Após cinco anos, e intensas batalhas judiciais, Fortnite está de volta na App Store dos Estados Unidos. O retorno veio após pressão da juíza do caso que mandou a Apple explicar por que o jogo ainda não havia voltado, após decisão judicial favorável a Fortnite. O game segue indisponível na App Store do Brasil.
A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou nesta segunda-feira que a Apple deveria resolver a disputa ou enviar um representante da empresa para depor perante ela.
Fortnite também está de volta na Europa, onde havia sumido, após a Apple inexplicavelmente, mais uma vez, retirar o jogo da App Store.
LINK DE DOWNLOAD DE FORTNITE NA APP STORE US
O game segue indisponível na App Store do Brasil, mas basta criar uma conta na App Store dos Estados Unidos e logar no jogo pela conta da Epico Games.
Apple perde decisão na justifica de forma definitiva nos EUA
A guerra entre as duas empresas começou quando a Epic tentou driblar as taxas de 30% cobradas pela Apple nas compras feitas via App Store.
Ao criar seu próprio sistema de pagamento dentro do jogo, a desenvolvedora violou as diretrizes da loja e acabou tendo Fortnite removido do iOS.
Para quem não sabe é proibido pela Apple que empresas criem formas de pagamento dentro dos jogos e apps que não sejam dentro da App Store. Mesmo ao direcionar para um site via navegador, a Apple não vê isso com bons olhos e pode banir o aplicativo.
A batalha judicial se estendeu por anos e mobilizou a indústria como um todo, com outras empresas — como Spotify e Amazon — apoiando a Epic na luta por mais liberdade de pagamento dentro do ecossistema Apple.
Ao longo do processo, a Apple foi forçada a flexibilizar algumas de suas regras, permitindo métodos de pagamento alternativos em determinados aplicativos.
Como resultado, a Apple teve de abrir mão do controle do iOS na Europa, permitindo que aplicativos e jogos pudessem ser instalados sem a necessidade da App Store.
Em outras palavras, a Apple perdeu muito mais do que apenas o controle de Fortnite.
Fortnite agora oferece cashback via sistema da Epic
Com o retorno do jogo ao iOS, a Epic está promovendo seu próprio sistema de pagamento dentro do app, oferecendo até 20% de cashback para quem optar por não usar a carteira da Apple. O benefício pode ser usado em Fortnite, outros jogos da desenvolvedora e na Epic Games Store.
“Você pode gastar suas recompensas em Fortnite, em nossos outros jogos ou na Epic Games Store ao usar o sistema de pagamento da Epic”, destaca a empresa.
CEO da Epic comemora e cutuca rivais
Em publicação nas redes sociais, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, celebrou o retorno do título à loja da Apple e não poupou alfinetadas.
“Obrigado a todos que apoiaram nosso esforço para abrir uma competição mobile e #FreeFortnite desde o começo. E obrigado a todos que inicialmente ficaram ao lado da Apple, mas depois vieram para o lado vencedor, apoiando os direitos dos desenvolvedores e dos consumidores.”
Requisitos mínimos e acesso limitado
Mesmo com o jogo disponível na loja americana, vale lembrar que Fortnite não será promovido na página inicial da App Store e dificilmente aparecerá nas listas de mais baixados. Para encontrá-lo, será necessário utilizar a busca direta. (Sim, a Apple é uma péssima perdedora).
Além disso, nem todos os aparelhos Apple são compatíveis com o jogo. Modelos como o iPhone SE Gen 2, iPhone XR, iPad Mini 5, iPad Air 3 e os iPads da 6ª à 9ª geração estão fora da lista de suporte. Dispositivos mais recentes são recomendados para garantir uma experiência fluida.
Para mais informações sobre Fortnite, jogos em disputa judicial e lançamentos mobile no Brasil, continue acompanhando o Mobile Gamer Brasil.