Android: Morre a PlayStation Mobile, a plataforma da Sony para jogos exclusivos

Playstation-Mobile

A Sony anunciou que não vai mais apoiar a PlayStation Mobile para Android. A PlayStation Mobile era a iniciativa da Sony de integrar jogos do Android e PS-Vita, com o selo da marca PlayStation. O serviço continuará a operar nos dispositivos com Android 4.4.2 e selo “PlayStation Certified” (da Sony, claro), mas a partir do Android 4.4.3 e posteriores, a Sony não garante que os jogos irão continuar rodando ou que o usuário seja capaz de acessar a loja do serviço.

PlayStation Mobile era um app que oferecia uma seleção de jogos do PSOne e outros jogos indies do PS Vita aos usuários de smartphones da Sony, com o selo “PlayStation Certified”. A ideia surgiu junto com o saudoso Sony Xperia Play (Lá e 2011) e pretendia integrar o smartphone gamer da Sony com o seu portátil PS Vita. Outro objetivo da empreitada era trazer para o Android, jogos clássicos do PSOne.

Contudo, a ideia caiu rapidamente no limbo, pois poucos jogos do PSOne foram convertidos para Android e em 2012 a Sony mudou novamente o rumo da coisa. Pois ao invés de focar no mobile, a Sony resolveu fazer o caminho oposto para tentar “salvar” o PS Vita com jogos indie. A ideia foi bem sucedida e o console portátil recebeu uma bela injeção de novos jogos indie, porém, no processo, o conceito “Mobile” se perdeu e tornou-se irrelevante.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=OrQnRCQ35qg

E isso termina uma longa “lambança” que a Sony tem feito no mundo da mobilidade. Desculpem os fanboys, mas uma empresa que é uma das líderes no mercado de videogame, deveria ter uma presença bem mais consistente no mercado mobile. Os smartphones da Sony são excelentes e a integração com controles do PS3 é muito bem-vinda, contudo, é preciso mais para se destacar no setor.

A Sony ficou com medo do mercado de jogos mobile “engolir” o mercado de jogos portáteis e nesse medo, resolveu criar iniciativas modestas que se tornaram esquecíveis, pois grande parte do acervo da Playstation Mobile, também estava disponível na Google Play. No medo, a Sony perdeu uma grande oportunidade de se firmar no setor como “A fabricante Gamer do Android”, posto esse, que parece ter ficado para a Nvidia.

Via The Verge

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News