iPhone SE e o nó que a Apple deu no mercado

iPhone-SE-399-launch-US

Se o iPhone SE fosse um drible, com certeza seria aquela “caneta” por debaixo das pernas dos adversários. Não, o iPhone SE não é para qualquer um, mas a Apple prova mais uma vez o seu faro para negócios. A empresa de Cupertino tem olho fixo no mercado e não perde tempo vendo que Google e Microsoft andam fazendo.

O iPhone SE tem endereço certo, o público chinês. Durante a apresentação do novo (velho) iPhone, a fabricante apresentou números interessantes. 60% dos iPhones vendidos na China são iPhones com tela de 4 polegadas, ou seja, iPhone 5S. Além disso, há um grande comércio por lá de aparelhos remanufaturados como iPhone 5 e 5C.

Buscando proporcionar a melhor experiência para os seus usuários, a Apple criou o iPhone SE para ser o melhor smartphone com tela de 4 polegadas disponível na China. Seu hardware é (quase) idêntico ao do iPhone 6S, que possui tela de 4,7 polegadas.

Características:

Processador: Apple A9 Dual-core 1.84 GHz
GPU: PowerVR GT7600 (six-core)
Memória RAM: 2 GB RAM
Tela: 640 x 1136 pixels (~326 ppi a mesma densidade do iPhone 6S)
Versões: 16 GB / 32 GB / 64 GB
Câmera traseira: 12 MP, f/2.2, 29mm, phase detection autofocus, dual-LED (dual tone) flash
Câmera frontal: 1.2 MP, f/2.4, 31mm, [email protected], face detection, HDR, FaceTime over Wi-Fi or Cellular

O iPhone SE não é um iPhone 5S com hardware melhor. Ele vai além, com chip M9, aquele lá das firulas sobre atividades físicas e saúde. Por ser pequeno, ele virá um ótimo companheiro para corridas e atividades físicas. Para quem gosta de games, a resolução menor possibilita que o iPhone SE rode jogos pesados com muita facilidade. Mas um recurso ausente no dispositivo é o 3D Touch.

“Mimimi… Celular de 4 polegadas é tão 2013”

Não se sabe se o motivo do iPhone 5S vender bem na China seja por ele ser pequeno, barato, ou ambos. Mas a decisão da Apple reflete sua expertise em analisar os nichos de mercado e explorá-los. Sem se preocupar o que a concorrência ou quem não usa seus dispositivos vá pensar.

Não se engane, estão falando de pessoas chinesas.

Não se engane, estão falando de pessoas chinesas.

Para não ficar defasado a Apple economizou na produção e entrega o novo iPhone SE pelo mesmo preço do iPhone 5S defasado. Onde está o erro? No custo Brasil. Ou seja, “se está vendendo, meu amigo, fabrica mais para vender mais”. Para a Apple é muito fácil atualizar o iPhone 5S e e chamá-lo de iPhone SE e foi justamente o que aconteceu.

“Mimimi… vai ser caro no Brasil, vou ficar com meu Android”

Vale abrir um grande parêntese aqui para ressaltar que nem Tim Cook, e nenhum dos membros da Apple durante a apresentação do iPhone SE, usou o termos como “barato”, “low-end”, “desconto” ou “preço agressivo”. O iPhone SE não foi feito e nem pensado para ser o smartphone mais barato em sua categoria. Pelo contrário, o termo usado pelo Apple foi “o mais potente”.

E é justamente aqui que a Apple aplica um nó no mercado. Se você pesquisar bem, verá que é verdade. Não há, no mercado nacional ou internacional, nenhum smartphone com tela de 4 polegadas com 2GB de RAM e a possibilidade de rodar games pesados com os mesmos gráficos de celulares top de linha.

iPhone-SE-anuncio

Entenda, foco da Apple com iPhone SE não é o Brasil.

É claro que o iPhone SE vai ser mais caro que o iPhone 5S, estamos falando da terra Brasilis (Custo Brasil, veja lá na Wikipédia). A atualização do iPhone 5S foi pensada apenas para os mercados onde a Apple vende muito e bem, ou seja, não contempla o Brasil.

Mas para falar a verdade o iPhone 5S, mesmo usado, não é uma má compra para quem vai usar apenas redes sociais e jogos casuais (mas ele suporta jogos pesados) e com o lançamento do iPhone SE, garante-se uma sobrevida ao antigo 5S no que diz respeito a peças e acessórios.

A grande lição aprendida aqui é que a Apple sabe explorar o seus mercados como poucas empresas. Enquanto fabricantes como Sony, Samsung e LG veem o mercado estagnado ou com números negativos, a Apple lucra e lucra alto.

Post Relacionados

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Raul Pereira

    Gente parece que o dono desse site é um fanboy triste da Apple… “mimimi”??? “mimimi vou ficar com meu android”?? Então quer dizer que se a galera quiser continuar com Android é mimimi? Que cara mais sem noção, amigo se aceitar a dica lá vai Resuma seu site a jogos mobiles, você parece não ter capacidade de opinar sobre aparelhos… não tem nada de mimimi e n tem nada de custo Brasil, a Apple explora os brasileiros, faz aumentos em seus produtos de uma hora pra outra sem motivo algum, um produto que custava 399 passar a custar 999 (como ela fez um tempo desse…) é demais e nem o custo Brasil e nem nenhum custo ou imposto de qq lugar da face da terra faz isso e se fizesse faria com todas e não só com ela. Nada contra seu amor pela maçã, mas eu pelo menos entro no site pra ler sobre jogos mobiles e não uma matéria babando um iphone de 2013 com hardware de 2015 (que ainda é atrasado por sinal) e defendendo essa prática que a apple tem no Brasil com relação a preços. Ah e digo mais, pesquise mais um pouco, pois segundo os analistas as vendas da Apple é que irão estagnar ou já estagnou, não lembro, ela ainda não está tendo prejuízo, mas já estagnou e com relação a Samsung, o s7 já superou as expectativas em vendas, ela não lucra mais que a Apple (por enquanto, pois a Samsung já ultrapassou a pple uma vez como empresa mais lucrativa), mas não está estagnada, a Apple sim, como eu disse deixe seu site focado em jogos mobile, é melhor…

    • Dario Coutinho

      Não sou fanboy de marca nenhuma, mas algumas coisas precisam ser ditas, por isso postei essa opinião.

      1. Fanboy pra mim é a pessoa não aceita, de forma alguma, que outro S.O tenha qualidade, muitos fãs do Android são assim. Apesar do nosso site focar mais em games do robozinho (com apps exclusivos) sei que o iOS é um concorrente à altura. E não é por “achar”, é por usar mesmo.

      Curto muito os dois sistemas, o Android pelo jeito “computador de bolso” e o iOS pelos jogos exclusivos. Paradoxalmente, seria o mesmo que gostar do Xbox One e PS4.

      Na sua visão, e de muitos, tem que escolher um e odiar o outro. Eu acho isso INFANTIL.

      2. Será que você leu mesmo o artigo? Deixei bem claro que iPhone SE VAI SIM SER MAIS CARO que o iPhone 5S, aqui no Brasil sempre arrumam um jeito de aumentar o preço, é incrível! Para piorar, Ninguém da Apple usou o termo Barato para o iPhone SE, nem na apresentação, nem em entrevistas.

      3. Você sabe realmente o que é o Custo Brasil? Custo Brasil não são apenas impostos, é a ganância das empresas em lucrar mais por aqui. Um exemplo são os carros fabricados no Brasil, que saem daqui e são vendidos mais baratos no Exterior(!!!!). Exemplo recente do lado Android da força? O preço do Moto G3. Tanto o aparelho como seu preço estão bem distantes daquela ótima iniciativa em 2013.

      4. Não vá por opinião de analistas de mercado

      Analistas de mercado sempre trabalham na Bolsa, onde muitas vezes, a ideia é fazer o preço de ações de certa empresa cair para comprar na baixa.

      Sim, o iPhone 6S e iPhone 6S “desaceleram” e são “apenas” 25% do mercado chinês (no ano anterior era 23,9%). Cara 25% do mercado chinês é muito para um aparelho só!

      Quanto a Samsung, estou profundamente feliz pela decisão acertada de não aumentar a tela do seu top padrão. 5 polegadas é o ideal, pois nossas mãos estão estagnadas há alguns milhares de anos…rs.

      • Raul Pereira

        Falei que você era fanboy, porque pelo modo como tratou usando “mimimi vai ser caro vou continuar com meu android” pareceu que seria uma decisão errada ou que os argumentos usados não fariam jus e que um iphone sempre seria a melhor opção. Mas entendi mais ou menos o que você quis dizer agora.

  • Josesk Leufred Volpe

    Se desse eu instalaria o IOS no meu tablet android como uma partição, tendo os 2 sistemas no msm dispositivo, ai daria pra jogar os jogos exclusivos de ambos SOs, sem precisar pagar por um preço absurdo que q Apple faz os brasileiros pagarem, sendo q os top de linha Android tem um hardware mais potente e um preço bem menor

    • Rodrigo Pereira de Freitas

      Esse povo fala tanto de preço dos iphones no Brasil, mas se tem esse preço abusivo, é pq tem gente que compra.

      • Dario Coutinho

        O custo Brasil é exatamente isso. Várias empresas estrangeiras nos exploram com essas desculpa de que é caro vender aqui. A parte final do texto é justamente criticando isso.

    • Marcelo dias da silva

      Tenho o IOS e Android 2.3 no meu iphone 3g até hoje.kkk

  • Kaleb Palácio

    Cara me diga em que dimensão é pra jogos casuais. PS.Nova 3 full graphics mandou um bj.

  • Kaleb Palácio

    Alguém me diga em que dimensão o iPhone 5s é pra jogos casuais? Que lombra foi essa??? PS. Nova 3 Full graphics mandou um bj.

    • Raul Pereira

      Pois é, jogar em 4″ é horríiiiiiiivel!!!!

      • Kaleb Palácio

        Caro amigo não muito inteligente pelo jeito.
        1 – Tela é questão de gosto.
        2 – Vai guardar teu galaxy s5 que é menos potente que o meu em processamento gráfico. E olha que o meu é de 2013.
        3 – Não tente discutir, pois não sou fanboy. Sou usuário avançado. Então beije meus pes e se cale logo.

        • Raul Pereira

          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Galaxy S5???? Beijar ter pés porque tu usa um telefone atrasado com tela hd, sem som bom e com uma tela pífia que a pessoa coloca dois dedos na tela e toma a visão do jogo??? KKKKKKKKKKKKKKKK não colega, desculpe, mas não!!!

        • Dario Coutinho

          Se tamanho de tela fosse evolução, já estávamos na briga pelo smartphone de oito polegadas, mas Samsung, HTC, todo mundo parou por volta das 5 e partiram para outras coisas, smartwatchs, óculos VR e etc.

          • Kaleb Palácio

            Concordo em genero, numero e grau com vc Dario.

      • Kaleb Palácio

        E outra. Eu costumo dizer qur jogar com o jogo travando e nos gráficos médio é que é horrível!!!!

        • Raul Pereira

          Pois então você já deve ter passado por isso ne??? Porque eu não, desculpe, jogar em 4 polegadas é que é horrivel, você coloca dois dedos na tela e tira 1/3 da sua visão #QueHorror KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Kaleb Palácio

            kkk. Vc é engraçado. Daqui a pouco posso ate achar que vc sabe dizer que versão do android tem no seu celular. 😂😂😂

          • Raul Pereira

            E você parou no tempo que o iOS era melhor que o Android, uma era pré Android KitKat rsrs.

          • Kaleb Palácio

            Não me lemro de ter falado sobre S.O. Amigo por favor pare. Vão começar a achar que vc sabe sobre o assunto. Não se passe OK.

          • Raul Pereira

            Nossa amigo, pois fique ciente que quando você falou (antes de mim rsrs) sobre a versão do android que eu estou utilizando (marshmallow) você falou sim de S.O. que aliás realmente ninguém tinha falado ainda. Só pare kkkkkkkkkkkkkk!

    • mobilegamerbr

      Alguém não entendeu seu comentário.

  • Rednale S.

    Otimo texto, e esses caras de “mimimi” ai ? Kkk

    • Dario Coutinho

      O pessoal simplesmente não lê o texto, apenas o título e subtítulos..kkkk

  • Samin

    Baba-ovo…

    • Dario Coutinho

      O texto é justamente criticando o fato de não estar disponível no Brasil e que provavelmente não vá compensar. Leia o texto não apenas os títulos.