Por que os jogos de tiro NÃO estão na App Store brasileira?

14 de maio de 2012 . Atualizado 12/02/2013

E aí já baixou N.O.V. 3? E Modern Combat 3? Talvez já, mas não na App Store brasileira. Se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa e migrou sua conta de outro país para a iTunes brasileira, só lamento, meu amigo. Atualmente, não temos nenhum grande jogo de tiro disponível para download. Nenhuma versão dos seguinte jogos: N.O.V.A, Modern Combat, Call od duty, Battlefield. Até Max Payne ficou de fora.

Tudo esbarra, como sempre, na velha “burrocracia” brasileira que mais uma vez prova que não se da bem com a Apple. Parte do problema com relação aos jogos para iOS no Brasil foi solucionado recentemente, quando a seção de jogos estreiou na iTunes brasileira. Mas parece que o governo não quer jogos de tiro que simulem violência, e parece que a coisa não vai mudar tão cedo, veja o que a Gameloft colocou, como resposta a um dos comentários no Facebook.

Captura-de-tela-de-2012-05-14-110542 Por que os jogos de tiro NÃO estão na App Store brasileira?

Clique para Ampliar

Enquanto isso, para quem tem um Android no bolso, não há o que reclamar, recentemente o Google anunciou uma parceria com as operadoras para facilitar a compra de aplicativos e jogos. Porém, no mundo da maçã, quem tem iPhone, iPod Touch ou iPad tem que se virar em contas estrangeiras para garantir sua diversão balística.

Recentemente migrei minha conta da App Store da Argentina para o Brasil. E tomei um baita chute nos fundilhos. Por quê? Por que não baixei todos os aplicativos que tinha comprado por lá e quando tentei novamente mudar a conta para a App Store hermana recebi a mensagem de que não poderia fazé-lo, pois não existe mais a opção “none” nas formas de pagamento, sendo agora obrigatório ter um cartão de crédito da Argentina, mesmo que seja só para baixar aplicativos grátis. Com isso perdi uma grande quantidade de jogos comprados. Embora eu não vá jogá-los em um futuro próximo, sempre existe a possibilidade de um review/crítica mais na frente.

Bom, não tive escolha e mudei a região da minha conta (mais uma vez) para o Uruguai. Nada impende que a mesmíssima shit aconteça de novo. E esse é o destino de quem tenta usar honestamente o sistema da Apple no Brasil. Falta de lançamentos mais adultos, alguns jogos de 2009 ausentes e a impossibilidade de comprar Gift Cards sem taxas na Best Buy.

É, se continuar assim, mudo pro Android de vez.

 

##### ATUALIZAÇÃO #####

A portaria 1.643/2012, publicada  no Diário Oficial da União em Agosto, determinou que as empresas que comercializarem ou oferecerem jogos pela internet (Aqui incluem-se Apple e sua App Store) ficarão responsáveis por avaliar o conteúdo com base nos critérios de sexo, drogas e violência e especificar a classificação indicativa de acordo com o padrão nacional.

Contudo, apesar de publicada a portaria ainda não entrou em vigor.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Engraçado, a Nokia Ovi Store tem todos os jogos das de outros países. A Google Play também tem assim como Windows Market Place e até a BlackBerry App World. Só a Apple é que tem problema!

    Burrocracia brasileira? Colocar um software em análise para avaliação e esperar sua aceitação (juntamente com sua faixa etária) ser publicada no Diário Oficial da União não demora nem uma semana.

    E tem gente por ai (como o bando de baba ovo lá do Giz) que diz que a culta é do governo brasileiro.

    • Dario Coutinho

      Newton, também não entendi. Temos jogos violentíssimos para PC à venda e essa burocracia com alguns poucos jogos de tiro que só mostram um pouquinho de sangue. A própria Apple já bani jogos violentos demais.