O que muda no Android 4.3 com OpenGL ES 3.0?

android-4.3-opengl

Um dos assuntos pouco comentados pela mídia foi o suporte a OpenGL ES 3.0 que vira no novo Android Jelly Bean  4.3. Essa API que é utilizada basicamente para gerar gráficos tridimensionais em dispositivos móveis, é uma versão reduzida da OpenGL para plataformas maiores, como PC.

A atualização da versão do OpenGL ES3.0 não irá afetar todos os aparelhos com Android que possam receber a versão 4.3 do sistema. Mas deve englobar os aparelhos mais recentes como Samsung Galaxy S4 (4G) e HTC One com processador Snapdragon 600 e GPU Adreno 320. Versões mais recentes da GPU PowerVR SGX também irá receber o suporte ao OpenGL ES 3.0.

O anúncio do suporte da versão 4.3 do Android foi feito em um evento transmitido pelo Google no dia 24 deste mês. Confira do que a API do OpenGL ES 3.0 é capaz no vídeo abaixo.

Publicidade

http://www.youtube.com/watch?v=0AkJ4UP8CP4

A demo criada pela Unity, rodando em tempo real, foi apresentada pelo brasileiro Hugo Barra,  Gerente de Produtos do Android. A apresentação rodava em um tablet com resolução de 1080P.

É verdade que a terceira versão da OpenGL ES não adiciona muito efeitos incríveis. Nada que já não tenhamos vistos no PC ou nos consoles de videogame. Mas as novidades são impressionantes se levarmos em conta o padrão dos jogos mobile atuais. Os efeitos de iluminação e reflexos ficarão ainda mais realistas e a compressão de texturas por ETC2 / EAC, permite texturas cada vez mais realistas como o rosto do personagem na foto acima. Tais recursos se refletem em um menor tamanho do jogo e em um menor uso de memória RAM, pois todo o “pepino” é passado para as GPUs, que estão cada vez mais poderosas.

Os primeiros jogos com OpenGL ES3.0 Já estão começando a aparecer  e Asphalt 8 será um deles. Os jogos com essa tecnologia também estarão disponíveis em outros dispositivos, mas não espere ver toda a qualidade gráfica dos próximos jogos de smarphones, sem um aparelho com suporte a OpenGL 3.0.

Veja também:

A Era dos Dragões – especial com os processadores Snapdragon

Gráficos de PS4 no Android serão “possíveis” com o Project Logan da Nvidia

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

9 comentários em “O que muda no Android 4.3 com OpenGL ES 3.0?”

  1. YES! WE CAN! VIVA OS GAMERS HARDCORES MOBILES! OS JOGOS MOBILES ESTÃO FICANDO TÃO BONS QUE QUE FOSSE NÃO DEMORARIA TANTO PRA COLOCÁ-LOS COMO JOGOS DE CONSOLES DE MESA QUE É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O OUYA

    Responder
    • Cara,

      Depois que eu vi aquele Facework “IRA” rodando em um protótipo Móvel da Nvidia, fiquei com essa certeza também. Em um futuro muito próximo (coisa de três anos) pode esperar que os primeiros jogos com qualidade equiparável ao do PS3 começarão a aparecer nos smartphones.

      Acho que em 10 anos vamos chegar em casa plugar o smartphone em um dock pra carregar e jogar os jogos na TV com a qualidade igual aos dos consoles da mesma geração.

      Responder

Deixe um comentário