História dos Jogos para Celular – 1ª Parte

18 de Fevereiro de 2011 . Atualizado 07/05/2015
Hagenuk-Tetris História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

 

A história dos jogos de celular começa em 1994, com o lançamento do Hagenuk MT-2000 pela Cetelco. O celular dinamarquês faria história ao colocar em sua programação de baixo nível um game bastante viciante na época, Tetris. Entretanto, mesmo com o lançamento do viciante Tetris, o celular não ficou tão popular e a fabricante foi comprada por outra empresa em 1995.

 

Snake, o primeiro grande sucesso para celular

snake-auf-einem-nokia-handy História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Em 1997, o ramo de telefonia móvel andava a passos largos. Falar de qualquer lugar em um celular era algo rotineiro, porém um pouco desengonçado. As bolsinhas e pochetes de celular reinavam, pois sempre tínhamos que carregar uma bateria extra. Entretanto, uma empresa da Finlândia, chamada Nokia, agregava cada vai mais valor ao seus aparelhos celulares finos e pequenos que executavam outras funções (além de falar) e tinha como grande atrativo, a enorme autonomia da bateria sobre seus concorrentes.

nokia%206110 História dos Jogos para Celular - 1ª ParteNokia-5110-01 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Dois lançamentos em 1998 foram responsáveis por muitas mudanças no mercado dos celulares, são eles, Nokia 6110 e 5110. Eles foram os primeiros celulares onde era possível fazer outra coisa além de falar e enviar SMS. Estes aparelhos trouxeram ícones bem apresentados, melhor visualização de mensagens e possibilidade de ver desenhos. Apesar de ambos os aparelhos serem GSM, eles só chegariam no Brasil em 1999, funcionando ainda sob redes TDMA.

Estes dois lançamentos tinham o enfoque no público jovem adulto. Em especial o 5110 que tinha a possibilidade de trocar as carcaças por outras coloridas, vendidas separadamente.

Para as crianças de todas as idades o que chamava atenção no aparelho era a presença inédita de 3 jogos: Memory, Snake e Logic. Colocado despretensiosamente nestes celulares, um jogo fez enorme sucesso, Snake! Relativamente simples, praticamente o básico dos gráficos, Snake era um diversão casual, contudo, rotineira na vida de muitas pessoas.

A facilidade com que o aparelho se apresentava disponível, era a mesma facilidade de iniciar o jogo. Quem tinha um 5110 ou 6110 jogava casualmente e quem não tinha pedia emprestado. A competição era o grande lance e era comum as pessoas competirem para ver quem fazia mais pontos. Acredito que parte da febre do jogo Snake , deve-se também aos “brickgames” que fizeram muito sucesso no Brasil no final do século. Um dos jogos presentes nos “brickgames” era Snake, as pessoas já estavam familiarizadas com o jogo.

O sucesso rendeu frutos e nos telefones seguintes a Nokia adicionaria mais jogos como: Snake EX, Snake II, Bumper, Dance 2 Music, Link5, Magic Draw, e Space Impact. Veja imagens de alguns desses jogos abaixo:

nokia_game_ani_spaceimpact História dos Jogos para Celular - 1ª Partenokia_game_spaceimpact História dos Jogos para Celular - 1ª Parte
nokia_game_ani_racket História dos Jogos para Celular - 1ª Partenokia_game_racket História dos Jogos para Celular - 1ª Parteitem4043 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Apesar de outras empresas como Siemens e Sony Ericsson seguirem o exemplo da Nokia, já era um pouco tarde, a febre havia passado e apenas Snake e Space Impact sobreviveram aos anos monocromáticos e embargados dos jogos para celular, todos os outros jogos desaparecem. Uma nova plataforma despontava.

A era Java

phones_200 História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Em 2002 os primeiros celulares com suporte a Java (J2ME) chegavam ao mercado, eram eles, Nokia 3410 e Siemens M50. Apesar de ainda possuírem displays monocrimáticos, ambos tinham a capacidade de fazer o download de um aplicativo (apenas um) para ser executado no celular. Isto abriu a oportunidade para que não apenas os fabricantes, mas outras empresas ou até mesmo qualquer pessoa desenvolve-se um jogo e o coloca-se em seu celular.

 

Curiosidades:

Snake é muito semelhante a jogos antigos para pc (anos 70) como: MILES, Blockblade e Nibbles.
Snake fez sua primeira aparição no Nokia 5110/ 6110 e era apenas uma linha e quatro pontos reunidos que simulavam a comida.

Depois veio Snake II para o Nokia 3310 (também monocromático). Com um pouco mais de detalhes, paredes e labirintos, também era possível passar de um lado para outros da tela como em pac-man. O jogo saiu em uma extensa lista de telefones como o Nokia 1100, famoso lanterninha.

Vieram em seguida:

  • Snake Xenzia, para o Nokia 1600 e 1112.
  • Snake EX para Nokia 6260. (primeiro snake colorido, muito semelhante ao II)
  • Snake EX2 veio para a série S40 da Nokia.
  • Snakes 3D apareceu no N-Gage 1 (Clássico)
  • Snakes III para Nokia 3250, 5310 e 5610 (versão em Java atual do jogo).
  • Snakes Subsonic saiu em 22 de maio de 2008 para aparelhos com Symbian9.x

1º Acessório Joystick para celular:
snake História dos Jogos para Celular - 1ª Parte

Outros artigos da série:

  1. A História dos Jogos de Celular – 1ª Parte – Jogos embargados (Snake e derivados)
  2. A História dos Jogos de Celular – 2ª Parte – O Eterno Java (J2ME)
  3. A História dos Jogos de Celular – 3ª Parte – A Era Symbian
Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.