[Opinião] A morte do Symbian!

13 de Fevereiro de 2011 . Atualizado 13/02/2011
deathsymbian [Opinião] A morte do Symbian!

O Symbian morreu! O que antes poderia soar como uma frase trollística disparada em plena fúria, agora virou a mais sinistra realidade. A Nokia desistiu do seu sistema operacional adotado como padrão durante anos (desde 2003 eu acho) para produzir smartphones apenas com o Windows Phone 7 (WP7) da Microsoft.

A decisão foi comunicada pelas próprias empresas nesta sexta (11), mas eu demorei um pouco para digerir a coisa. Afinal não é todo dia que uma empresa mata três sistemas de uma só vez para aderir a algo até então “desconhecido” para ela.

Escrevi que eram três sistemas de propósito. Pois afinal, além do Symbian, o MeeGO e Maemo também estão com o futuro incerto. (ou talvez certos, a morte!)

Veja os slides apresentados pela Nokia no dia fatídico:

nokia-symbian-wp7-e1297446713165 [Opinião] A morte do Symbian!
Symbian-morto-600x348-e1297446795710 [Opinião] A morte do Symbian!

A Nokia não deixou dúvidas de que vai focar seus esforços no Windows Phone 7. A decisão da empresa pelo sistema de Microsoft em vez do Android do Google, como muitos queriam, se baseou na chamada diferenciação. A Nokia não queria ser “apenas mais uma” a adotar o Android e o casamento com a Microsoft parece perfeito a primeira vista: a Microsoft entra com o software e a Nokia entra com o hardware.

Não é novidade que o software da Nokia tem sido seu calcanhar de aquiles por anos. Apesar dos baixos requisitos e velocidade, o Symbian é um sistema difícil de se trabalhar. Desde o primeiro N-Gage a dificuldade de se desenvolver para Symbian ficou aparente. A fragmentação do sistema em v2, v3, v5 e ^3 só ajudou a aumentar o problema. Para piorar surgiria algo que mudaria o mercado em 2007… o iPhone OS.

Como se a coisa já não estivesse tão boa, em 2008 chega o Android. Como todos sabem, um sistema Open Source com a palavrinha mágica Google escrito nele. Não demorou para as empresas parceiras da Nokia começarem a abandonar o navio, pois apesar de exigir mais recursos o Android era até então o único sistema capaz de encarar o iPhone OS.

nokia%20for%20dummies [Opinião] A morte do Symbian!


Há quem diga que nessa guerra toda não interessa qual o SO


Se não interessasse ainda estaríamos usando telefones monocromáticos e não seria possível fazer tudo que um smartphone é capaz de fazer hoje em dia.

Mesmo pensando que qualquer SO serve, sempre existirá aquele aplicativo ou jogo que só existe em outro sistema. E se você conseguiu fazer as contas como eu, toda a história (e jogos) da N-Gage morre aqui junto com o Symbian. Em outros termos, adeus todo e qualquer aplicativo que você gostava no seu Symbian.

A Nokia parece não estar preparada para desenvolver software de qualidade. Um fato que prova isso é toda a novela em torno de Maemo, MeeGO e Symbian. A Nokia parecia um noiva indecisa sobre qual sistema escolher. E também é de conhecimento de todos como a Nokia gosta de (des)tratar seus desenvolvedores.

E nesse turbilhão emocional da Nokia entra a “salvadora” Microsoft, que ironicamente também precisa ser salva, pois seus novo sistema o Windows Phone 7 andou longe de decolar.

palm-rip-2 [Opinião] A morte do Symbian!
Premonição

Já viu esse filme? Eu também! A derrocada da Palm anos atrás se deu em circunstâncias parecidas. A Palm correu inclusive para a mesma “solução”, na época, o Windows Mobile.

Para finalizar, não acredito no WP7 como uma aposta certa para games (pelo menos a curto prazo) como a Nokia acha que vai ser. Apesar de conter a Xbox Live, o sistema da Microsoft ainda não emplacou entre os gamers.

playstation-suite [Opinião] A morte do Symbian!

Não obstante, ainda tem a Sony (ex-parceira) no páreo, com um projeto bem mais sólido. Uma plataforma pronta e promete usar seu estreito relacionamento com “nomões” do mundo dos games para trazer não apenas jogos do antigo Playstation One, mas também novos conteúdos para o Android.

A meu ver, o que pode acontecer no futuro é o repeteco do cenário de agora. iPhone e Android dominando no entretenimento móvel, seguidos de longe pelo WP7 que seria adotado por pessoas “mais sérias”.

Boa sorte Nokia!

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.