[Opinião] A morte do Symbian!

13 de fevereiro de 2011
deathsymbian [Opinião] A morte do Symbian!

O Symbian morreu! O que antes poderia soar como uma frase trollística disparada em plena fúria, agora virou a mais sinistra realidade. A Nokia desistiu do seu sistema operacional adotado como padrão durante anos (desde 2003 eu acho) para produzir smartphones apenas com o Windows Phone 7 (WP7) da Microsoft.

A decisão foi comunicada pelas próprias empresas nesta sexta (11), mas eu demorei um pouco para digerir a coisa. Afinal não é todo dia que uma empresa mata três sistemas de uma só vez para aderir a algo até então “desconhecido” para ela.

Escrevi que eram três sistemas de propósito. Pois afinal, além do Symbian, o MeeGO e Maemo também estão com o futuro incerto. (ou talvez certos, a morte!)

Veja os slides apresentados pela Nokia no dia fatídico:

nokia-symbian-wp7-e1297446713165 [Opinião] A morte do Symbian!
Symbian-morto-600x348-e1297446795710 [Opinião] A morte do Symbian!

A Nokia não deixou dúvidas de que vai focar seus esforços no Windows Phone 7. A decisão da empresa pelo sistema de Microsoft em vez do Android do Google, como muitos queriam, se baseou na chamada diferenciação. A Nokia não queria ser “apenas mais uma” a adotar o Android e o casamento com a Microsoft parece perfeito a primeira vista: a Microsoft entra com o software e a Nokia entra com o hardware.

Não é novidade que o software da Nokia tem sido seu calcanhar de aquiles por anos. Apesar dos baixos requisitos e velocidade, o Symbian é um sistema difícil de se trabalhar. Desde o primeiro N-Gage a dificuldade de se desenvolver para Symbian ficou aparente. A fragmentação do sistema em v2, v3, v5 e ^3 só ajudou a aumentar o problema. Para piorar surgiria algo que mudaria o mercado em 2007… o iPhone OS.

Como se a coisa já não estivesse tão boa, em 2008 chega o Android. Como todos sabem, um sistema Open Source com a palavrinha mágica Google escrito nele. Não demorou para as empresas parceiras da Nokia começarem a abandonar o navio, pois apesar de exigir mais recursos o Android era até então o único sistema capaz de encarar o iPhone OS.

nokia%20for%20dummies [Opinião] A morte do Symbian!


Há quem diga que nessa guerra toda não interessa qual o SO


Se não interessasse ainda estaríamos usando telefones monocromáticos e não seria possível fazer tudo que um smartphone é capaz de fazer hoje em dia.

Mesmo pensando que qualquer SO serve, sempre existirá aquele aplicativo ou jogo que só existe em outro sistema. E se você conseguiu fazer as contas como eu, toda a história (e jogos) da N-Gage morre aqui junto com o Symbian. Em outros termos, adeus todo e qualquer aplicativo que você gostava no seu Symbian.

A Nokia parece não estar preparada para desenvolver software de qualidade. Um fato que prova isso é toda a novela em torno de Maemo, MeeGO e Symbian. A Nokia parecia um noiva indecisa sobre qual sistema escolher. E também é de conhecimento de todos como a Nokia gosta de (des)tratar seus desenvolvedores.

E nesse turbilhão emocional da Nokia entra a “salvadora” Microsoft, que ironicamente também precisa ser salva, pois seus novo sistema o Windows Phone 7 andou longe de decolar.

palm-rip-2 [Opinião] A morte do Symbian!
Premonição

Já viu esse filme? Eu também! A derrocada da Palm anos atrás se deu em circunstâncias parecidas. A Palm correu inclusive para a mesma “solução”, na época, o Windows Mobile.

Para finalizar, não acredito no WP7 como uma aposta certa para games (pelo menos a curto prazo) como a Nokia acha que vai ser. Apesar de conter a Xbox Live, o sistema da Microsoft ainda não emplacou entre os gamers.

playstation-suite [Opinião] A morte do Symbian!

Não obstante, ainda tem a Sony (ex-parceira) no páreo, com um projeto bem mais sólido. Uma plataforma pronta e promete usar seu estreito relacionamento com “nomões” do mundo dos games para trazer não apenas jogos do antigo Playstation One, mas também novos conteúdos para o Android.

A meu ver, o que pode acontecer no futuro é o repeteco do cenário de agora. iPhone e Android dominando no entretenimento móvel, seguidos de longe pelo WP7 que seria adotado por pessoas “mais sérias”.

Boa sorte Nokia!

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • André Augusto

    Eu acho falta de respeito com os consumidores, como por exemplo quem acabou de comprar um N8 que o preço é um Absurdo (quase ou + do que de um iPhone, no Brasil, é claro) e já sair de linha, a mesma coisa aconteceu com o N97, que ninguém se quer lembra (só quem tem)e agora quem acabou de adquirir um celular da NOKIA com Synbian fica arrependido, sei que é para não levar a empresa a falência, mas a NOKIA tem muito medo de inovar, tanto é que os aparelhos dela ultimamente tem câmera, HDMI, Armazenamento entre outros muito bons, mas o OS não, acho que já passava da hora de inovar, mas apostar no WP7…sei não, acho que ANDROID seria mais viável, tanto é que no Brasil, Windows Mobile (WP7) nunca se deu bem, mas vamos ver no que vai dar!

  • Stark

    André, o Symbian continua de pé sim, tanto que foi divulgada a nova interface do mesmo, hehe.E a Nokia não se junta com Android, pois não quer partilhar lucros com a Google, além disso acha mais interessante começar algo ao lado da Microsoft.E também, todos sabemos que existem alguns ex-empregados da Microsoft trabalhando na Nokia, logo era questão de tempo para isto ocorrer.

  • Luan17

    é triste infelizmente…dario ou andré postei na mobile games do orkut meu brother usei sua imagem direcionei tb daqui, qualquer coisa se dps quiser dar um pulinho lá …

  • Dário Coutinh

    @André Augusto da SilvaTenho duas peças de museu: um N95 e um N-Gage Clássico.O Symbian^3 nem "respirou" direito para ver seus primeiros jogos exclusivos. Não tinha em mente adquirir um e agora é que não tenho mesmo.Em honra as duas gerações da N-Gage que os Symbian nos deu, estou preparando um série de "old reviews" pra matar saudade.

  • Dário Coutinh

    @Luan17 Valeu, cara, tentei usar o orkut esses dias, mas para minha saúde decidi abandonar de vez…

  • Destroyzer

    Caramba… Eu ia comprar um N8 mas pelo visto nem vou comprar mais. Vou voltar para a Sony Ericsson. Primeiro aparelho nokia que comprei esse ano (5530) e já me expulsaram!Aguardando o Xperia Play, esse promete…

  • Mateus
  • Dário Coutinh

    O que é besteira?Tudo postado aqui foi anunciado pela própria empresa em parceria com a microsoft. Inclusive os gráficos acima. O que vc postou sim é uma besteira, pois é um forum de fanboys e ainda por cima nem é relacionado ao assunto. (o link q vc postou é sobre códigos dos telefones)

  • ROM GAMES

    kkkkk e virou foi guerrinha de qual melhor respostasrsrslembre de que o assunto e o finado Symbiam relativamente eu concordo com o andre augusto na parte de falta de respeito com consumidor que poderia rolar processos ja que a Nokia lança e produtos muito bons e já na outra parte eu esperaria sim um arranque dela pra concorrer com as plataforma Androind e Iphone mais sem deixar os consumidores de symbiam de lado.

  • Anonymous

    A google com o sistema a ser lançado (chrono os) para celulares com tecla ,pode selar de vez o destino do symbiam na ultima fronteira ,os celulares basicos .