A Sony muda os planos para Xperia Play e ‘Playstation Mobile’

25 de novembro de 2012 . Atualizado 20/02/2013

A Sony vai mudar sua postura em relação ao jogos de smartphones, principalmente com relação ao smartphone Xperia Play e a plataforma Playstation Mobile. A primeira grande mudança pode ser percebida pelo silêncio do Sony em relação a uma nova versão do Xperia Play. Com quase dois anos e sem nenhum indício de um Xperia Play 2, podemos concluir que não teremos uma nova versão do aparelho.

playstation_mobile_large_verge_medium_landscape A Sony muda os planos para Xperia Play e 'Playstation Mobile'

Sony tenta se manter relevante no mercado de jogos mobile, Ironia? (Foto: Divulgação)

A Sony passará a investir na ‘cross plataforma’  Playstation Mobile e pretende estendê-la para mais smartphones com Android, além da linha Xperia. Atualmente a Playstation Mobile funcionará apenas com os seguintes aparelhos: Xperia Play, Xperia Arc, Xperia S, Xperia Ion, Xperia Acro (e Acro HD), Sony Tablet S/P, e também HTC One X, One X+, One S, e One V. E é claro, PSVITA.

O objetivo é injetar ânimo e jogos baratos para o PSVITA. Para isso, a Sony pretende atrair muitos desenvolvedores com sua SDK barata (99 dólares) e possibilidade de  upload ilimitado de apps e jogos durante um ano.

Outra mudança será o abandono dos jogos do Playstation One para a plataforma Playstation Mobile. Soa estranho, mas é isso mesmo. A plataforma Playstation Mobile não terá mais novos jogos do Playstation.

Sinto pelo Xperia Play, era um ótimo equipamento, talvez o melhor “videogame portátil” que já tive em mãos. A ideia daqueles sensores no meio do smartphone que serviam como analógicos, beirou a genialidade. O Xperia Play tinha tudo, ótimo hardware, ótimo know-how da sony para fazê-lo resistente e ótimo suporte a jogos, o único problema era o preço no lançamento. O smartphone era muito caro, custava mais caro que smartphones top que geralmente são comprados por pais de família. Em solo europeu, onde o aparelho foi lançado primeiro, o Xperia Play custava 539.99 euros (726.94 dólares) Isso era muito mais que uma pessoa iria pagar em um smartphone top da época como iPhone 4 e Galaxy S.

Um smartphone com essas características, focado nos jogos, tem que ter um preço intermediário. Apesar disso, não considero que Xperia Play encalhou, o aparelho teve ótima aceitação, principalmente aqui no Brasil. Mesmo ele já mostrando os primeiros sinais de cansaço executando jogos pesados, o aparelho ainda é muito procurado.

Para finalizar, nada melhor do que lembrar de como o Xperia Play balançou o mercado. Ainda lembro do burburinho em 2010, de um “PSP Phone” e de como todo mundo dizia que o Xperia Play iria rodar jogos de PSP. Nada disso se confirmou e o futuro da linha Play, ex-Playstation Suite e agora Playstation Mobile, continuam incertos. Parece até que já vi esse filme antes. Primeiro lançando hardware específico para jogos e depois lançando uma plataforma mobile. Nokia fez exatamente isso com o N-Gage.

Via Playstation Blog

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Harrisson Pereira

    Eu nunca boto tanta fé nessas ideias de plataforma móvel, a ideia realmente é boa, mas o que estraga ela é a própria empresa que a cria. Veja o N-Gage por exemplo, o primeiro era um máximo, eu ainda compraria um N-Gage QD só pra usar os jogos dela. O Xperia Play também, eu adoraria ter um e usufruir a PlayStation Mobile com os controles físicos e tudo mais. Mas do que adianta ter essas coisas se estarão descontinuadas e ficarão no esquecimento? Eu gosto muito da Sony tanto para celulares quanto para o resto, mas eu achei uma decepção ela retirar assim o PSX da plataforma que chama PlayStation Mobile, deviam chamar de Sony Gaming ou sei lá, porque de PlayStation não terá mais nada.

  • Harrisson Pereira

    O Xperia Play ainda tem uma chance de sobrevivência já que quase todos (ou todos, eu não sei ao certo) jogos de Android rodam nele, mas sei lá, fica meio perdido o toque de PlayStation no smartphone.

  • flavio

    E de fu… essa mesmo, eu tenho um xperia play, descordo com um dos trechos ai em cima, eu nao vejo sinal de cansasso no meu quando ele executa games mais pesados, em estes d bechmark o meu alcançou 58.0 fps usando o necocore. em quanto os videos que eu vi na net com pessoas usando o galaxy s3 deu 59.9 fps. o hardware dele nao eh o mlhor, mais de uma coisa eu sei, ele eh mto bem usado e e bem puxado para jogos (ja que ele foi feito pra isso). a sony está esquecendo de quem popularizou a plataforma playstation nos smartfones, eles deveriam ter mais respeito com que gastou seu dinheiro comprando esse celular. se eles quiserem abandonar a plataforma playstation no xperia play, abandonem eu nunca gostei do playtation pocket, eu prefiro usar o fpse. em quanto os novos games rodarem no mu xplay, eu nao largo dele.

    • Fabricio K.

      Além do mais, existem aplicativos que simulam toques na tela permitindo o uso em jogos não otimizados

      • Dario Coutinho

        Fabricio, estou louco por esses apps, sabe se tem pra Android? Desse modo como você descreveu, só conheço, o Blutrol, mas ele só tem para iOS/Jailbreak.

        • Fabricio K.

          Pra otimizar jogos não adaptados pro Xperia Play há um aplicativo chamado GameKeyboard. Porém existe um problema e talvez um segundo: O touchpad não pode ser configurado e ele precisa de root pra funcionar

    • Dario Coutinho

      Esse teste aí não acho muito válido, já que ele é limitado a 60fps e preparado para aparelhos single-core. Por isso, pode parecer que em games o Xperia Play tem quase o mesmo desempenho do Galaxy S3, mas na realidade sabemos que isso não é verdade.

      Já com relação a cansaço nos jogos, isso fica evidente, não pelo processador, mas pela baixa quantidade de memória RAM. Já existem jogos incompatíveis com o Xperia Play e outros smartphones da era 2.3.x (Gingerbread), e a culpada é a memória RAM. Você pode até usar ChainFire 3D, mas o que conta é a forma ‘oficial’ de como o jogo roda.

      • flavio

        com relação aos jogos pro galaxy s3 e dos do xperia play eu concordo, não tem como competir; mais a história do cansaço não concordo não, o xperia play tem mtos usuários e acredito que quando os games vão sr lançados os desenvolvedores devem pensar primeiro no xplay, pq ele e o único feito pra isso. ja os games e a memoria ram u dou um xemplo, o need for speed MW, segundo o google play ele nao e compatível com o xplay, mais eu baixei ele craced e ele roda prfeito (isso sem chainfire 3d) eu nao uso o chainfire pq ele buga demais os outros games, quando eu tinha ele pra rodar o dead trigger q na epoca nao era compatível, o game do batman ficou todo bugado, ai so foi desinstalar ele q o game rodou perfeito. quando o game wild blood foi lançado eu fikei cm medo dle nao pegar no xplay, mais ele roda perfeito e isso me faz crer q o xplay ainda tem mta lenha pra queimar

        • Dario Coutinho

          Aí é que está, essas versões piratas podem ter sido mexidas, Porque lembre-se: elas não são oficiais, nada garante que essas versões não sofreram uma mexidinha.

          Não discordo do seu ponto de vista em relação ao aparelho, também gosto muito dele, Hardware excelente e ainda atual. Mencionei aquilo do cansaço, justamente por causa da falta de suporte OFICIAL que começará a acontecer de agora para frente, tanto de jogos como de atualizações na rom.

  • Matheus

    Essa de comprar jogos de psx não ia dar certo mesmo, visto que o FPse já emula bem melhor que o playstation pocket e ainda tem o plugin openGL que adiciona opções avançadas de melhoria de gráficos e tem um emulador de PSP em desenvolvimento para android (PPSSPP), ainda ta em faze alpha e não roda muita coisa, mas ta evoluindo rápido e o xperia play ta na lista de compatibilidade em.

    • Dario Coutinho

      Não sabia desse emulador do PSP, obrigado pela informação.

  • Douglas Sodré

    Na verdade foi os consumidores do xperia play que esqueceram a sony, não vejo muitos comentarios desde de que o ps pocket mal chegou a funcionar, viemos sobrevivendo com emuladores e os desenvolvedores buscando compatibilidade dentro dos proprios jogos do android optmizando eles. incluse existe otimo devs para roms tbem, a jelly bean tá aí disponivel já ! sabemos que a sony nao vai fazer mais nada, e quando eu sentir que não há mais estrada de jogos novos pro play, volto pra nostalgia, emuladores com muitos jogos aí, jogos android optmizados, somando tudo deve dar uma bagatela boa , e só. Se a sony fez pela metade, só lamento, ainda sim podemos desenvolver sozinhos 😉

  • E o que mudou?? Nada!
    Para o Brasil a Playstation Mobile nunca teve suporte mesmo.
    E achei ridícula esta comparação com a Ngage.
    O Xplay sempre recebeu, e ainda recebe todos os jogos atuais otimizados,isto mostra que os jogos vendem muito bem nele. O que vale é o suporte das Thirds.
    Ps1 meu Xplay emula de letra! Abraço!!

    • Dario Coutinho

      Luan

      A comparação foi apenas com relação as estratégia adotadas, nunca entre os aparelhos.

    • Concordo..Nada inventador,foi melhor que o Xperia Play..
      A optimização da Sony com o PS1 é muito bem feita..
      Com o hardware atual(Tegra 4,Snapdragon 600 e 800),rodaria até jogos do PS2 e PSP(já tem um emulador do PSP para Android)…

  • thiago frança

    so sei que estou mt feliz com meus jogos e emuladores do super nintendo,nintendo 64 e ps1 fora q cada emulador nada nada contem umas 20 roms ou mais kkkkkkk

    • Dario Coutinho

      Isso é certo, também ando brincando com alguns emuladores aqui. Parece que nem Sony e nem Nintendo estão mais ligando para a emulação, já que esses apps aparecem na Google Play aos montes.

  • Matheus

    Querer “parar” emulador é que nem segurar uma cachoeira com uma peneira.

  • RC3

    Só uma obs. Need for speed MW… Já está disponível na Google play… Portanto, é compatível oficialmente… Tenho também no Galaxy Note 10.1, muda pouca coisa… Ex. Reflexo de alguns carros..

  • Acho que a Sony deveria lançar a segunda versão,e com Tegra 4…Com todo esse poder,faltaria somente um emulador do PSP e PSP2 ..Igual o do PS1 que tem No Xperia Play….
    Quem sabe a Sony só está esperando um Chipset mais poderoso que os Cortex A9…
    Os A15 são bem poderosos e rodaria até jogos do PS2,com emulador feito pela Sony…
    Veja o Tegra 4 com a GPU de 72 Cores…
    Só falta a Sony pensar melhor

  • Valter

    Realmente o Xperia Play está meio defasado para jogos atuais, porém para aproveitar os ótimos controles para jogo (não tem igual para quem gosta de jogar no celular), optei por fazer overclock no celular que pode chegar a até 2.0Ghz, porém deixo no máximo a 1.6Ghz, suficiente para rodar sem lentidão jogos como Modern Combat 4 que fica bem lagado quando o processador fica em 1.0Ghz. Tenho um Galaxy Note que roda bem o jogo, porém jogar no XPlay é muito melhor. Se queimar o processador não tem problemas, pois um celular desses hoje em dia está custando R$ 600,00 no Mercado Livre e ainda aproveitei ao máximo esse celular.

    • Dario Coutinho

      Isso mesmo Valter,

      Mesmo que não esteja preparado para a próxima geração de games para Android, o Xperia Play ainda é uma excelente máquina por um preço acessível. Levamos sorte, pois com a “escalada das resoluções” a qualidade gráfica dos games, meio que “reduziu um pouco a marcha”. Um exemplo claro é a qualidade jogos do PSVITa que possuem uma resolução bem inferior ao do Samsung Galaxy S4.

      E para completar, o Xperia Play ainda é uma excelente máquina de emulação, podendo rodar até jogos d Playstation 1 e Nintendo 64 com leveza.

  • Cara, tenho um Xperia play tbm.
    E tbm sou retrô gamer!
    Tenho um canal tbm, se quiser dá uma sacada!
    http://www.youtube.com/7uplay

  • LevyAsht

    meu xperia play ta todo bugado quando abro pra usar o teclado ele apaga a tela e nao roda a ultima versao do jetpack eu queria q a sony contimuasse investido no xperiaplay 2 era uma boa ideia podia ter ido a frente melhorando pocas coisa como tamanho da tela processador memoria maior acho isso bastava mas se a sony seguise a ideia cocerteza eu compraria

  • Robert

    SO QUERIA QUE A SONY LIBERASSE A PORRA DO PSM PARA O BRAZIL NO XPERIAPLAY para todos desfrutarem os jogos dele, o que adianta ter o recurso do certificado playstation se não podemos usar o PSM ? WTF

  • Exemplo da PlayStation Now rodando em uma TV. Não há console plugado na TV, o jogo está “vindo” via WiFi.

    https://www.youtube.com/watch?v=NtJAE7rqsUQ

  • Aguardo a muito tempo por um xplay 2. Esse cel realmente fez e sempre fara parte da minha vida. Companheiro de todas as horas. Ainda roda quase tudo que está disponível no mercado, por isso não troco ele nem por iphone nem por qualquer galaxy, mas a sua pouca memoria interna acusa o peso da idade dele, limitando-o d+. Só sei que se a sony não lançar seu substituto, vou guardá-lo como peça de colecionador, devido a tantas horas de diversão que este telefone revolucionário me proporcionou.

    • Mateus

      Cara, concordo com todas as suas palavras. O Xperia Play foi o melhor telefone móvel que eu já tive. O único problema dele foi realmente o preço no lançamento que afugentou vários compradores e a baixa memória que o telefone possui. Ainda fico meio recioso no caso de trocar de celular, porém terei que troca-lo por causa da pouca memória.

  • Andy B Silva

    instalei o playstation mobile,mas não esta disponível para meu pais ou região,alguém pode me ajudar?