MGF 2010 – 7º Fórum anual de jogos para celular discute crescimento do setor

19 de janeiro de 2010
MGF_766x108-V3 MGF 2010 - 7º Fórum anual de jogos para celular discute crescimento do setor

Durante o 7º Fórum de jogos para celular (Mobile Game Forum 2010) realizado em Londres, foram apresentados pela empresa ComScore, os números sobre o crescimento do mercado de jogos para celulares e smartphones. Apesar da pesquisa ter sido realizada apenas na Europa, os números são bastante interessantes:

  • Aumento de 30% no número de pessoas que efetuaram downloads gratuitamente;
  • Aumento de 23% no número de downloads de jogos pagos;
  • 16% dos novos usuários de iPhone já saem da loja comprando jogos;
  • Aumento de 9% no número de pessoas que compra jogos (Celulares comuns e iPhone)

ComScore estima que em média, cada proprietário de iPhone baixe 21 aplicativos, dos quais 11 são jogos (gratuitos e pagos).

Enquanto o mercado se reafirma em torno da plataforma da Apple, várias empresas como EA Mobile, Com2uS e Gamevil apostam na plataforma Android do Google e confirmam games multiplataforma. Porém uma declaração do presidente da Namco Bandai Networks Europe foi digamos “inusitada”:

“O Android é a plataforma muito interessante em termos de captação de aparelhos, mas o Android Market é como se fosse um shopping em obras”, disse Barry O’Neill.

Parece que 2010 será o ano da guerra de gigantes entre Google e Apple, semelhante a console war de 2006.

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.