A Morte da Nokia: Não haverá mais smartphones com o logo “Nokia”

3 de setembro de 2013 . Atualizado 02/03/2014

nokia-rip1 A Morte da Nokia: Não haverá mais smartphones com o logo “Nokia"

O que antes era uma parceria agora é a compra de um ex-império. A Microsoft comprou a Nokia em uma operação multibilionária envolvendo pouco mais de sete bilhões de dólares. Os termos do “armistício” da Nokia podem ser encontrados no site The Verge. O curioso dessa compra, que do ponto de vista estratégico parecia óbvia, foi a reação de muitos usuários e potenciais consumidores acreditando que isso seria uma coisa “boa” para Nokia.

Para por a situação em perceptiva, vale lembrar que a Nokia já foi líder absoluta do mercado de celulares e smartphones com 40% do mercado, em 2008. Hoje, ela tem menos de 2%!

Com a venda, a Nokia cede a tecnologia para a Microsoft que agora é dona do Software e também do Hardware. Não há parceria aqui, a Nokia não é dona de nada!

Tecer o comentário que isso seria a melhor coisa para a Nokia é, no mínimo, mostrar desconhecimento sobre qualquer coisa relacionada ao capital. Para começar, em curto prazo, centenas de funcionários estão com o emprego “incerto”. O site The Verge deu uma rápida passeada no Twitter para ver a reação de alguns funcionários da Nokia. A resumo é um misto de surpresa e tristeza.

 

Mas espere que tem mais.

Sob os termos da aquisição por US $ 7,2 bilhões dos setores de dispositivos e serviços da Nokia, incluem que  “Asha” e “Lumia” agora serão marcas da Microsoft. A Nokia permanecerá com seu nome, pois ela atua em vários setores, alguns não relacionados com tecnologia. Entretanto, não haverá mais smartphones com o logo da Nokia. O termo diz ainda que a própria Nokia está impedida de lançar novos celulares com sua marca até 31 de dezembro de 2015. Isso significa também que os futuros smartphones da Microsoft vão sair com o logo da “Microsoft” e não da Nokia.

Lembra-se da Sony Ericsson que depois virou só Sony, o mesmo está acontecendo aqui. Nem preciso lembrar sobre o que aconteceu com a Ericsson, afinal, ninguém lembra. A própria Nokia, disse ao The Verge, que este se trata do seu adeus ao mercado de smartphones, mercado que ela ajudou a criar.

Portanto podemos concluir que morre aqui a parte da Nokia que conhecemos e aprendemos a gostar. Triste!

Com informações de: The Verge

1239742_535200953201283_1595045566_n A Morte da Nokia: Não haverá mais smartphones com o logo “Nokia"

Adeus Nokia

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • triste !

    • Para animar aqui vai uma piadinha.. (ou não)

      Sabia que a Microsoft pagou mais pelo Skype do que pela Nokia? Duvida?

      Veja aqui

  • Para mim foi como se a Atari tivesse saído do ramo (Não vive naquela época, não sou tão velho assim). Fiz a analogia, pois o Nokia 5110 foi o primeiro celular onde encontrei joguinhos.

    Contei isso no post sobre a história dos jogos de celular: http://www.mobilegamer.com.br/2011/02/historia-dos-jogos-para-celular-1a-parte.html

  • Cristiano Rossetti

    ola, vai rolar aquele artigo sobre meu jogo de android Saicum?

  • ruan

    triste mesmo, sou fã da Nokia, pois eu tbm conheci os joguinhos de celulares por um celular da nokia, A microsoft daki a pouco compra a nintendo tbm ,outra revolucionária em outro ramo, mas que o revolucionou, mas está como a Nokia, mal das pernas, e pode futuramente ocorrer esse monopólio da microsoft no ramo dos games já que tbm está presente com seu Xbox, valeu Dario pelo post.

    • A Microsoft tem caixa de sobra, mas ultimamente o Steve Ballmer tem comprado empresas muito caras. Tá certo que a Nokia é uma aposta certa, mas pagou caro por coisas como o Skype.

      Fica claro e evidente que a Microsoft quer esse mercado e muito.

  • marco

    nao concordo com o tom que foi escrito a matéria, estes dados são relativos se vc analisar em valores, o cenarios dias antes da venda da divisao de smartphone era que a nokia estava começando a reerguer, contraiu muita divida e estava se recuperando…as vendas dos lumias 520 estavam em alta, como do lumia 920 o q era bom, mas nao era sinal da saude financeira. vejo a transação como um bom negocio para MS pq hoje ele tem um SO amplamente divulgado e agora adquiri se n a melhor fabricante ou uma das melhores em celulares e smartphones. isto é um grande passo. Amo nokia,meu primeiro celular foi nokia, sentirei falta do nome,mas n sentirei falta da qualidade pq sei q todo know-how da nokia e da ms estará junto para fazer o melhor, com certeza comprei um sem medo de errar.

    • Olá Marco,

      Perceba que não entrei no mérito da qualidade dos aparelhos e nem do SO, que é excelente.

      O objetivo do texto foi citar alguns pontos sobre o processo da venda, os quais a imprensa no Brasil não tocou. É preciso entender que a Nokia vendeu uma divisão, ou seja, ela não é mais dona da parte de dispositivos e serviços. Não há parceria, a Nokia não tem mais autonomia sequer para lançar celulares sem o aval da Microsoft, mesmo que seja com software dela.

      Para o consumidor final a mudança pode ser boa. Para quem gosta do Windows Phone é uma boa notícia de fato. Mas para uma empresa que criou um mercado e agora se despede dele, pode ter certeza que o gosto é amargo.

      Caso tenha achado o tom da matéria pesado, veja esta coluna da Revista Época Negócios:
      http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/2013/09/03/previsivel-negocio-microsoft-nokia-nao-garante-sobrevivencia-de-ambas/

      Tem até uma piada infame contida na matéria. Saber que a Microsoft pagou mais pelo Skype do que pela Nokia.

  • Cara.. já tive todo tipo de smartphone.. já passei por iPhones, Galaxys.. mas o smartphone que me deixou mais boquiaberto até hoje foi o Nokia N95! foi o smartphone que eu mais gostei de ter.. o que mais me deixou saudades.. Na época era indiscutível a superioridade dele em relação a qualquer outro smartphone.. hoje em dia as coisas só estão evoluindo, sem o mesmo impacto.. vc pega um celular novo e nunca é aquele impacto.. é sempre a evolução de algo que já existe… Eu lembro que troquei o N95 por um iphone.. lembro da profunda decepção que tive, pois o iPhone não fazia nem 1/3 do que o N95 fazia.. Acabei voltando pra Nokia, agora com o N95 8gb.. depois de um tempo acabei voltando pra o iPhone, quando saiu a versão 3GS, deopsi troquei pelo iPhone4, e depois pelo 4s.. e a Nokia foi decaindo e decaindo..com o lançamento do Android, e com o sucesso que ele fez, foi praticamente os pregos do caixão da Nokia…. mas quando ela apareceu com o Windows Phone, parecia que ela iria ressurgir e voltar a ser grande! principalmente depois das últimas notícias de que o Windows Phone estava tendo uma alta muito grande.. bom.. parece que não foi o suficiente pra reerguer a Nokia..

  • Fabio

    Caramba o meu nokia N8 agora e uma reliquia.

  • Os aparelhos vão continuar com o nome Nokia por um bom tempo amigo, só mais adiante será desvinculado! “A Nokia continuará dona da marca, que será licenciada para a Microsoft em uma acordo de 10 anos, que vai manter os nomes nos celulares.”

    • No contrato e segundo o The Verge, Mobilexpert e diversos outros sites, depois do 1020, o próximo Lumia já será sem o logo da Nokia.

      Lá no Estadão quando diz que a Nokia continua dona da própria marca, apenas generalizou para dizer que a Nokia vai continuar dona do seu próprio Nome. Mas os “Nomes” aos quais a matéria se refere são “Lumia” e “Asha”.

      E o contrato de 10 anos não é um “empréstimo” do tipo, “um dia a Nokia volta”. Os 10 anos aos quais a matéria se refere é uma cláusula contratual que proíbe a Nokia de lançar outros smartphones e celulares sem aprovação da Microsoft.

      • Ao meu ver a marca licenciada em questão é a “Nokia”, e ela permanecerá nos aparelhos por mais 10 anos, ou a té a M$ resolver tirar. Pelo menos foi o que entendi nos vários artigos que li!

        E eu sei que não se trata de um empréstimo. A Nokia é a Microsoft agora! o que é ótimo, uma das empresas mais competentes do mundo!