Jogos para celular que perderam o “hype” muito rápido

Admita, você tem games demais para jogar no seu celular.

Vivemos uma era em que há tanto jogo grátis, e novos games saindo diariamente, que parece que não há tempo e nem público para jogar todos eles. Dica: não parece não, nós literalmente não temos tempo para todos eles.

Que época meus amigos. Apesar da maioria esmagadora ser péssima, a quantidade de games gratuitos de qualidade já passou dos milharesMuitos games pagos incríveis também estão disponíveis.

Possibilidade de jogar via nuvem (xCloud, Nvidia e etc), emulação do PlayStation 2 já é uma realidade nos smartphones e a do Nintendo Switch avança a cada dia.

Publicidade

 

Algumas das maiores franquias da atualidade estão tendo problemas para conseguir novos jogadores.

 

“bobagem, vou deixar os ruins de lado e jogar apenas os bons, vai dá bom”.

Esqueça, tem muito jogo gratuito de qualidade que você provavelmente não está jogando por falta de tempo. Claro, você já deve ter aqueles seus 2 ou 3 jogos principais que você joga todo dia.

A quantidade desses games “esquecidos” pelo público aumenta a cada dia.

E por incrível que pareça, está começando a atingir até franquias mundialmente conhecidas.

Algo bizarro ficou bem evidente em 2022: jogos muitos bons e muito famosos, estão perdendo seu “hype”, e por consequência, tem perdido público em uma velocidade impressionante.

 

Aviso:

Vale lembrar que isso aqui não é uma crítica a nenhum desses jogos.

Pelo contrário! São games excelentes, mas que, talvez por gerência ou falta de atualizações, o público perdeu o interesse neles de forma muita rápida!

Esse artigo é justamente pra lembrar que esses excelentes jogos estão aí e merecem serem jogados.

 Já postamos aqui um artigo e vídeo bem triste com Battle Royale excelentes mas que tem poucos jogadores.

 

Apex Legends Mobile

Dentre um desses jogos, por incrível que pareça, destaca-se Apex Legends Mobile.

Já faz alguns meses que os jogadores reclamam de não achar partidas. Principalmente em elos mais altos. A partir do elo platina, há filas de 10 minutos.

O ex-terceiro mais popular Battle Royale da atualidade, que iria enterrar Call of Duty Mobile de vez, já está com números inexpressivos de downloads.

Com a mais recente atualização, Call of Duty Mobile, um jogo “falido” segundo alguns, já superou Apex Legends em número de downloads e em receita.

E por números de downloads tem uma pegadinha do Apex Legends que a EA não quer que você saiba.

No mobile, o hype de Apex Legends está menor do que o de COD Mobile. Dados: Sensor Tower.

 

A publicadora tem um truque para inflar os downloads. Através dos testes beta, o game coletou muitos downloads antes do lançamento. A EA computou esse downloads para dizer que o game foi um “sucesso de lançamento”. Quando nós sabemos que não foi exatamente o que aconteceu.  Foram muito menos downloads do que o noticiado pela mídia.

Como se não bastasse, o Apex Mobile passa por uma situação delicada, com jogadores pedindo atualizações constantes, eventos e o começo de um competitivo.

Com isso Apex Legends se encontra com uma situação muito delicada no mobile. Por um lado, o game precisa urgente de atualização. Mas por outro lado, conforme os updates vão chegando, o game vai ficando cada vez mais pesado e isso vai afastando mais jogadores.

 

League of Legends Wild Rift

Outro jogo mundialmente conhecido, lançado recentemente, e que vem sofrendo para chamar atenção dos jogadores é Wild Rift.

O MOBA da Riot Games finalmente chegou de forma oficial nos celulares em 2021, após muita demora.

Mas parece que esse é outro caso de jogo que demorou demais.

Após anos de sucesso do “fortemente inspirado” concorrente Mobile Legends, o terreno que  Wild Rift gostaria de ocupar parece já ter dono.

Os números atuais de Wild Rift são preocupantes e indicam que muitos jogadores pararam de jogar.

Números de downloads de Wild Rift são preocupantes. Menos de 1.4 milhão de downloads mensais. Dados: Sensor Tower.

Legenda para o Sensor Tower e as imagens.

Cada ícone representa a plataforma em questão. “Robôzinho” para o o Android e maçãzinha para o iOS.

A seta para baixa indica os downloads e o sifrão indica a quantidade de dinheiro arrecada durante os últimos 30 dias.

Para esse post, “printei”todas as imagens na noite de 31 de julho de 2022.

 

A Riot também prometeu uma versão para consoles que nunca saiu, talvez essa versão teria ajudado a Wild Rift se consolidar.

Não estou dizendo que o game fracassou, mas ele é um sucesso bem aquém do esperado. (No final do artigo, há alguns exemplos de jogo de enorme sucesso na atualidade).

 

Publicidade

Pokémon Unite

Outro MOBA de enorme hype, mas que perdeu público muito rápido foi Pokémon Unite.

O game surpreendeu a princípio em 2021 com um bom lançamento. Mas ao longo de 2021, o hype do jogo meio que acabou.

Achei até estranho a galera esperando que o jogo tivesse competitivo, ligas e etc. Sendo que é só um MOBA quase “casual” com personagens de Pokémon.

O número de downloads e receita é muito baixo se comparado a outros jogos de sucesso do gênero. Veja abaixo.

Parece até ironia, mas o número de downloads é superior aos de Wild Rift. Dados: Sensor Tower.

 

Pokémon Unite ainda é um sucesso, mas jogos desse gênero precisam de milhões em receita e downloads para se justificarem.

Você pode pensar que um milhão e meio é muito, mas esses jogos possuem grandes custos de produção e de hospedagem de servidores.

 

FFVIII: First Soldier

Agora sim! Quando o assunto é flop ninguém supera FFVIII: First Soldier.

Esse com certeza é um dos maiores desastres recentes do mundo dos games.

Um game que ela investiu bastante, principalmente em pesquisa e desenvolvimento e que nunca vai “se pagar”.

Sinta a dor da produtora com os números abaixo.

Dados: Sensor Tower.

Rendendo míseros US$ 120 mil e com menos de 40 mil instalações por mês no Android, o game é um completo fracasso dentro do gênero de Battle Royale.

Se até Apex com números respeitáveis de downloads já vê em risco sua estrutura de servidores, imagina First Soldier?

 

Metal Revolution

 

Agora um caso de jogo de estúdio pequeno.

Metal Revolution obteve um relativo hype  antes do lançamento.  É realmente triste que tenha caído tão rápido no esquecimento.

Ao contrário das outras empresas multimilionárias, a produtora de Metal Revolution é realmente pequena. O jogo teve suporte da Tencent, mas foi lançado de forma independente, sem estar sobre o “guarda-chuva” da gigante chinesa.

Dados: Sensor Tower.

Mas é preciso levar em conta que fighting game não é um gênero muito popular no mobile. Então talvez o game tenha chance ainda. Vale lembrar que os maiores sucesso do gênero tem entre 500 a 700 mil downloads mensais no Android.

 

O que são jogos realmente de sucesso?

Mas o que seria realmente um jogo de sucesso?

Convido você a conhecer o site e plataforma Sensor Tower. Esse site é de análise de aplicativos e ele permite ver quanto de download e receita um jogo está fazendo por mês.

 

Games que são realmente sucesso nas lojas de aplicativos. Dados: Sensor Tower.

Fiz alguns testes e comparei com os relatórios que eles costumam publicar no blog deles, e os números batem. Por exemplo, em julho, Free Fire ficou na frente de Genshin Impact em receita na Google Play e os números estavam corretos com os relatórios individuais.

Você pode inclusive pedir relatórios mais detalhados na versão premium.

Jogos como Free Fire, PUBG Mobile, COD e principalmente Genshin Impact lucram dezenas de milhões de dólares por mês.

 

Leia também:

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

1 comentário em “Jogos para celular que perderam o “hype” muito rápido”

  1. Como um ex-jogador de LoL e WR posso dizer que a saída dos jogadores não é por causa do jogo e sim por causa do péssimo gerenciamento da RIOT quanto a jogadores tóxicos, no LoL eu cheguei a diamante, no WR cheguei até a GM e no Diamante no LoL o público é menos tóxico pela forma de como os ranks são controlados, no Mobile qualquer pessoa persistente sobe, no de PC por ser anual e melhor controlado só quem realmente joga pelo time passa do Ouro.

    Eu abandonei justamente pelo fato de qualquer um consegue chegar a Diamante mesmo jogando mal e atrapalhando o time, aparentemente a RIOT não está preocupada em arrumar isso.

    Responder

Deixe um comentário