Nova Apple TV: a invasão dos jogos de celular na sala de estar

9 de setembro de 2015 . Atualizado 09/09/2015

apple-tv-games-1 Nova Apple TV: a invasão dos jogos de celular na sala de estar

Foi um longo caminho até a Apple finalmente atualizar o seu setupbox, a Apple TV. Considerada um “hobby” por Steve Jobs, o dispositivo que coloca o mundo da Maçã em sua TV, acaba de receber uma nova versão com destaques para a assistência virtual, Siri, e vejam só, games!

Chegou a hora da Apple TV focar em games?

A nova Apple TV vem com hardware melhorado, um belo upgrade em relação ao modelo anterior. Confira as especificações.

  • Sistema operacional: tvOS (baseado no iOS 9)
  • Processador: Apple A8 de 64 bits
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB
  • Conectividade: WiFi, Bluetooth 4.0, Cabos HDMI e Ethernet
  • Sensores: Acelerômetro e giroscópio
  • Bateria: 3 meses sem precisar de recarga

Além das diferenças sob o “capô”, a Apple TV recebeu um novo controle, com um touchpad e sensores de movimento. Durante a apresentação foram utilizados jogos casuais como Crossy Road e Beat Sports.

Crossy Road já é um velho conhecido nosso. O game de ajudar personagens quadrados a atravessar ruas, ganhou uma versão para Apple TV com direito a multiplayer, onde o outro jogador pode utilizar um iPhone ou iPod Touch.

Beat Sports é um game da Harmonix, a mesma de jogos como Dance Central e Rock Band. Misturando esportes e músicas, o game com conceito único, possui um modo de jogar bastante conhecido. Semelhante a jogos de esportes do Nintendo Wii, a jogabilidade de Beat Sports afirma de forma irônica o foco a Apple, os jogadores casuais. (Irônico, por que esse tipo de jogabilidade não tem nada de inovadora).

Não foi apresentado nenhum tipo de jogo a nível de consoles de última geração, mas as possibilidades de uso da Apple TV para games, são praticamente limitadas apenas pela própria Apple, haja vista que o dispositivo tem Bluetooth (para joysticks) e conjunto de hardware potente para rodar games do iOS.

Vídeo da cobertura do canal Loop Infinito

Na apresentação da Apple foi possível ver apenas games que possuem interação simples, como toques e swipes com uma única mão. Esse tipo de jogos são muito comuns na App Store e podem ser facilmente jogados utilizando apenas o controle da Apple TV. Dentre os games, podemos ver: Asphalt, Rayman Adventures, Galaxy on Fire, Disney Infinity e outros. Porém, logo ali, era possível ver o shooter com gráficos de Playstation 3, Afterpulse. Indicando que a Apple pretende ir além.

Também foi destaque na apresentação a menção ao App/jogo brasileiro Playkids, um dos apps mais baixados na App Store Brasil, e que é também um sucesso internacional.

– Entendi, mas qual a importância da Apple TV?

Ficou evidente que a investida da Apple em um console de jogos, foi bastante modesta. Porém, é interessante ver como o mercado reagirá a novidade. Afinal, uma coisa são miniconsoles Android – excelentes, por sinal – mas com péssima distribuição e marketing, e outra totalmente diferente é a Apple investir nesse mercado. Sendo ela, a dona da plataforma mais lucrativa para desenvolvedores.

Vai ser interessante ver os próximos meses, e também, ver como o mercado de games irá receber essa novidade. E você? O que acha? Deixe o seu comentário.

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.