Qual o Melhor Emulador de Android? Bluestacks, Nox ou MEmu?

bluestacks-emulador-android-nfs-no-limits-graficos-no-maximo

Qual o melhor emulador do Android do PC? MEmu, Bluestacks ou Nox? Fizemos um comparativo levando em conta gráficos, compatibilidade, performance e, claro, jogabilidade. Veja qual o emulador ideal para rodar games e apps do Android no computador.

Aviso: Deixamos alguns emuladores de fora desse comparativo pois na grande maioria, eles rodam as mesmas instruções (via virtualização) e possuem o mesmo resultado final. A única diferença seria a interface. Observando isso, selecionamos Bluestacks, MEmu e Nox por serem os mais conhecidos. Apesar do LeapDroid parecer promissor, ainda apresenta muitos erros.

Link para Baixar o Emulador Bluestacks 2

Publicidade

Link para Baixar o Emulador MEmu

Link para Baixar o Nox Player

– Gráficos

Os gráficos são sempre o primeiro item que muitos jogadores querem saber em um comparativo. Nesse quesito, a avaliação é bastante variada, pois vai depender diretamente do hardware do seu computador.

Por exemplo, se o seu PC não possui placa gráfica dedicada, seu emulador ficará restrito a OpenGL 2.0. Além de limitar os gráficos, isso vai ter um impacto na compatibilidade, pois muitos games serão incompatíveis.

Os emuladores Memu Player e Nox dependem da configuração de virtualização na BIOS do seu PC. Se ela estiver desabilitada, os emuladores praticamente não rodarão quase nada, em termos de games.

Apesar da grande quantidade de variáveis, o resultado é um empate entre os três emuladores. Achou injusto, por que aquele jogo X rodou melhor no emulador Y? Injusto seria pensar dessa forma.

Levantando todas as variáveis, a conclusão é a seguinte. Embora o Memu Player tenha resultados melhores no Antutu, e o Nox tenha suporte ao DirectX, um Bluestacks bem configurado consegue rodar games com gráficos quase idênticos aos da API Vulkan. Então tudo vai depender da configuração do PC e de um teste entre cada um desses emuladores.

Temos um empate nesse quesito.

Bluestacks rodando Need For Speed No Limits com todos os efeitos ligados

https://www.youtube.com/watch?v=WVuOdaMR1Rw

– Performance

Em termos de performance, o melhor emulador para PC é o MEmu. Esse emulador permite uma série de configurações especiais e em testes no Antutu, ele se sai melhor que outros emuladores do mercado.

Uma das grandes vantagens do MEmu, é a possibilidade de escolher a versão do Android. É possível escolher entre Android 4.2 Jelly Bean ou 5.1 Lollipop.

memu-performance-emulador-android-pc
Memu tem um desempenho incrível!

Como se não bastasse, o emulador ainda tem suporte a instâncias. O usuário pode iniciar vários Memu player ao mesmo tempo.

– Compatibilidade

Como citado no quesito anterior, o MEmu permite que o usuário escolha a versão do Android, entre 4.2 ou 5.1. Contudo, o Bluestacks possui uma “estranha” compatibilidade. Muitos games incompatíveis com MEmu e Nox, rodam tranquilamente no Bluestacks.

Enquanto a MEmu permite emular perfeitamente o ambiente de um tablet/celular em uma janela do seu computador, o emulador Bluestacks consegue, por mágica, rodar games que não são suportados por nenhum outro emulador.

hit-emulador-android-pc-bluestacks
Pessoal que desenvolve o Bluestacks consegue fazer algumas “bruxarias” e tornar jogos compatíveis com o emulador.

Então, sem entrar muito em detalhes, temos um empate entre o Bluestacks e o MEmu. Embora o emulador Bluestacks faça suas mágicas, ele ainda é incompatível com jogos exclusivos do Android 5.x.

– Jogabilidade

O quesito jogabilidade é de extrema importância para os jogos. Nesse aspecto o Nox e Memu Player ganham de lavada. Ambos possuem um excelente suporte a controles externos e mapeamento das teclas (inclusive com dicas para configurar em jogos de tiro).

memu-configuracao-teclas-controle-emulador-android
Opções de controles é o que não falta no MEmu e Nox.

Por exemplo, você pode utilizar o programa Xpadder para pegar as teclas mapeadas e remapeá-las para os botões do seu joystick. O resultado e uma jogatina totalmente reformulada, quase como se você estivesse jogando um game do PC. O mesmo pode ser feito no Bluestacks, mas apenas até um certo nível, pois o emulador tem suporte limitado ao mapeamento da tela.

– Conclusão

Diante do que foi apresentado, a conclusão mais fácil e a de que você irá precisar de mais de um emulador no seu PC. Se o Memu Player ou Nox não rodar aquele game, é sempre bom ter o Bluestacks instalado para fazer uma “última tentativa”. Pensar que apenas um emulador dará conta do recado é verdade apenas caso você rode poucos jogos.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News