Pirataria no iPad é muito superior à do iPhone, diz desenvolvedor

25 de agosto de 2010 . Atualizado 25/08/2010

O fundador da desenvolvedora Qwiboo, Vladimir Roth, postou em seu Twitter um comentário sobre o alto índice de pirataria do seu jogo Aqua Globs HD no iPad, comparativamente à versão para iPhone. O site PocketGamer o convidou para uma entrevista, e você lê a seguir fatos e suposições sobre pirataria no iOS, baseado na experiência de Roth.

Ele descobriu que a pirataria era tão alta no iPad quando notou que na rede social para games de iOS OpenFeint o número de pessoas que postavam suas melhores pontuações para o Aqua Globos HD correspondia ao dobro do número de cópias vendidas. Já no iPhone, Roth estima que o índice de pirataria não ultrapasse 5%. “Isso é puramente porque essa é a proporção de dispositivos com jailbreak, e a pirataria só é possível neles”, argumenta Roth.

O por quê disso? Roth acredita que se deva principalmente ao preço dos jogos no iPad. Geralmente eles são muito mais caros no tablet, mesmo que não apresentem nada além de uma versão adaptada para uma tela maior. As pessoas que já pagaram pela versão de iPhone/iPod Touch não querem pagar novamente (e normalmente bem mais caro do que a versão original) apenas para ter o direito de jogar o game que já havia comprado em uma tela maior.

Com informações: PocketGamer. fonte: http://tecnoblog.net

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.