o próprio Brendan Greene e a comunidade de mods que ajudaram, dai surgiu o PUBG depois de um tempo, em Jogos nesse estilo elá foi a criadora realmente.

    • Na verdade foi sim. Porque o dono do PUBG criou o modo Battle Royale (MOD) para um jogo, quando ele estava aqui no Brasil em 2010. Depois ele foi chamado pela empresa do H1Z1 pra participar do processo de criação do H1Z1, só que como o jogo não crescia ele criou sua própria empresa e fez PUBG. Tecnicamente ele é o criador do Battle Royale pois foi ele a primeira pessoa que fez esse estilo de jogo

    • Sim foi sim a BlueHole quem criou o genero ou pelo menos o cabeça por trás do projeto do PUBG, isso lá no DayZ com os Mod que ele fazia.

Leave A Comment