Processador do iPhone 5 (A6) não é o ARM15

Parece que o chip que equipa o novo smartphone da Apple, o iPhone 5 não é o todo poderoso ARM15 como muito se especulou na Internet. De fato, a informação de que o A6 viria (e vem mesmo) com a tecnologia SoC (System-on-Chip), apontava para a fronteira dos processadores atuais para smartphone e tablets.

Mas, segundo um post do renomado site AnandTech, a Apple decidiu sair um pouco dos padrões e apostou em um design próprio para o processador. O A6 não é baseado nem no Cortex-A9 e nem no Cortex-A15. Ainda segundo o site, as dicas estão na última versão da SDK X-Code que já informa a nomenclatura no A6 como ARMv7, que indica apenas o “tipo” de fabricação de 32nm, mas não informa o tipo do Cortex em si.

Há um enorme sopa de letrinhas que pode ser conferida direto no site da AnandTech, com informações que detalham extensões que estão presentes no A6 e não estão presentes em chips com Cortex-A9. Trocando em miúdos, é como se a Apple tivesse criado seu próprio chip ARM, um “Cortex-A10”.

Publicidade

Contudo, quem viu a Keynote e a apresentação do gameplay de Real Racing 3, ficaram muito excitados com a evolução gráfica da série no iPhone 5. Mas, assim como na versão anterior, isso pode não ser o suficiente para justificar uma troca do 4S pelo 5, visto que o “salto gráfico” pode ser o mesmo do 4 para o 4S.

Até agora nenhuma empresa colocou no mercado um smartphone com um conjunto completo de chips ARM15 e Cortex-A15. O motivo? Na nossa opinião, eles não querem “gastar os cartuchos todos de uma única vez” e vão fazer de tudo para adiar essa evolução. Sobra pro consumidor.

Mas se serve de alívio, demos uma lida profunda no Blog do ARM e o que podemos retirar de lá, foi que o Chip ARM15 nos parece mais indicado para servidores de rede “mobile” em vez de smartphones e tablets. O motivo de tal conclusão, é que o chip ainda não atingiu taxas de consumo de energia satisfatórios para ser colocado em um smartphone.

Via AnandTech

Fonte auxiliar: Blog ARM

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News