A KRAFTON e a Bluehole Studio abriram as portas para um bate-papo exclusivo sobre Abyss of Dungeons, o mais novo lançamento da publisher sul-coreana. Conversamos com Joonseok Ahn, Chefe de Produção da Bluehole Studio, que compartilhou detalhes sobre a criação, desafios e visão de futuro do jogo.
Durante a entrevista, Ahn explicou a proposta por trás do título, comentou a mudança de nome que marca uma nova fase do projeto e destacou o compromisso da equipe com a otimização para diversos dispositivos. Confira abaixo a íntegra da conversa:
P1: Olá Joonseok Ahn! Para começar, você poderia se apresentar aos nossos leitores?
R: Olá. Sou Joonseok Ahn, produtor executivo e chefe de produção da Bluehole Studio, atualmente supervisionando o desenvolvimento de Abyss of Dungeons. Antes de ingressar na KRAFTON, trabalhei na Netmarble Nexus como produtor de Seven Knights Revolution, fui chefe de P&D mobile na Smilegate RPG, fui programador de Vindictus na Nexon e liderei a equipe de desenvolvimento de servidores para o MMORPG para PC MU na Webzen.
P2: Dark and Darker parece um gênero único. Como nasceu a ideia para esse game?
R: Nossa equipe de desenvolvimento viu um forte potencial nos “RPGs de extração” como um novo gênero que oferece uma experiência distinta após o boom dos battle royales. Analisamos as principais características de vários jogos de extração no mercado global e construímos Abyss of Dungeons em torno de um cenário clássico de fantasia medieval.
O jogo apresenta combate corpo a corpo em tempo real — “esgrima” — usando elementos tradicionais como espadas e escudos. Como um RPG de extração, o jogo proporciona uma experiência divertida de entrar em uma masmorra para explorar e lutar, obter itens e escapar em segurança com suas recompensas.
P3: Por que a mudança de nome para Abyss of Dungeon no Android? A versão para iOS também passará a se chamar assim?
R: Sim, o jogo se chamará Abyss of Dungeons tanto para Android (AOS) quanto para iOS. O novo nome representa o cenário de masmorras abissais e simboliza a essência da jogabilidade, em que os jogadores se aventuram em masmorras profundas e sombrias, lutando intensamente para sobreviver. Esperamos que o novo nome transmita melhor a identidade do jogo, suas características específicas do gênero e sua atmosfera única para os jogadores.
P4: Quais foram os principais desafios técnicos enfrentados ao adaptar as mecânicas complexas de Abyss of Dungeon para dispositivos móveis, e como a equipe superou essas limitações?
R: Nossa equipe no Bluehole Studio tem se concentrado na jogabilidade única do gênero de extração desde seus estágios iniciais e iniciou o desenvolvimento de Abyss of Dungeons no início de 2023. Um dos nossos maiores desafios foi adaptar os elementos hardcore do gênero para o público mobile, sem perder a essência do jogo. Trabalhamos intensamente para traduzir as mecânicas de combate complexas em controles intuitivos para toque e garantir um desempenho estável em uma ampla variedade de dispositivos móveis.
P5: Como a equipe tem lidado com o feedback dos jogadores em relação aos controles e à interface do usuário na versão mobile? Existem planos para melhorias contínuas nesses aspectos?
R: Estamos analisando atentamente os dados e o feedback dos jogadores para refinar os sistemas de jogabilidade, incluindo controles e interface do usuário. Nosso objetivo é manter uma comunicação próxima com os jogadores e realizar ajustes de balanceamento com base nas experiências reais de gameplay, criando, assim, um ambiente que atenda e satisfaça uma base ampla de usuários.
P6: Quais são os requisitos mínimos recomendados pela equipe para que os jogadores tenham uma experiência fluida e imersiva em Abyss of Dungeon no celular?
R: Abyss of Dungeon foi otimizado para rodar em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo smartphones de entrada como a linha Galaxy A, Vivi, Vivo, OPPO, POCO (Xiaomi) e Redmi (Xiaomi). Embora o jogo já seja jogável nesses modelos mais modestos, estamos constantemente trabalhando para melhorar o desempenho e a compatibilidade, garantindo uma experiência ainda melhor e mais imersiva em todos os dispositivos compatíveis.
Lançamento
Abyss of Dungeons será lançado amanhã com versões para Android e iOS. Os links de download você confere aí embaixo.
Nossos agradecimentos a equipe da Theo Games por ter intermediado a entrevista, e também a equipe da KRAFTON e a Bluehole Studio.
Foto: Inven.