Análise: Sword & Sworcery EP (iPad e iPhone)

3 de fevereiro de 2012

sword-sworcery-EP Análise: Sword & Sworcery EP (iPad e iPhone)

Analisamos esse mítico game para Android e iOS, que de tão diferente, o torna único. Uma das melhores experiências em temos de videogame para se jogar e ouvir.

Muitas vezes no mundo dos video games, os produtores ficam presos em fórmulas de sucesso. Não estou fazendo uma queixa, afinal, nada melhor do que investir em time que  está ganhando. Mas sempre que um jogo indie é lançado, dou aquela olhada com carinho, pois na grande maioria das vezes, e é o caso aqui, os criadores colocam toda sua paixão em uma obra, tornando-a única.

Sword &Sworcery é uma brilhante aventura, fruto de um conceito visual minimalista e densa e calendoscópia sonoridade. Não é um produto “mainstream”,  mas acerta em cheio a alma dos amantes de música instrumental e de quem tem a mente aberta para aventuras que vão além de alguns achievement conquistados.

Pensado a partir dos seus efeitos sonoros, jogar Sword &Sworcery (S&S) sem fones de ouvido no último volume é a mesma coisa que jogar Mario Bros de costas para a tela, tamanha é a importância deles para o game. Tudo atinge diretamente os tímpanos, seja a trilha sonora new age ou os efeitos sonoros bem trabalhados. Não bastasse isso, o game faz um bom uso da tela touch e do acelerômetro na sua jogabilidade, tornando-se um dos poucos jogos na plataforma iOS onde você não ficará com a impressão de que seus dedos estão encobrindo algo.

Você controla uma guerreira cita (http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_citas) em busca de um poderoso artefato escondido nas profundezas das montanhas de Cáucaso. O principal meio de interação é tocar os objetos e através dessa primitiva interação com o ambiente você começa a descobrir os segredos do game. Não existe nenhuma explicação de para onde ir ou o que faz, essa é a magia dos adventures.

sword-sworcery-EP-1 Análise: Sword & Sworcery EP (iPad e iPhone)

Contudo, aos poucos os objetivos e inimigos começam a aparecer, e é simplesmente mágico quando algo acontece, pois sempre está diretamente ligado a trilha sonora. Durante a jogatina você furta o tal artefato poderoso e é onde a aventura realmente começa, pois o mundo entrou em desequilíbrio desde que você retirou o objeto do seu lugar de origem. Mesmo encontrando outros personagens, o clima aqui é de solidão e lembra bastante o sentimento passado ao jogar games como Limbo e Shadow of the Colossus, porém com um nível de musicalidade ala “Tron Legacy”.

 

 

As batalhas de S&S não são muito difíceis, porém, o game tem uma pequena surpresa para quem perder durante a batalha contra algum chefe. Não é possível voltar e recarregar a energia. Perdeu todas as estrelas e usou todos cogumelos? Então você terá que derrotar o chefe com apenas um ponto de energia.

sword-sworcery-EP-3 Análise: Sword & Sworcery EP (iPad e iPhone)

Em termos de entreter, S&S é muito competente, afinal, em um jogo tal único, são poucas as reclamações? Gráficos melhores? Sério que você não entendeu que a proposta era instigar a imaginação? Sendo sincero, o único problema percebido por mim foi a confusa interface com o twitter.

Sword &Sworcery ainda nos lembra que video game é uma experiência sensorial e que pode ser poética e emocionante. Enquanto muita gente foca-se apenas em gráficos, jogos indies como esse tentam nos despertar algo mais do que uma simples diversão momentânea. Jogo obrigatório para quem é fã de adventures games.

 

+Prós

  • Envolvente
  • Fora dos padrões
  • Sonoramente perfeito!

-Contras

  • Não se dá muito bem com multitarefa

Nota%2525209%25252C5%252520LOGO Análise: Sword & Sworcery EP (iPad e iPhone)

Video: http://vimeo.com/sworcery/audience-calibration-procedure

Post Relacionados

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.