A Morte da Nokia: Não haverá mais smartphones com o logo “Nokia”

nokia-rip1

O que antes era uma parceria agora é a compra de um ex-império. A Microsoft comprou a Nokia em uma operação multibilionária envolvendo pouco mais de sete bilhões de dólares. Os termos do “armistício” da Nokia podem ser encontrados no site The Verge. O curioso dessa compra, que do ponto de vista estratégico parecia óbvia, foi a reação de muitos usuários e potenciais consumidores acreditando que isso seria uma coisa “boa” para Nokia.

Para por a situação em perceptiva, vale lembrar que a Nokia já foi líder absoluta do mercado de celulares e smartphones com 40% do mercado, em 2008. Hoje, ela tem menos de 2%!

Com a venda, a Nokia cede a tecnologia para a Microsoft que agora é dona do Software e também do Hardware. Não há parceria aqui, a Nokia não é dona de nada!

Publicidade

Tecer o comentário que isso seria a melhor coisa para a Nokia é, no mínimo, mostrar desconhecimento sobre qualquer coisa relacionada ao capital. Para começar, em curto prazo, centenas de funcionários estão com o emprego “incerto”. O site The Verge deu uma rápida passeada no Twitter para ver a reação de alguns funcionários da Nokia. A resumo é um misto de surpresa e tristeza.

 

Mas espere que tem mais.

Sob os termos da aquisição por US $ 7,2 bilhões dos setores de dispositivos e serviços da Nokia, incluem que  “Asha” e “Lumia” agora serão marcas da Microsoft. A Nokia permanecerá com seu nome, pois ela atua em vários setores, alguns não relacionados com tecnologia. Entretanto, não haverá mais smartphones com o logo da Nokia. O termo diz ainda que a própria Nokia está impedida de lançar novos celulares com sua marca até 31 de dezembro de 2015. Isso significa também que os futuros smartphones da Microsoft vão sair com o logo da “Microsoft” e não da Nokia.

Lembra-se da Sony Ericsson que depois virou só Sony, o mesmo está acontecendo aqui. Nem preciso lembrar sobre o que aconteceu com a Ericsson, afinal, ninguém lembra. A própria Nokia, disse ao The Verge, que este se trata do seu adeus ao mercado de smartphones, mercado que ela ajudou a criar.

Portanto podemos concluir que morre aqui a parte da Nokia que conhecemos e aprendemos a gostar. Triste!

Com informações de: The Verge

Adeus Nokia

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News