Rápido crescimento no número de jogadores de jogos para celular. Como isso afetará os negócios e as relações com os clientes?

A quantidade de tempo de tela e o número de jogadores de jogos para celular aumentam constantemente em todas as regiões do mundo. Compreender este público e desenvolver estratégias para envolvê-lo é oportuno em muitas áreas de negócio, especialmente para marcas de retalho que trabalham para atrair novos clientes e melhorar a experiência dos clientes existentes. Isto aplica-se não apenas aos jogos normais no telefone, mas também aos casinos online como o Bettilt, que oferecem os seus jogos em aplicações no telefone.

Segundo a pesquisa, o número de jogadores móveis aumentará de 2,22 mil milhões para 2,32 mil milhões até 2027. Para efeito de comparação, este número excede a população da China de 1,43 mil milhões.

Em 2021, os usuários baixaram cerca de 89,74 bilhões de jogos para celular e gastaram em média 5,3 horas em aplicativos móveis. Além disso, pesquisas dizem que 85% das pessoas que jogam jogos para celular ainda não se consideram jogadores para celular.

Então, por que jogamos?

– Brincar é um lugar de fuga do mundo exterior excessivo.

– Vemos progresso no jogo.

– Os jogos proporcionam uma sensação de exploração e liberdade.

– O jogo é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e se comunicar.

– Os jogos são um lugar seguro para correr riscos.

– Os jogos proporcionam uma sensação de satisfação e relaxamento.

– No mundo dos jogos, você pode ser qualquer pessoa, desde conquistadores do mundo até super-heróis.

O que os usuários jogam?

Em 2022, de acordo com uma pesquisa da SensorTower e data.ai, os usuários baixaram com mais frequência jogos dos seguintes gêneros:

– Hipercasual (17,5 bilhões de downloads): Race Master 3D – Car Racing, My Mini Mart, Triple Match 3D, Rush Royale: Tower Defense TD.

– Simuladores (10,1 bilhões de downloads): My Talking Tom 2, My Talking Tom Friends, My Talking Angela 2, My Talking Tom.

– Ações (6,2 bilhões de downloads): Modern Combat 5: Mobile FPS, World War Heroes – WW2 PvP FPS, Into the Dead 2, Call of Duty Mobile Season 5.

– Arcade (6B de downloads): Subway Surfers, Stumble Guys, Bridge Race, Going Balls.

– Quebra-cabeças (3,0 bilhões de downloads): Candy Crush Saga, Fishdom, DOP 4, Bubble Shooter.

– Atiradores (downloads de 2,6 bilhões): Free Fire MAX, Free Fire, PUBG Mobile, Find the Alien.

– Estratégias (downloads de 1,5 bilhão): Merge Master: Dinosaur Monster, Lords Mobile: Kingdom Wars, Clash Royale, Plants vs Zombies.

Análise do mercado móvel moderno

Segundo Statista, o maior número de jogadores móveis vive na Ásia (48%), Europa (20%), América Latina (11%) e América do Norte (7%).

A receita do mercado de jogos para celular em 2022 é de US$ 108,15 bilhões e deverá aumentar para US$ 339,45 bilhões até 2030. China (34%), EUA (22%) e Japão (10%) continuam sendo os três maiores mercados de jogos para celular (fonte).

A região asiática é responsável pela maior parte de todo o mercado global de jogos para celular, continuando a ser uma das mais lucrativas do mundo (China e Japão são os líderes). A App Store é a maior plataforma em receita na Ásia. Os jogadores móveis da região passam de 30 minutos a 2 horas por dia em seus dispositivos móveis (os jogadores móveis chineses jogam de 3 a 9 horas por dia). 39% dos usuários escolhem RPG e 23% estratégia.

Jogos populares para download em 2022: Ludo King, Garena Free Fire, Subway Surfers, Candy Crush Saga.

O mercado dos EUA continua a ser um dos líderes no mercado mundial da indústria móvel. A App Store é a maior plataforma em receita dos Estados Unidos. De acordo com estatísticas de pesquisa, os jogadores móveis dos EUA (ano 2021) são pessoas com ensino superior e renda mais elevada. Além disso, aproximadamente 39% dos proprietários de smartphones jogam jogos para celular pelo menos uma vez por semana. Argumentam que é cómodo e acessível, porque o telemóvel está sempre por perto: nos engarrafamentos, no intervalo do trabalho, na fila de uma loja, etc. Na maioria das vezes, os utilizadores escolhem jogos dos seguintes géneros: hipercasual, simuladores, quebra-cabeças, jogos de ação.

Principais jogos para download de 2022: Roblox, Subway Surfers, Wordle!, Stumble Guys.

Na América do Sul (4% do mercado total), os jogos para celular são há muito tempo uma fonte de entretenimento e recreação. 48% das receitas (US$ 47,5 milhões) do mercado de jogos são jogos móveis e 273,4 milhões da população são jogadores móveis. O Google Play é a maior plataforma em receita da América do Sul. Em média, jogam mais de 4,5 horas por semana. O público principal são jogadores de 21 a 35 anos.

Gêneros populares de jogos: estratégias, quebra-cabeças, jogos de tiro, aventuras.

Se analisarmos a região africana (4% do mercado total), o principal problema é o número insuficiente de dispositivos. Os jogos móveis dominam a indústria de jogos devido à sua maior acessibilidade em comparação com PCs ou outros dispositivos de jogos.

Jogos populares da região: Subway Surfers, Candy Crush Saga, Grand Theft Auto: San Andreas, Minecraft, Ludo King.

O mercado europeu representa 10% do mercado global da indústria móvel. O Google Play é a maior plataforma em receita na Europa. A idade média do público de jogos móveis na Europa é de 31 anos e 76% são jogadores com mais de 18 anos. A pandemia contribuiu para a popularização dos jogos na região. Os dispositivos móveis tornaram-se a plataforma mais popular para jogos móveis: 63% dos entrevistados os escolhem, enquanto os PCs são usados por 52% dos jogadores.

23% dos usuários jogam estratégia, 19% escolhem o gênero de quebra-cabeça, 12% RPG e cassino.

Jogos populares para download em 2022: Subway Surfers, Stumble Guys, Roblox, Going Balls.

Os jogos para celular podem influenciar nossa decisão de compra?

Nossa resposta é sim, e aqui está o porquê:

Os jogos mobile chamam a atenção dos clientes, principalmente aqueles que se integram ao seu dia a dia (compras, academia, estudo). Isso leva a uma busca constante por novas experiências e, consequentemente, cria novas expectativas no negócio.

A gamificação tem um efeito magnético nos clientes, incentivando-os a passar mais tempo no jogo, a ganhar pontos e a subir nas tabelas de classificação, bem como a um contacto mais frequente com a marca associada ao jogo mobile que os utilizadores estão a jogar.

Os jogos para celular proporcionam aos usuários emoções positivas, formando assim um forte vínculo emocional e aumentando a fidelidade à marca.

Criação de novas comunidades para discutir jogos populares com base em interesses de jogo. Desta forma, você pode formar sua comunidade de fãs.

A utilização de jogos mobile na estratégia de marketing permite à marca atrair um público jovem e fidelizá-lo.

Desejo de vencer. Os jogos incentivam os clientes a jogar mais, especialmente quando há a oportunidade de ganhar presentes reais ou receber bônus adicionais.

Os jogos para dispositivos móveis não são apenas uma questão de entretenimento, mas também estão se tornando uma ferramenta para educação, filantropia e envolvimento dos clientes em questões sociais importantes.

Em 2024, devemos esperar que a indústria de jogos continue a crescer e que o número de fãs de jogos móveis só aumente. A fronteira entre o mundo virtual e o real está gradualmente se confundindo, os clientes estão se tornando exigentes e precisam de uma experiência nova e única.