Sony Vaio UX ainda é o meu sonho de consumo, desde 2007

Hoje em dia, o sonho de consumo para PCs Portáteis são basicamente Tablets. É um pouco triste ver coisas com o design do Sony Vaio UX desaparecem do mercado. O comum hoje é copiar o design do iPad e para quem já tem um aparelho assim. Ver as outras empresas apenas lançando a”sua versão do iPad” é um pouco desapontador. E por essa e outras que quando vi pela primeira vez, em 2007, o computador de bolso Sony Vario UX, eu pensava: “É disso que estou falando”.

Sony Vaio UX, o sonho dos Geeks em 2007 (Foto: Reprodução/Flickr)
Sony Vaio UX, o sonho dos Geeks em 2007 (Foto: Reprodução/Flickr)

Olha para imagens acima, pode parecer ridículo para os Applemaníacos moderninhos, mas para quem cresceu nos anos 90, a ideia de um PC de bolso super poderoso onde você poderia plugar qualquer coisa era praticamente o “nirvana”.

Esqueça as críticas de Steve Jobs sobre canetas Stylus e teclados físicos, o importante para mim, sempre foi o que eu quero. E o  Sony Vaio UX era exatamente o que eu queria. O problema, como sempre foi o fator financeiro, ele custava um “porilhão” de reais aqui no Brasil, então, para me contentar, terminei optando por um Pocket PC NokiaN810. O N810, foi lançado posteriormente e até supriu minha necessidade de conectividade nos primeiros meses, mas a falta de atualização aliada a um hardware fraco, me fez desistir dele menos de um ano após ter comprado.

Voltando ao Sony Vaio UX, ele foi originalmente lançado em 2007 e vinha em várias versões, cada uma muito similar a outra, mudando levemente a frequência do processador e o espaço de armazenamento interno. Suas configurações eram basicamente essas:

Publicidade
  • Tela de 4.5 polegadas XBrite TFT LCD touchscreen com resolução de 1024×600;
  • Processador Intel Core 2 Solo (modelos variavam de 1GHZ até 1.3 GHZ);
  • 512 MB a 1 GB de RAM;
  • Chip Gráfico Intel Graphics Media Accelerator 950 Graphics Card (128 MB (128 MB) compartilhado) – alguns modelos tinham 256 MB;
  • Suporte a Memory Stick Duo Slot;
  • Wi-Fi 802.11b/g and Bluetooth;
  • Leitor de impressões digitais;
  • câmera frontal e traseira.

O último aparelho comercializado pela Sony foi o VGN-UX490N/C, que vinha com 1GB de RAM, SSD de 48 GB e Processador Centrino de 1.2 GHZ.

É uma boa configuração, até para os dias atuais. O aparelhinho bizarro da Sony ainda “daria no couro”.  Porém, assim como tablets PCs anunciados em 2001, que eram incrivelmente parecidos com o iPad, o problema era o Sistema Operacional, Windows XP, que tornava tudo pequeninho e dificultava o trabalho, faltava um software matador e foi exatamente aí que a Apple aproveitou essa “falha” das outras empresas.

Contudo esse “aparelhinho” ainda é um algo que gostaria de comprar, seria bem legal poder instalar um Android nele, ou até o Ubuntu for smartphones. Imagina sacar uma “criatura” dessas em público? As pessoas já acham estranho meu Motorola Milestone 3 com bateria de 3500mah.

Para quem acha estranho essa minha insistência por aparelhos com teclado QWERTY, me defendo dizendo apenas que escrever/digitar é grande parte do meu trabalho. E como sempre estou de um lado para outro,  necessito de um aparelho para sacar do bolso e fazer anotações (que não são pequenas). E assim como um gamer hardcore, preciso do feedback que apenas um teclado físico pode oferecer.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News