5 coisas que ninguém te contou sobre Clash Royale

Quando se fala em Clash Royale (Android e iOS) muita gente interpreta errado alguns elementos nesse tipo de jogo. Pensam que é possível vencer sempre, e por conta disso, a frustração vira algo rotineiro. Separamos algumas verdades sobre esse jogo que ninguém te contou. Mas essas verdades estão lá e você precisa saber antes de jogar.

1 – A seleção de partidas não é aleatória

Assim como outros jogos para computador de cartas, as partidas em Clash Royale não são aleatórias. O game não pega aleatoriamente um adversário, joga para você enfrentar e dane-se o resultado. Isso não existe.

Publicidade

O jogo faz a seleção do seu oponente baseado, na arena, no seu nível como jogador, no nível das suas cartas e na variedade delas. Ele sempre escolhe um adversário competitivo, para deixar as coisas mais interessantes e torna o jogo mais divertido.

O mito da seleção aleatória é desmentido tanto em Clash Royale, como em outros jogos como Hearthstone. Basta perder duas ou três partidas para encarar oponentes muito mais fáceis.

Embora a seleção seja programada, sempre haverá um desequilíbrio. Alguém estará em vantagem. Mas este não é um aspecto negativo, pelo contrário. Todo card game e jogo de estratégia possui esse elemento, ao qual falaremos dele no próximo tópico.

2 – Todo deck tem rotação (giro), logo “bad matchs”

Todo deck em Clash Royale possui um ciclo. Por menor que seja, são só 8 cartas, logo uma rotação no deck. As cartas nunca vêm na mesma ordem. Você pode começar o jogo com uma mão ruim ou com uma “God Hand” (mão muito boa).

Sendo assim, como em qualquer game do gênero, haverá “bad matchs” (partidas ruins), onde você estará em uma grande desvantagem. Não é algo injusto, isso é bastante normal. Seu trabalho como jogador é montar bons decks para diminuir a porcentagens de possibilidade de partidas ruins.

Nenhum jogo de cartas permite que haja decks com mais de 80% de winrate (taxa de vitória). Caso tal deck exista, a produtora vai trabalhar para nivelar novamente seu jogo. É daí que vem os balanceamentos de Clash Royale. Através de medição e logs, a Supercell sabe que um deck está muito poderoso, ou tão usado que fica insuportável, e para não gerar muita insatisfação da maioria, eles decidem nivelar as coisas.

3 – Descer troféus vale a pena

Sim! Descer troféus vale sim a pena. Porém, desde que você se mantenha na mesma arena, para não perder a quantidade de cartas nos baús. Ao descer troféus, você encara oponentes mais fáceis e tem mais facilidade de conquistar vitórias com três coroas.

Não existe esse papo de que se cair você não volta mais para o rank onde estava. Já realizei vários testes, descendo até a Arena 2 e é possível voltar muito rapidamente para a mesma arena onde você começou a perder de propósito.

Muita gente utiliza essa prática. Especialmente depois que a Supercell implementou o baú do clã.

Curiosamente, validando os tópicos anteriores, vira e meche, você ainda encontrará adversários difíceis. Isso nos leva ao próximo tópico.

4 – Nível não define jogador

Caso você assista muito a TV Royale, já deve ter percebido jogadores de nível 1 na Arena 7 e até na 9. Acredite, não é hack e muito menos defeito do game.

Nível do jogador não quer dizer muita coisa em Clash Royale. O que vale mesmo é o nível e qualidade das cartas. Por exemplo, um jogador que use muito dinheiro para comprar baús (geralmente quem faz isso é um jogador experiente e está na sua segunda conta) vai subir muito mais rápido do que quem ainda está descobrindo as mecânicas do game.

Algumas lendárias de Clash Royale podem tirar o mesmo valor (falaremos desse conceito em outro artigo) que cartas raras no nível 4 ou épicas no nível 2. Muitas lendárias tem um custo menor de elixir e podem aniquilar tropas comuns de nível mediano.

Em outras palavras, um jogador experiente pode muito bem vencer alguém de nível maior que o seu.

5 – O objetivo verdadeiro do jogo não é subir para a Arena Lendária

Você se irrita por quase chegar na arena lendária e depois não conseguir? Acalme-se, esse não é o objetivo primário do jogo. Você jamais chegará facilmente nas arenas mais elevadas sem cartas com um bom nível. Por isso, e por muitos outros motivos também, o objetivo primário de Clash Royale é colecionar e evoluir todas as cartas.

Acredite, mesmo que você jogue muito dinheiro no game, e upe as cartas mais usadas no meta game (as cartas do momento), você vai alcançar a arena desejada, mas não se manter lá por muito tempo.

Isso porque o estilo de jogar dos jogadores mudam. Novas cartas chegam e sempre haverá a competição para ter as melhores cartas no maior nível possível.

Foi o que aconteceu com diversos youtubers no começo de Clash Royale. Eles subiram rapidamente, mas sem o correto entendimento de mecânicas e estratégias, eles não conseguiram se manter lá por muito tempo (e precisaram injetar mais dinheiro no joguinho).

Então, o objetivo primário do game é ter todas as cartas (ou pelo menos a maior parte delas) no nível máximo. Para quê? Você deve estar se perguntando. Para no caso de que o meta game mude, você possa acompanhar as mudanças e montar decks competitivos para qualquer situação.

No próximo artigo, vamos criar um pequeno glossário para que você não se perca ao assistir youtubers BR ou estrangeiros. Termos como counterar, girar o deck, eficiência de elixir serão abordados, e muitos outros serão abordados. Até lá!

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News