O cenário global de eSports está crescendo. Uma indústria que antes era domínio de alguns jogadores em seus quartos agora é um segmento multibilionário, com eventos internacionais e prêmios lucrativos.
Mas não são apenas os organizadores de e-sport que estão ganhando dinheiro: os criadores também estão impulsionando a indústria. Novos dados da Visa mostram que os jogadores estão ganhando mais dinheiro do que nunca, com 97% dos criadores do Reino Unido (um grande mercado de esports) esperando que seus ganhos aumentem significativamente nos próximos 12 meses.
Então, o que está impulsionando essa sorte inesperada para os jogadores? Quanto eles podem esperar ganhar, e seus ganhos continuarão a aumentar a longo prazo?
Uma renda de longo prazo
Se você tivesse dito a alguém há uma década que jogar online seria uma fonte realista de alta renda, você poderia ter recebido um olhar estranho em troca.
Os videogames eram, em grande parte, apenas para jogar, enquanto ganhar dinheiro em jogos de cassinos online era considerado pouco confiável. Esse ainda é o caso com os últimos atualmente, apesar de haver sites informativos que buscam ajudar os jogadores a encontrar bônus de cassino.
No entanto, as coisas estão diferentes no mundo dos videogames agora. Os níveis de salário projetados pela Visa para jogadores de eSports são reveladores, mas são construídos em várias estatísticas importantes que explicam esse aumento, incluindo o fato de que um terço dos jogadores dizem que os atletas de eSports desempenham um papel importante em suas decisões de gastos. Cerca de 75% dos jovens de 18 a 34 anos interagem com influenciadores de eSports pelo menos uma vez por semana.
Jogadores de eSports estão respondendo a essa demanda com um pico de atividade. Tendo como exemplo o Reino Unido, Cerca de 13% dos jogadores do Reino Unido estão transmitindo e 22% compartilhando conteúdo relacionado a eSports nas mídias sociais. Ainda, 23% se consideram “criadores de conteúdo de eSports”, enquanto mais da metade (53%) consideraria se tornar um no futuro – algo que adicionaria ainda mais aos seus ganhos atuais.
O futuro também parece promissor. Mais de nove em cada dez (93%) jogadores acreditam que a carreira de influenciador de eSports se tornou mais atraente nos últimos três anos e continuará a ser assim.
Esses dados foram encontrados depois que a Fieldwork conduziu uma pesquisa on-line em fevereiro de 2025 entre 5.565 consumidores (de 18 a 65 anos) que jogam videogame pelo menos uma vez por mês, incluindo jogadores no Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Polônia, e representam um dos maiores estudos do gênero.
Quanto ganham os jogadores profissionais?
Os ganhos dos jogadores de eSports variam de acordo com seu nível, e mesmo entre os jogadores de primeira linha. No entanto, essas estrelas podem esperar ganhar salários que variam de $50.000 (cerca de R$ 290.000) a mais de $1 milhão (cerca de R$5.6 milhões) anualmente, valores que são complementados por patrocínios, ganhos em torneios e renda de streaming ou criação de conteúdo.
Os jogos com maiores lucros no ano passado incluíram jogos populares como League of Legends (LoL) e Dota 2. O prêmio em dinheiro para torneios profissionais de LoL no ano passado chegou a US$ 8,9 milhões (mais de R$50 milhões), de acordo com a Statista.
O país em que eles transmitem e o idioma que seus espectadores falam também têm impacto. A China responde por 36% de toda a renda de e-sports, seguida pelos Estados Unidos com 22%. Vários países, incluindo Rússia e Coreia do Sul, giram em torno de 11-12%, enquanto Brasil, França, Reino Unido e Dinamarca representam parcelas menores.
Como se tornar uma estrela dos eSports em 2025
O cenário dos eSports está crescendo, mas converter paixão em lucro continua difícil.
Para se tornar uma estrela de eSports de sucesso em 2025, você precisará de mais do que apenas habilidade – você precisará de perspicácia estratégica para negócios. Aqui está um guia para aproveitar ao máximo seu talento em jogos.
- Encontre formas de lidar com críticas e negatividade: infelizmente, os jogadores de eSports enfrentam problemas como comentários negativos, golpes e endossos falsos. Se estiver lidando com isso, ter uma “pele grossa” e permanecer seguro online é essencial. Isso também inclui definir limites claros com seu público.
- Domine a criação de conteúdo: conteúdo envolvente é a chave do sucesso. Cerca de 35% dos criadores lutam contra isso, junto com o estresse criativo. A melhor maneira de lidar com isso é experimentar formatos diferentes, ficar atualizado sobre tendências e tentar ser original. Não tenha medo de colaborar com outros criadores de eSports para expandir seu alcance.
- Diversifique os fluxos de renda: 35% dos jogadores lutam com renda porque dependem de ganhos em torneios. Felizmente, há muitas fontes de renda para explorar, incluindo assinaturas, monetização, marketing de afiliados e merchandising.
- Construa uma comunidade leal: aumentar e reter uma audiência é a chave. Se você puder postar conteúdo consistente e de alta qualidade em plataformas como Twitch, YouTube e TikTok, então você começará a chamar a atenção. Depois, é uma questão de interagir com seu público e adicionar áreas extras onde eles possam se reunir, como fóruns.
- Procure patrocínios: muitos criadores citam isso como um grande desafio, mas você pode fazer isso construindo um kit de mídia forte que mostre seus principais dados demográficos e taxas de engajamento. Se isso for muito trabalhoso, conecte-se com marcas e agências para tentar encontrar um representante.
Tornar-se um dos maiores ganhadores de eSports do mundo pode não ser possível, mas ainda é possível ganhar uma renda decente jogando e criando eSports, junto com popularidade crescente e mais dinheiro do que nunca. Você nunca saberá a menos que tente!