Um novo aplicativo chamado Stick Debug, disponível na App Store, está permitindo algo que até então era considerado impossível no iOS: habilitar JIT (Just-In-Time Compilation) em emuladores. Com o recurso, os emuladores do iOS passam a ter um desempenho no nível dos emuladores presentes no Android.
Tá, mas por que isso não era permitido logo no iOS? Simples, a Apple não deixava.
Para quem acompanha a cena da emulação, essa notícia representa um divisor de águas. Com o JIT ativado, o desempenho dos emuladores melhora consideravelmente, abrindo caminho para jogos mais pesados rodarem de forma mais fluida no iPhone e iPad.
Com o JIT ativado, qualquer emulador que você esteja rodando no iOS. Veja a lista de emuladores onde o Stick Debug já funciona:
🕹️ Nintendo Entertainment System (NES)
- iNES (disponível via AltStore e TestFlight)
- NES.emu (algumas versões chegaram à App Store)
- Delta (suporta NES, SNES, GBA e outros)
🎮 Super Nintendo (SNES)
- SNES9x EX+ (versão adaptada via AltStore)
- Delta (suporte integrado ao SNES)
- RetroArch (com núcleo SNES9x)
📼 Game Boy / Game Boy Color / Game Boy Advance
- GBA4iOS (renomeado como Delta)
- Delta (suporte completo a GBA, GBC e GB)
- mGBA (via RetroArch ou como app standalone)
📀 PlayStation 1
- Provenance (multissistema com suporte a PS1)
- RetroArch (com núcleo PCSX-ReARMed)
- Gamma (em desenvolvimento para suporte completo ao PS1)
📀 PlayStation 2
- Play! (emulador experimental, disponível via sideload, não exige BIOS)
- AetherSX2 (não oficialmente portado para iOS, mas em testes por devs via sideload e JIT)
📀 PlayStation Portable (PSP)
- PPSSPP (já disponível oficialmente na App Store desde abril de 2024)
🧱 Nintendo 64
- Delta (suporte limitado)
- RetroArch (núcleo Mupen64Plus)
🎮 Nintendo DS
- iNDS (via AltStore, suporte bom mas sem atualizações recentes)
- Delta (suporte limitado)
- MelonDS (algumas builds experimentais via sideload)
🐸 GameCube / Wii
- DolphiniOS (build do Dolphin para iOS, disponível via AltStore e repositórios externos)
- Necessita JIT para desempenho ideal — o Stick Debug ajuda nisso
🎮 Atari 2600, Master System, Mega Drive, etc.
- Provenance (suporta diversos consoles antigos)
- RetroArch (múltiplos núcleos para Atari, Sega e outros)
🕹️ Neo Geo / Arcade (MAME)
- iMAME4All (sideload)
- RetroArch (núcleo MAME 2003, 2010 e atuais)
O que é JIT e por que ele é tão importante?
JIT, ou Just-In-Time Compilation, é uma técnica de compilação utilizada por diversos emuladores e máquinas virtuais. Ao invés de interpretar o código do jogo linha por linha (o que é mais lento), o JIT compila partes do código diretamente para o processador do dispositivo durante a execução, tornando a emulação muito mais rápida.
Esse recurso é amplamente utilizado em sistemas como Android, Windows e Linux, onde emuladores como Dolphin, PPSSPP, Yuzu e muitos outros já se beneficiam da tecnologia há anos. No Android, por exemplo, o JIT é ativado automaticamente, sem que o usuário precise fazer nada.
No iOS, no entanto, a história é diferente. Por restrições da Apple, aplicativos com JIT são proibidos na App Store — o que limitava fortemente a performance dos emuladores disponíveis oficialmente.
Stick Debug: a “brecha” que muda tudo
O Stick Debug contorna essa limitação de forma criativa. O app não é um emulador por si só, mas uma ferramenta de depuração que permite ativar o JIT em outros aplicativos que estejam em execução no iPhone ou iPad. Com ele, usuários podem finalmente liberar o potencial completo de seus emuladores favoritos no iOS, desde que saibam seguir alguns passos técnicos.
⚠️ Importante: A configuração do Stick Debug não é 100% amigável para iniciantes, e requer seguir tutoriais que circulam online para funcionar corretamente. Mas, uma vez habilitado, o ganho de desempenho é notável.
Risco de remoção?
Ainda não se sabe por quanto tempo o Stick Debug estará disponível na App Store. Como a Apple tem histórico de remover rapidamente aplicativos que burlam suas diretrizes, muitos especialistas estão recomendando baixar o app o quanto antes, mesmo que o usuário ainda não pretenda utilizá-lo.
Além disso, uma vez instalado, há chances de o app continuar funcionando mesmo após uma possível remoção da loja, desde que ele permaneça no aparelho.
Impacto para a emulação mobile
Com esse avanço, emular consoles como PlayStation 2, GameCube, Wii, 3DS e até Switch no iOS pode se tornar algo viável e funcional, em pé de igualdade com o Android — pelo menos no quesito desempenho.
A comunidade já começa a comemorar o feito, considerando o Stick Debug uma das maiores conquistas da emulação no iOS nos últimos anos.