CES 2013: NVidia Tegra 4, Dead Trigger 2 e novo console da NVidia

A CES (Consumer Electronics Association) 2013 começa amanhã, 8, e vai até sexta-feira, 11, mas mesmo antes da hora, a NVidia já revelou o que era de se esperar, a nova versão do seu processador gráfico, o NVidia Tegra 4.

NVidia Tegra 4: “até 6x mais poderoso que o NVidia Tegra 3”

 

"O processador portátil mais rápido do mundo", afirma a própria NVidia | Foto: Divulgação
“O processador portátil mais rápido do mundo”, afirma a própria NVidia | Foto: Divulgação

Embora possua o mesmo funcionamento básico da geração anterior da linha Tegra, o novo chip se destaca por empregar uma arquitetura totalmente inédita. Embora não tenha revelado a frequência de funcionamento do novo processador, o CEO da NVIDIA, Jen-Hsung Huang, afirmou que a novidade dispõe de 72 núcleos CUDA.

Embora a empresa não tenha confirmado a informação, tudo indica que a novidade foi produzida em um processo de 28 nanômetros — em comparação, o Tegra 3 era feito em 40 nanômetros. Além de tornar o produto mais rápido que seu antecessor, a mudança deve ajudar a propiciar um menor consumo energético, resultando na possibilidade de construir gadgets cuja bateria dura mais tempo.

Publicidade

Segundo o CEO da NVIDIA, o novo dispositivo não deve representar somente um melhor desempenho na reprodução de games. Entre as melhorias propiciadas pelo produto está a possibilidade de integrar o efeito HDR a fotografias de maneira mais rápida e eficiente, permitindo a captura instantânea de duas imagens simultâneas — para demonstrar o recurso, ele utilizou um tablet Windows RT, ainda inédito no mercado.

Até o momento, o único produto equipado com o Tegra 4 que foi confirmado é o Project Shield.

Project Shield: O “joystick-console” da NVidia

 

Mal foi anunciado o chip Tegra 4 e ele já tem uma plataforma para estrear sua performance, e onde mais seria melhor do que em um aparelho da própria criadora? Por isso, a NVidia pretende lançar o, até então, chamado de “Project Shield”, que nada mais é que um híbrido entre console e joystick.

Console-Joystick da NVidia é equipado com Tegra 4 e tela de alta definição | Foto: Divulgação
Project Shield é equipado com Tegra 4 e tela de alta definição | Foto: Divulgação

O Project Shield se trata de um “console” portátil (bem portátil pra falar a verdade) que nada mais é que um joystick com uma tela LCD de alta resolução integrado.

O joystick tem um formato similar ao do Xbox 360, mas é interessante notar que, os manches analógicos são posicionados como no Playstation 3, enquanto que os botões de Ação (A, B, X, Y) e direcionais são como no Xbox 360.

A NVidia não especificou as características de Hardware do novo console, até o momento, só sabemos que ele será equipado com o NVidia Tegra 4, com  uma tela de 5″ multi-touch com resolução de 1280×720 pixels (resolução HD), conexão Wi-Fi 802.11n, Saída HDMI, Saída para fones de ouvido padrão (3.5 mm), entrada para cartão de memória SD e rodando a versão mais recente do Sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean.

Além de rodar jogos já famosos na plataforma Android, como Shadowgun, Dead Trigger, Real Boxing e Sonic 4 – Episode II (tais jogos foram confirmados no site oficial do aparelho), o console também poderá ser usado como Joystick para o Steam Big Picture.

Para ver mais imagens e informações sobre o “Project Shield”, clique aqui para acessar o site oficial (em inglês)

O que é o Steam Big Picture?

 

Steam Big Picture permite usar o Steam como se fosse um console conectado à TV
Steam Big Picture permite usar o Steam como se fosse um console conectado à TV

Se trata de uma nova interface que a Valve criou para o Steam, se você possui um computador ou notebook conectado a sua TV, você pode usar o Steam como se fosse um console, ou seja, o Steam irá adotar uma interface totalmente utilizável via joystick, com menus, biblioteca de jogos e teclados que podem ser usados apenas com o Joystick, ou seja, você transforma o seu computador/notebook em um console conectado a TV, com uma interface fácil e funcional, nesse caso, o “Project Shield” poderá ser usado como controle remoto do Steam, você poderá jogar todos os seus jogos da Steam na tela da sua TV ou pela tela de 5″ do aparelho, para tal feito, é necessário possuir uma placa de vídeo da linha GTX no computador ou notebook.

Saiba mais (em inglês)

Dead Trigger 2

 

Sim, você não leu errado, a Madfinger Games confirmou a continuação do seu famoso shooter gratuito, dessa vez, para acompanhar o anúncio do NVidia Tegra 4 (o que nos leva a pensar que o jogo terá alguns “efeitos especiais exclusivos” no novo processador da NVidia, como foi em Dead Trigger com o Tegra 3)

Demonstração de Dead Trigger 2 coloca o jogador em meio a uma cidade tomada por zumbis | Foto: Divulgação
Dead Trigger 2 é exibido durante a apresentação do processador Tegra 4 | Foto: Divulgação

Até o momento, Dead Trigger 2 já é confirmado para Android e obviamente que o jogo terá efeitos exclusivos no processador da NVidia. Ainda não sabemos qual a data de lançamento, preço (se é que será pago) e se terá uma versão para iOS.

Codex – The Warrior promete ser o primeiro jogo a ser lançado que fará uso das novas capacidades do processador NVidia Tegra 4, confira o Tease Trailer:

O jogo foi anunciado em Setembro do ano passado, mas a produtora afirma que o jogo será atualizado para tirar proveito das capacidades gráficas do novo processador da NVidia. O jogo ainda não tem data de lançamento confirmada.

O Tecmundo disponibilizou a conferência da NVidia na CES 2013, você pode assistir clicando aqui

A CES 2013 começa amanhã (8) em Las Vegas e grandes novidades são esperadas para esse ano, e você, o que acha que vai aparecer por lá esse ano?

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News