Como configurar o controle USB no Emulador Android Nox Player

controles-usb-emulador-android-nox-player

O Android possui diversos games que ficam excelentes no emulador do PC. Mas você sabia que é possível jogar com um controle USB. No exemplo abaixo vamos utilizar o emulador Nox Player, por ser o emulador de mais fácil configuração. Veja como configurar o controle em jogos de corrida e de tiro e se divertir com um controle em qualquer emulador do Android no PC.

Passo 1. O primeiro passo, obviamente, é baixar o emulador. Para isso, acesse o site bignox.com e realize o download clicando no botão central.

nox-player-botao-baixar-download

Publicidade

Passo 2. Outro programa fundamental é o Xpadder. O Xpadder é uma ferramenta que mapeia as teclas do teclado e as converte em botões do seu Joystick. O programa é pago, mas vale muito à pena se você é PC Gamer.

Xpadder deve ser executado no mesmo nível de usuário do Emulador Nox Player.
Xpadder deve ser executado no mesmo nível de usuário do Emulador Nox Player.

Passo 3. Configure o Joystick no Xpadder. Abra o programa e configure um mapeamento utilizando para o analógico ou setas direcionais do joystick as teclas A,W,S,D. Não configure as setas do teclado, pois pode ocasionar conflito, mapeie apenas teclas referentes a letras. Mapeie os outros botões com quaisquer outras teclas de letras do teclado.

Passo 4. Abra o emulador e inicie um game de sua preferência. No nosso caso, vamos utilizar o Horizon Chase.

Passo 5. Com o jogo aberto, clique no ícone do teclado na barra lateral direita do Nox Player.

Passo 6. Com o mouse, clique no botão virtual referente a esquerda e coloque o analógico (ou seta) para a esquerda. Irá aparecer a letra “A” em quadrado azul. Isso já confirma que o mapeamento do Xpadder está funcionando no emulador. Faça o mesmo com o botão virtual da direita e demais botões.


configurar-botoes-emulador-nox-player-controle-usb-joystick

Passo 7. Pronto. O importante é configurar os botões apenas para a seção principal do jogo. Vale lembrar que o mapeamento vai funcionar apenas com os botões selecionados na tela, e que o jogo ainda exigirá algumas ações no mouse, como acessar menus, por exemplo.

Para que o controle funcione nos jogos, o Xpadder precisa estar ativo durante todo a execução do emulador.

Passo 8. Para jogos de tiro, há dois comandos especiais, um de mira e outro de tiro. Embora eles sejam melhor adaptados para mouse e teclado, dá pra utilizar eles em um controle joystick também.

O comando de mira precisa do click direito do mouse para funcionar. Lembre-se de configurar o analógico direito do joystick para funcionar como mouse.
O comando de mira precisa do click direito do mouse para funcionar. Lembre-se de configurar o analógico direito do joystick para funcionar como mouse.

IMPORTANTE: Fique atento para que o Emulador Nox Player e o Xpadder estejam rodando na mesma esfera de privilégios. Caso rode um como usuário comum, o outro só funcionará se estiver também rodando como usuário comum. Se você rodar o Nox Player como “Administrador”, obrigatoriamente o Xpadder precisa ser executado como “Administrador” também.

Vídeo do tutorial:

Veja também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News