Testamos Abyss of Dungeons: o “Dark and Darker mobile” (PREVIEW)

Tivemos a chance de testar Abyss of Dungeons, novo jogo mobile da Krafton, desenvolvido pela Bluehole Studio, que é nada mais nada menos que Dark and Darker Mobile.

O jogo foi cedido gentilmente pela equipe de desenvolvimento, e passamos alguns dias presos em masmorras com estranhos e muitos monstros. Acompanhe em nosso preview.

Por que a mudança de nome do Dark and Darker Mobile?

A Krafton, em sua tentativa de se distanciar do estúdio Ironmace e das batalhas legais em andamento com a Nexon, mudou o nome de Dark and Darker Mobile para Abyss of Dungeons.

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Caso você não esteja por dentro, a Ironmace Studios está envolvida em uma batalha judicial com a Nexon, devido a alegações de uso indevido de segredos comerciais. A Nexon alega, basicamente, que a Ironmace — fundada por ex-funcionários — utilizou ativos e/ou ideias do período em que trabalhavam na empresa para desenvolver Dark and Darker.

Independentemente da veracidade das acusações, o processo judicial ainda está em andamento e havia indícios de que Dark and Darker Mobile passaria por uma mudança de nome.

Visão em primeira pessoa

Abyss of Dungeons tem essencialmente os mesmos mapas e jogabilidade que o Dark and Darker de PC. No comando de um aventureiro, o jogador deve se esgueirar pela escuridão, caçando monstros e tesouros.

A principal mudança em relação à versão de PC é a visão da câmera. Na versão mobile, o jogo muda e vai para a terceira pessoa. Não há botão, por enquanto, para colocar o jogo em primeira pessoa.

Apresentação

Abyss of Dungeons tem uma apresentação belíssima, com ótimas cinemáticas e um belo tutorial. O jogo explica bem as mecânicas, que, para quem não conhece, me permita explicar.

Abyss of Dungeons é um jogo de extração, mas com uma pegada de RPG medieval. Os jogadores, ou jogador, precisam se adentrar em masmorras e castelos atrás de equipamentos e tesouros.

Você pode jogar partidas apenas contra inimigos bots ou contra outros jogadores.

O objetivo é ir até uma pedra de extração e ativar o portal para sair da masmorra. No caminho, vários perigos e inimigos te aguardam. É preciso tomar cuidado para não morrer, pois boa parte do seu loot (coisas que você carrega na mochila) será perdida.

A Krafton tomou bastante cuidado para explicar as mecânicas e deixar o jogo bastante simplificado no mobile. Há várias ajudas para automatizar tarefas, como verificar loot de inimigos, organizar coisas na mochila e no baú da sua base.

E talvez seja aqui que as coisas comecem a se complicar.

Jogabilidade um pouco lenta

Por ser fácil de jogar e com um início bem repetitivo, você deve imaginar que a progressão será rápida, não é mesmo? Mas não é o caso.

As coisas acontecem muito devagar em Abyss of Dungeons. Talvez por conta da transição de primeira para terceira pessoa não ter sido bem pensada. A movimentação e os ataques dos personagens são um pouco lentos.

As coisas se desenvolvem muito devagar, e a sensação de falta de progresso é nítida.

Modos de jogo

Logo de cara, você escolhe entre enfrentar apenas a IA ou cair em modos PvPvE, onde outros jogadores podem acabar com sua run a qualquer momento. Os principais destaques:

  • Masmorra dos Goblins (solo ou co-op)
  • Domínio das Trevas (PvE clássico)
  • Arena e Castelo Esquecido (PvPvE desafiador)

E se estiver sem amigos, tudo bem: o jogo deixa você montar seu grupo com mercenários NPCs — e eles funcionam surpreendentemente bem, inclusive revivendo você nas horas mais tensas.

Novamente, o lado ruim aqui é a progressão lenta.

Pode ser que isso melhore no lançamento do game, que chega agora dia 11.

Classes e criação de personagem que lembram Diablo II

Antes de entrar na dungeon, você monta seu personagem com direito a customização completa e escolha de classe. São seis opções:

  • Clérigo
  • Lutador
  • Explorador
  • Ladino
  • Mago
  • Bárbaro

A tela de seleção é um tributo direto a Diablo II, com os personagens enfileirados esperando a sua escolha. E sim, cada classe muda radicalmente a jogabilidade.

Controles bem adaptados e performance sólida no mobile

Nada de HUD entupido ou comandos imprecisos. Abyss of Dungeons impressiona por conseguir adaptar um jogo denso e estratégico ao mobile, com controles bem posicionados, respostas rápidas e câmera em terceira pessoa.

Além disso, o suporte ao remapeamento de botões é um bônus muito bem-vindo para quem quer deixar tudo mais confortável. Em termos de performance, mesmo rodando na Unreal Engine 5, o jogo foi estável nos testes — embora sessões mais longas pesem na bateria.

Gráficos bonitos, mas…

Abyss of Dungeons é um jogo bem otimizado para mobile. O título conta com upscaler para manter o FPS em caso de queda na taxa de quadros.

O game também conta com Snapdragon Game Super Resolution V2 (SGSR V2), que seria uma espécie de DLSS dos Snapdragon.

O SGSR V2 é uma tecnologia baseada em IA e algoritmos de upscaling que melhora a imagem do jogo. Funciona assim: o jogo é renderizado internamente em uma resolução menor, e o SGSR V2 transforma a imagem em alta resolução. Com isso, o jogo roda de forma mais leve, economizando bateria e melhorando também a performance (mais FPS).

No meu Galaxy S23 Ultra, que possui processador Snapdragon 8 Gen 2, a opção não funcionou como deveria. Deve ser um recurso apenas para Snapdragon 8 Elite.

No S23 Ultra, com a configuração no “Alto”, o jogo rodou a 60 frames por segundo sem engasgos. Mesmo habilitando o visor a 120 Hz, não apareceu opção para jogar nessa taxa de atualização.

Vale a pena?

Se você curte Dark and Darker, Escape from Tarkov ou qualquer looter com tensão por todos os lados, Abyss of Dungeons é um prato cheio. Ele não apenas traz o mesmo DNA hardcore para o mobile, como também melhora a acessibilidade sem sacrificar a profundidade.

Contudo, o desenrolar do jogo é um pouco lento, e por isso pode ser que, no começo, você fique entediado com as missões repetitivas.

Vale lembrar que esse preview é sobre a versão cedida pela empresa, e pode haver mudanças no lançamento do game.


Lançamento: 11 de junho para Android e iOS.
Grátis para jogar, com compras no app.

Lançamento

Abyss of Dungeons será lançado amanhã com versões para Android e iOS. Os links de download você confere aí embaixo.

App Store (iOS)

Google Play (Android)

 


Nossos agradecimentos a equipe da Theo Games e Krafton por ter cedido uma versão do game antes do lançamento.

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