História dos Jogos para Celular – 1ª Parte

18 de fevereiro de 2011 . Atualizado 07/05/2015
Hagenuk-Tetris História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

 

A história dos jogos de celular começa em 1994, com o lançamento do Hagenuk MT-2000 pela Cetelco. O celular dinamarquês faria história ao colocar em sua programação de baixo nível um game bastante viciante na época, Tetris. Entretanto, mesmo com o lançamento do viciante Tetris, o celular não ficou tão popular e a fabricante foi comprada por outra empresa em 1995.

 

Snake, o primeiro grande sucesso para celular

snake-auf-einem-nokia-handy História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Em 1997, o ramo de telefonia móvel andava a passos largos. Falar de qualquer lugar em um celular era algo rotineiro, porém um pouco desengonçado. As bolsinhas e pochetes de celular reinavam, pois sempre tínhamos que carregar uma bateria extra. Entretanto, uma empresa da Finlândia, chamada Nokia, agregava cada vai mais valor ao seus aparelhos celulares finos e pequenos que executavam outras funções (além de falar) e tinha como grande atrativo, a enorme autonomia da bateria sobre seus concorrentes.

nokia%206110 História dos Jogos para Celular - 1ª ParteNokia-5110-01 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Dois lançamentos em 1998 foram responsáveis por muitas mudanças no mercado dos celulares, são eles, Nokia 6110 e 5110. Eles foram os primeiros celulares onde era possível fazer outra coisa além de falar e enviar SMS. Estes aparelhos trouxeram ícones bem apresentados, melhor visualização de mensagens e possibilidade de ver desenhos. Apesar de ambos os aparelhos serem GSM, eles só chegariam no Brasil em 1999, funcionando ainda sob redes TDMA.

Estes dois lançamentos tinham o enfoque no público jovem adulto. Em especial o 5110 que tinha a possibilidade de trocar as carcaças por outras coloridas, vendidas separadamente.

Para as crianças de todas as idades o que chamava atenção no aparelho era a presença inédita de 3 jogos: Memory, Snake e Logic. Colocado despretensiosamente nestes celulares, um jogo fez enorme sucesso, Snake! Relativamente simples, praticamente o básico dos gráficos, Snake era um diversão casual, contudo, rotineira na vida de muitas pessoas.

A facilidade com que o aparelho se apresentava disponível, era a mesma facilidade de iniciar o jogo. Quem tinha um 5110 ou 6110 jogava casualmente e quem não tinha pedia emprestado. A competição era o grande lance e era comum as pessoas competirem para ver quem fazia mais pontos. Acredito que parte da febre do jogo Snake , deve-se também aos “brickgames” que fizeram muito sucesso no Brasil no final do século. Um dos jogos presentes nos “brickgames” era Snake, as pessoas já estavam familiarizadas com o jogo.

O sucesso rendeu frutos e nos telefones seguintes a Nokia adicionaria mais jogos como: Snake EX, Snake II, Bumper, Dance 2 Music, Link5, Magic Draw, e Space Impact. Veja imagens de alguns desses jogos abaixo:

nokia_game_ani_spaceimpact História dos Jogos para Celular - 1ª Partenokia_game_spaceimpact História dos Jogos para Celular - 1ª Parte
nokia_game_ani_racket História dos Jogos para Celular - 1ª Partenokia_game_racket História dos Jogos para Celular - 1ª Parteitem4043 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Apesar de outras empresas como Siemens e Sony Ericsson seguirem o exemplo da Nokia, já era um pouco tarde, a febre havia passado e apenas Snake e Space Impact sobreviveram aos anos monocromáticos e embargados dos jogos para celular, todos os outros jogos desaparecem. Uma nova plataforma despontava.

A era Java

phones_200 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Em 2002 os primeiros celulares com suporte a Java (J2ME) chegavam ao mercado, eram eles, Nokia 3410 e Siemens M50. Apesar de ainda possuírem displays monocrimáticos, ambos tinham a capacidade de fazer o download de um aplicativo (apenas um) para ser executado no celular. Isto abriu a oportunidade para que não apenas os fabricantes, mas outras empresas ou até mesmo qualquer pessoa desenvolve-se um jogo e o coloca-se em seu celular.

 

Curiosidades:

Snake é muito semelhante a jogos antigos para pc (anos 70) como: MILES, Blockblade e Nibbles.
Snake fez sua primeira aparição no Nokia 5110/ 6110 e era apenas uma linha e quatro pontos reunidos que simulavam a comida.

Depois veio Snake II para o Nokia 3310 (também monocromático). Com um pouco mais de detalhes, paredes e labirintos, também era possível passar de um lado para outros da tela como em pac-man. O jogo saiu em uma extensa lista de telefones como o Nokia 1100, famoso lanterninha.

Vieram em seguida:

  • Snake Xenzia, para o Nokia 1600 e 1112.
  • Snake EX para Nokia 6260. (primeiro snake colorido, muito semelhante ao II)
  • Snake EX2 veio para a série S40 da Nokia.
  • Snakes 3D apareceu no N-Gage 1 (Clássico)
  • Snakes III para Nokia 3250, 5310 e 5610 (versão em Java atual do jogo).
  • Snakes Subsonic saiu em 22 de maio de 2008 para aparelhos com Symbian9.x

1º Acessório Joystick para celular:
snake História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Outros artigos da série:

  1. A História dos Jogos de Celular – 1ª Parte – Jogos embargados (Snake e derivados)
  2. A História dos Jogos de Celular – 2ª Parte – O Eterno Java (J2ME)
  3. A História dos Jogos de Celular – 3ª Parte – A Era Symbian
Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.

6 Comments

  1. muito interessante a matéria, espero a 2ª parte!

  2. eu tbm curti nuito!

  3. Que nostálgico esse post, ansioso pela parte dois.

  4. que legal esse acessorio joystick manow.. devia ter desses pra jogar nos celulares touch..

  5. alguem sabe se ja tem a parte 2??

  6. Saiu já, vou colocar um link no fim do texto para ficar mais fácil.

Leave A Comment