Review: Sacred Odyssey – Rise of Ayden (iPhone e Android)

3 de junho de 2011 . Atualizado 03/06/2011
IMG_0421 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

Taxado de “Clone de Zelda” por muita gente, Sacred Odyssey: Rise of Ayden, pode até parecer só mais um jogo sem criatividade no mercado. Mas ao jogar, pude perceber todas as qualidades (e também defeitos) deste jogo de aventura que capturou alguns elementos da franquia Legend of Zelda, porém, passa muito longe de ser um simples clone.


O primeiro grande acerto, com certeza, são os gráficos. A utilização de tons frios e quentes bem equilibrados na tela, em especial nas dungeons, ditam o padrão visual deste jogo que agrada bastante na parte visual.

A Gameloft parece ter aprendido a lição com a tosca dublagem de Eternal Legacy. Em Sacred Odyssey temos dublagens convincentes, diálogos que, se não são úteis, pelo menos divertem. Como este:

IMG_0422 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
What?

As músicas são outro acerto da Gameloft. Alta qualidade nas composições garante um bom clima nas diversas passagens do jogo.

A jogabilidade tem seus méritos e defeitos. A parte positiva são os comandos, que funcionam muito bem. A parte ruim é que há muitos botões na tela. Em alguns chefes a dificuldade de se controlar o personagem é aparente devido à quantidade de coisas na tela. Grande parte desta dificuldade de comandos se deve a câmera do jogo estar permanentemente no manual.

Lutar contra Orcs e outros inimigos é sempre um ato repetitivo, por isso o enfoque do jogo são os quebra-cabeças e exploração de ambientes. Os puzzles são bem variados e bem bolados.

Realmente um trabalho de primeira. Porém nem tudo são flores na vida de Ayden. Existem muitos glitchs (defeitos) no jogo. Não acontece com todo mundo, mas comigo aconteceu o pior deles – não poder continuar o jogo – isso revelou outra falha de desenvolvimento, o jogo só tem a opção de “save automático”, não existem slots para salvar diferentes posições. Por isso não tive outra opção a não ser recomeçar o jogo.

Uma curiosidade que aconteceu ao terminar Sacred Odyssey foi perceber como aceleraram e encurtaram a história. Após duas dungeons fodásticas o jogo encurta muito seu enredo e vai logo para final. A sensação que se tem é que terminaram o jogo as pressas. O final então queria nem comentar: TOTALMENTE NÃO EXPLICATIVO.

E é isso, Sacred Odyssey perdeu a chance de ser um jogo fantástico, um Legacy of Kain dos smartphones. O jogo teve muitos acertos, mas os glitchs e falhas graves de projetos como câmera manual e falta de opção de slots para save danificaram a experiência.

+Prós

  • O de sempre gráficos de primeira
  • Totalmente em português
  • Direção de arte muito sensível na escolha das cores do jogo
  • trilha sonora de primeira

-Contras

  • Glitchs, bugs
  • Câmera sempre no manual
  • Falta de slots para salvar o jogo
  • Alguns elementos foram adicionados apenas para se assemelhar com Legend of Zelda (Trixie)
  • Curto, em menos de 6 horas a aventura acaba
  • Final porco!

Nota: 8.0

Nome: Sacred Odyssey: Rise of Ayden
Produtora: Gameloft
Plataforma: Android 2.x, iPhone, iPod Touch e iPad com iOS 4.x
Gênero: Ação
Versão: 1.0.1
Lançamento: fevereiro de 2011

Bonus game – Galeria de fotos, comentários e bobagens

IMG_0360 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0361 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
so many Trolls!!!

IMG_0363 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0365 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0366 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0367 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0368 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0369 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0372 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0373 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)


IMG_0375 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Não é só a gente que comete erro de digitação

IMG_0376 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0377 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0379 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0380 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0382 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Rasengan!

IMG_0383 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0384 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0386 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0395 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Melhor parte do jogo é esta dungeon


IMG_0423 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0424 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0430 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Sai pra lá jacaré!!! Meu negócio é com a princesa!

IMG_0441 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)


IMG_0444 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0445 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Me de sua força pegasuuuu

IMG_0446 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0463 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0464 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)

IMG_0465 Review: Sacred Odyssey - Rise of Ayden (iPhone e Android)
Puta comida de enredo, de heroína a princesa virou vilã.. em uma só frase!

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Jamesson

    Não consegui completar esse jogo.. Depois que completei a dungeon do lá dos espelhos, me bateu um desânimo de continuar…. Rss

  • Thiago Luiz

    Dário e o fator replay? extras? existe nesse game? algo que prolongue o jogo? estou pensando se vale a pena pagar $7.00

  • Thiago Luiz

    Obs: não pegaria a versão Free desse jogo. por causa do tamanho. se for pra baixar quase 500MB para jogar só a primeira fase prefiro comprar a versão completa que sai mais em conta. Dungeon Hunter 2 é muito bom! o melhor RPG pra iOS que já joguei, não sendo em turnos. vale muito a pena.

  • Dário Coutinh

    @Thiago Luiz O jogo é muito bem produzido, mas o fator replay é quase nulo. Depois de terminar o jogo não tive vontade de olhar para ele novamente.Quanto aos extras não terminei todas as side quests, acredito que deva ter alguma coisa escondida.

  • Dário Coutinh

    A versão free é de longe a mais bugada, ela não está mais disponível para iPhone e iPod (eu acho) ela está disponível apenas para iPad.

  • Thiago Luiz

    Valeu Dário. Sabe as vezes os games do iOS me decepcionam… sei lá, eu jogo um game 1 ou 2 semanas, depois nem abro mais o aplicativo… as vezes me divirto mais baixando do que jogando. sei que games desse tipo no iOS estão longe de ser algo tão completo, digo no fator experiência que é obtida em um jogo de PSP. porém a Gameloft assim como tantas outras estão andando bem.

  • Dário Coutinh

    Thiago Luizisso acontece muito com os games da Gameloft. É perceptível que eles nos entregam o jogo sempre faltando alguma coisa.Em breve irei revisar os games que são games mesmo.. aguarde…

  • Dário Coutinh

    Thiago LuizOutro ponto a se notar é a diferença de projetos. A maioria dos jogos para smartphones são feito mesmo para serem descartáveis. É tanto que são pouquissimos jogos que levam mais de 1 ano para serem desenvolvidos.É por isso que os jogos são baratos, o desenvolvimento deles não é muito caro para as produtoras, por isso, no geral a experiência tende a ser menor do que num game de PSP. Jogos de PSP custam quase 10 vezes o preço de um jogo de celular e alguns tem desenvolvimento de até 5 anos.

  • Thiago Luiz

    Dário concordo com você. e acrescento só mais um elemento, as vezes eu acho que é falta de vontade das produtoras em relação ao iOS. se o iPhone e CIA consegue rodar games de 1GB ex: (FIFA 2011) por quê eles não fazem algo que realmente vale a pena? existem games no PSP com menos de 1GB e são ótimos, e prolongam muito a vida do game. já no caso do iOS hoje em dia dificilmente você vai encontrar games em 3D puro com uma história longa, com menos de 400MB. ai vem o dilema a App Store ganha no fator de maior quantidade, mas peca feio no fator Qualidade. uma pena… pior ainda é ver a Square Enix ter feito Final fantasy 3 sendo que o dispositivo iOS aguenta bem mais que isso. Quem sabe até mesmo um Crisis Core? talvez sim, talvez não.

  • Dário Coutinh

    @Thiago LuizQuanto a diferença de tamanho de um jogo entre as duas plataformas (iOS e PSP) deve ser levando em conta a diferença do tamanho da resolução e a habilidade dos desenvolvedores de comprimir o conteúdo no psp.No ios dificilmente se vê conteúdo comprimido, vejo muito é desperdício. Ex: qualquer jogo que tenha a Gameloft Live 2.0, vai ter pelo menos uns 300 megas de espaço a mais, além do conteúdo do jogo.Mas vale sempre a máxima do mercado: quer conteúdo longo? pode esperar um game mais caro! nenhuma empresa vai criar um game de 30 horas de gameplay pra vender por 2 ou 3 dolares.Obs. Quanto aos Final Fantasy, bem, do 1 ao 6 pode até aparecer em qualquer plataforma. Mas do 7 em diante não acredito muito. É bom nem criar esperanças.

  • Thiago Luiz

    Acho que o iPhone 5 vai mudar muito os paradigmas no mercado de Games Portáteis, porque por enquanto trocar um PSP por um iOS e esperar a mesma qualidade e experiência vai bater a cara. até o DS Fat, com games de 128MB conseguem dar um tapa com luva de pelica no iOS. (não digo na qualidade gráfica) e sim na diversão tal como Zelda, Pokémon, Mario, Golden Sun e tantos outros. porque as produtoras por mais que o portátil seja ruim no quesito RAM eles conseguem fazer bem, prometem o que cumprem. tá faltando mais vontade e menos ports copiados como é visto hoje no iOS.

  • Anonymous

    Um Port é muito mais fácil e produzirA falta de vontade é questão de mercado mesmo, pra que lançar jogos a 30 dolares. NÃO VAI VENDER!Melhor é jogos baratos de se fazer e vender…O foco do psp e ds é outro.. é adolescente…Quem compra iPhone 4 e 5 hj em dia? só adulto que não tem tempo para jogos grandes e complicados demais

  • Anonymous

    Pessoal eu consegui rápido o lance dos espelhos só não sei pra onde ir agora!!!! Já vasculhei um monte de lugar e todos eu já fui!! Acho que eu tenho que descer mas não consigo!!! Alguém pode me ajudar?!?!?!