Playstation Mobile para Android fracassa completamente e será desativada em setembro

Playstation-Mobile

Três anos e um desastre completo, assim pode ser definida as investidas da Sony no campo dos jogos de celular. O serviço que pretendia ser uma extensão da plataforma Playstation nos smartphones Android, e trazer jogos do PS Vita para os aparelhos da Sony, falhou completamente. A iniciativa lançada pouco tempo depois do Xperia Play será desativada em breve, enterrando qualquer possibilidade de um novo ‘celular console’ da empresa, pelo menos por enquanto.

Sony Computer Entertainment está se preparando para fechar PlayStation móvel depois de menos de três anos. A loja PlayStation Mobile não distribuir irá mais distribuir qualquer conteúdo a partir de 15 de julho de 2015. Os clientes existentes serão capazes de voltar a baixar qualquer conteúdo que eles próprios compraram após esse ponto, mas apenas usando um novo processo de autenticação, isso, também, será desativado em setembro 10, de 2015.

Nesse mesmo dia, a “PlayStation Mobile para Android” deixará de estar disponível para download. O aplicativo permitia que os proprietários de telefones Android certificados (obviamente os da linha Sony Xperia) pudessem acessar jogos da PlayStation Mobile. Porém sua obsolescência iminente estava clara em agosto do ano passado.

Publicidade

O serviço foi lançado em 2012 como uma plataforma com foco no fortalecimento da marca Playstation junto aos smartphones. Ele também serviu como uma ponte entre esses dispositivos e o PlayStation Vita, com muitos desenvolvedores a criação de conteúdo para ambas as plataformas.

“[Estamos] garantindo que tudo o que é oferecido nesta plataforma é de qualidade “PlayStation” e que as pessoas se sintam confortáveis e seguras de que elas não vão tropeçar acidentalmente em cima de qualquer tipo do lixo, como os que existem nas stores mais abertas” Disse Jim Ryan, chefe da divisão mobile na época.

“É um desafio de negócios significativo porque é a nossa marca que está em risco aqui e é nossa responsabilidade como um suporte de plataforma em várias direções para que possamos fazer isso acontecer. Podemos ser completamente “laissez faire”? Eu não penso assim, porque então vamos acabar apenas como todo o resto e isso não pode acontecer. ”

Para o grande público a marca PlayStation definitivamente não foi manchada. Mas para quem acompanhou os “tropeços” da Sony no mundo da mobilidade, pode perceber a falta de tato na hora de lançar seus produtos. Enquanto todo mundo estava apostando em jogos free-to-play, a Sony blindou a Playstation Mobile apenas com jogos Premium. Certo, parece uma boa ideia, contudo faltou jogos de qualidade para chamar o consumidor (como no caso da Nvidia e seu novo console Android).

Sony-Xperia-Play-2-HD-Concept-2
Com a Sony desistindo da Playstation Mobile, dificilmente teremos um Xperia Play 2.

Essa experiência negativa para a Sony revela como o mercado de jogos móveis pode ser hostil para quem não sabe as nuances dele. Faltou investimento por parte da Sony para tornar a plataforma atrativa, a ponto de fazer consumidores de outras marcas desejarem smartphones da Sony. A Sony poderia, por exemplo, trabalhar em parceria com produtoras japonesas para trazer títulos do PSP para o Android, algo como a Nvidia vem fazendo com os jogos de PC.

Fonte: Gameindustry

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News