Produtora de League of Legends processa Mobile Legends por plágio

Demorou mas aconteceu. A Riot Games, produtora de League of Legends, está entrando com uma ação judicial por plágio contra Moonton. O processo é sobre o game Mobile Legends (Android e iOS), que possui inegáveis semelhanças com o sucesso da Riot.

Neste ano, a Riot Games já processou a LeagueSharp, um site conhecido por promover bots/hacks de League of Legends. O processo rendeu uma pequena fortuna de US$ 10 milhões de dólares. Apenas 4 meses depois, a Riot tem um novo alvo, a Shanghai Moontoon Technology, criadora do Mobile Legends.

A Riot declara que a Mooton “Violou conscientemente os direitos autorais da League of Legends na forma de múltiplos jogos móveis”. Eles também mencionaram que Mobile Legends foi removido da Google Play Store, mas o jogo reapareceu com um novo nome, Mobile Legends: Bang Bang. (o game sumiu da Google Play em agosto de 2016).

Publicidade

Abaixo estão algumas evidências que Riot apresentou ao tribunal que mostravam as semelhanças entre os dois jogos.

 

Fonte: 2p.com

Google News

36 comentários em “Produtora de League of Legends processa Mobile Legends por plágio”

  1. Eu acho um exagero. Não é meu estilo preferido, mas eu entendo que MOBA é um estilo de jogo que a dinâmica acaba ficando parecido mesmo, mapas curtos, 3 caminhos e por aí vai. Se fosse assim o criador do primeiro Hack N Slash tinha que processar várias empresas. Quantos jogos de Hack N Slash bem parecidos existem hoje em dia na Play Store?! Seria algo como a Konami e a EA brigarem pelo direito de jogo de futebol.

    Responder
    • Na verdade LoL não é o único estilo MOBA que existe, o gênero é resumido por todo jogo focado em um embate PvP em uma arena fechada, e geralmente os MOBAs tem menos de 10 jogadores por arena, um bom exemplo é Overwatch e Paladins, ambos são MOBAs também.

      Responder
  2. Vcs tão meio atrasados. A moonton já colocou uma nota informando que os direitos autorais do game já foi registrado em diversos países e que o processo não vai prejudicar os jogadores.
    Realmente eu acho um tremendo exagero da Riot, sendo assim a blizzard poderia ter processado ela, pq desde o frozen throne (pelo q eu sei) existe o moba….
    E quanto o as outros inúmeros games parecidos que existe.

    Responder
  3. ah vtnc esse lol so tem viado la e tamb essa porra de riot copiou o dota e ainda por sim ficou de boa entao riot vai tomar no meu do seu cu e leva esses bandos de viado juntos criançada do caralho rlx porra os cara acha q o jogo de mobile vai ser melhor q o de pc tnc seus lixos criançada do caralho o leva da vida é o seguinte nada se cria tudo se copia seus bostas

    Responder
  4. Ah fala sério, até parece que esse “mobile legends” prejudica a bosta (minha opinião) do LOL. Os caras se limpam com dinheiro. Querer processar por plágio nesse gênero de jogo é igual a Konami cobrar a EA (vice-versa) pelo plágio do jogo de futebol.

    Responder
  5. E foda hahaha um copia o outro e sempre foi assim, lol foi criado em base do Warcraft 3 antes dele nem existia a moda moba, agora quer processar outro por criar um moba tambem, que por sinal, pelas fotos nada se parecem lol haha e foda isso.

    Responder
    • Parece bastante sim, é só você jogar pra perceber. O LoL não copiou o Warcraft nem o Dota, até porque o mapa é diferente, os heróis também, enfim.

      Responder
      • Como assim ao copiou dota, veja os anos de cada um, warcraft 3 foi o primeiro jogo nessa temática, nao disse copiar graficamente, e sim a ideia e essencia, afinal, que moba existiu antes de Warcraft?? Mas isso nao vem ao caso, mobile legends tem a “essencia” como eu comentei, mas nao e identico, dizer que tudo movido a este estilo nao foi inspirado em warcraft e meio sem sentido.

        Responder
        • Warcraft era RTS, e não MOBA. Você deve estar confundindo com Dota 1, que era um mod de Warcraft. Dota 1 sim era MOBA. E teve um MOBA antes, que se não me engano era um mod de Starcraft 1. Mas esse primeiro não foi popular, e aparentemente poucos sabem de sua existência.

          Responder
          • Vou me corrigir, que moba existiu antes da “blizzard”, sim mas convenhamos, ideias em si, nao sao copias e muito menos inspiracoes, o que seria dos jogos, se nao existi sem os primeiros criadores? Eu acho que acusar de plagio e querer que outro jogo feche uma babaquise! Serio, um sempre ira copiar o outro, isso sempre existiu, e sempre denominam lol like, ou dota like, pra um jogo no genero moba, e triste ver sempre empresas maiores acusando menores de plagio.

  6. Acho que se comprovado a existência do plágio (como boa parte das imagens)
    tem de processar mesmo. Eu bem sei como é se dedicar a algo, criar histórias,
    ambientar um mundo, gastar nosso tão valioso tempo com algo por muito tempo.

    Daí vem outra empresa e simplesmente copia descaradamente tudo que vc se
    esforçou para criar (mesmo quando usa a inspiração de outros jogos, veja, inspirar
    é bem diferente de copiar) é simplesmente uma falta de respeito imenso.

    Vai me dizer que o pessoal da Moonton não possui capacidade de criar algo
    parecido sem copiar tanto assim?

    Responder
  7. Primeiro baixem o jogo LOL para pc e comarem com o novo mobile legends: bang bang de julho. Nao tem mais nada haver com o LOL. O LOL é mil vezes mais complexo… O ML bang bang, é bem mais tranquilo, a grande diferença entre um e outro é que ML-bang bang, e muito mais facil de jogar e mais rapido. O LOL ele mais é dificil de jogar, contém varios personagens, a manipilação do jogo é muito complexa, e uma partida leva muito tempo pra finalizar, a variadade de estratégia e muito maior, não da nem para comparar… O ML, mudou muito, os personagem não parecem mais, o cenario mudou, a selva não é oculta, o bichos sao diferentes estao em outro layout de posicionamento. A Mooton pegou um mercado interessante, jogos para mobile, isso é a nova tendência do futuro. A Riot vacilou, tem que inovar e lançar o LOL para mobile, o óbvio, o computador está agora no bolso. E enquanto ao processo, as duas empresas que se entendam judicialmente…

    Responder

Deixe um comentário