Google renova a linha Nexus com foco em jogos para Android

Nexus-Family

A Google apresentou a nova linha de smartphone e tablet Nexus. Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player e o novo Android foram apresentados hoje. As novas versões do tablet e smartphone oficiais do Android possuem drásticas mudanças no visual. Anunciados um dia antes do evento que a Apple planeja para anunciar novos aparelhos na linha de tablets e tvs, o anúncio do Google é praticamente um “combo breaker” em qualquer novidade que a Apple apresentará amanhã.

– Nexus 6 – uma senhora martelada na concorrência

O que é o Nexus 6? Pense nele como o Motorola X com esteroides. Isso mesmo, a Google chamou a Motorola (depois de vendê-la para Lenovo) para produzir a nova versão do smartphone com a melhor versão do Android que alguém pode querer, a versão PURA.

O Nexus 6 é um monstro com 5.96 polegadas (seis praticamente) e design muito parecido com o Motorola Moto X 2014. A tela tem resolução QHD (superior a FullHD) com 1440 x 2560 pixels (densidade de pixels de ridículos 493 ppi. Muita gente poderá dizer que um aparelho deste tamanho é desnecessário, mas o Nexus 6 possui a mesma largura do iPhone 6 Plus, que possui tela de “apenas” 5.5 polegadas, aparelho que, quando saiu, todo mundo ovacionou.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=wk-PY2dBKaA

Conforme apresentamos no artigo anterior sobre a queda dos tablets, parece que a nova onda é mesmo os phablets, e aparentemente esse tipo de aparelho será o novo “top de linha”, haja vista que a procura por eles só cresce.

Um aparelho dessa envergadura, claramente tem um foco no consumo de conteúdo. E esse será o forte do Moto..ops Nexus 6. Com alto-falantes frontais, tela com resolução incrível, processador Qualcomm Snapdragon 805 – Quad-core 2.7 GHz Krait 450 -, GPU Adreno 420 e 3GB de RAM, não me venha dizer que este é um aparelho para fotos ou selfie. Esse sonho de consumo vem em duas versões, uma com 32GB e 64GB.

– Nexus 9 com Tegra K1

Na linha dos tablets, a Google apresentou o sucessor de ambos, Nexus 7 e Nexus 10, o Nexus 9. O aparelho com tela de 8.9 polegadas vem com proposta de ser o intermediário entre os dois dispositivos. Para nós gamers, o grande destaque é o processador de 64bits Tegra K1 da Nvidia, capaz de gerar gráficos incríveis, além de rodar jogos exclusivos como Trine 2, Half-Life 2 e outros.

https://www.youtube.com/watch?v=yYHY3MFiq1o

Assim como Nexus 6, o Nexus 9 vem com alto-falantes na parte frontal, focando na experiência do usuário em… comer pastel? Claro que não, o foco é claramente o consumo de conteúdo multimídia, ou seja, filmes e jogos. O Nexus 9 será fabricado pela HTC e curiosamente terá apenas 2GB de RAM. A resolução da tela será de 1536 x 2048 pixels e ele virá com versões de 16GB e 32 GB.

– Nexus Player: o console de jogos da Google

Não me venha com mimimi de que isso é um “stick hdmi” ou “vai ser legal pra quem não tem smartTV”. Até parece, pois uma smartTV, realmente smart, não sai por menos de R$ 4 mil reais, e o Nexus Player + uma “dumpTV” fará muito mais que qualquer TV de 4 mil dilmas.  A proposta do Nexus Player vai além de Netflix e Youtube, o console (sim, isso é um console, ele roda os mesmos jogos do Android) vem com acesso a Google Play e terá área especial para acessar conteúdo compatível com, rufem os tambores, um controle joystick que acompanhará o produto.

nexus-player-android

Claro que o objetivo de um console desses não é mirar em Playstation 4 e Xbox One. O Nexus Player é um ataque direto aos “setup boxes TVs” de empresas como Amazon, Apple e Sony. Só para ficar claro. Você consumidor que possui um console de games, você não é o “target” deste dispositivo. O alvo aqui é outro tipo de cliente como crianças. Ou seja, o Nexus Player será para as outras TVs da casa ou para quem não joga muita e deseja apenas um aparelho casual. E chega de arrodeios e rumores, o Nexus Player é sim um console de games, do contrário, para que ele teria um joytick e rodaria jogos?

O Nexus Player vem com apenas 8GB memória interna e 1GB de RAM, parece pouco, mas vale lembrar que basta uma configuração assim para conseguir rodar praticamente tudo que existe na Google Play. Não foi apresentado nenhum vídeo do aparelho rodando, mas pelo que se vê no vídeo abaixo, trata-se do mesmo aparelho.

– Mais do que nunca o foco da linha Nexus é o “Play

Ao lançar um dispositivo com controle joystick, tablet e smartphone com speakers frontais, qualquer um diria que o foco aqui é o conteúdo multimídia. Mas por incrível que pareça tem gente que diz o contrário. Hoje, os jogos de smartphones figuram como atração principal em qualquer exibição do que um aparelho pode fazer e com os novos Nexus não será diferente.

Veja Também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News