Como os casinos identificam e recompensam os seus melhores jogadores

Os jogos de fortuna e azar são um dos mercados mais competitivos, onde dezenas de plataformas online são criadas e introduzidas no setor todos os meses. Por isso, é importante que estas empresas tenham estratégias para reter jogadores e, acima de tudo, metodologias para conseguirem atrair novos utilizadores.

Para isso, plataformas de jogo online utilizam algumas metodologias simples como promoções pontuais, sendo o código promocional Verde Casino um exemplo dessa estratégia. Contudo, também existem outras estratégias mais sofisticadas para identificar os jogadores que são mais valiosos para a plataforma, denominados “high value players” ou “VIPs”. Com este artigo pretendemos ajudar a entender como é que os casinos online conseguem identificar esses jogadores e como podem continuar a garantir a sua fidelidade.

A importância de manter os jogadores valiosos

Embora as plataformas de jogo online ou de casino virtual contem com milhares ou mesmo milhões de utilizadores registados, apenas alguns desses nomes contribuem realmente para a grande fatia de receita da empresa. Por essa razão, existe uma enorme importância em conseguir identificar eficazmente os jogadores mais ativos. Mas isso não é suficiente, uma vez que os valores apostados também devem ser significativos para podermos considerar um jogador como de alto valor.

Conseguir reter um único jogador valioso pode ser mais lucrativo do que atrair dezenas de jogadores ocasionais. Com esse objetivo, as empresas de casinos online dedicam recursos significativos à tentativa de identificação, acompanhamento e recompensa destes utilizadores VIPs.

Identificação dos high value players

A análise de dados através de novas tecnologias tem facilitado a identificação dos jogadores mais valiosos. Assim, através da inteligência artificial, algoritmos comportamentais e observações diretas são as metodologias mais usuais. Deixamos, de seguida, alguns dos critérios mais recorrentes nestas empresas.

  • Volume de apostas: O critério mais simples e óbvio é o montante total apostado. Jogadores que mais apostas realizam de valores elevados destacam-se dos demais.
  • Frequência e sessões duradouras: A regularidade também é um critério que é tido em conta, sendo um dos mais importantes também. Assim, quanto mais um jogador entra na plataforma e passa longos períodos ativo nos jogos da plataforma em questão, mais se destaca.
  • Depósitos e levantamentos: Padrões relacionados com o histórico de transações financeiras é outro critério fundamental. Depósitos de valores elevados e recorrentes e poucos levantamentos indicam que falamos de utilizadores que têm maior propensão a gastar.
  • Jogos preferidos: A preferência a determinados jogos também deve ser colocada em causa na identificação de jogadores VIP. Alguns jogos, como a roleta, o poker e o blackjack de apostas altas atrai jogadores que têm o objetivo de investir mais dinheiro.
  • Relação com o apoio ao cliente: A constante procura de um relacionamento saudável com a equipa de suporte por parte do jogador pode querer dizer que estamos perante um jogador recorrente e com a intenção de apostar valores mais altos. Assim, muitos jogadores que fazem perguntas sobre limites de apostas mais altos, muitas vezes revelam que são excelentes clientes.

Perfis de jogadores

Atualmente, através de tecnologias com ferramentas de data mining e machine learning, as empresas de casino online conseguem segmentar os seus utilizadores relacionando-os a determinados tipos de perfis. Toda esta segmentação ajuda a personalizar a experiência de jogo e a direcionar campanhas promocionais mais eficazes para a satisfação dos utilizadores. Os perfis dos jogadores dividem-se:

  • Jogadores de High Rollers: apostadores de quantias significativamente altas e frequentes;
  • Jogadores recorrentes: apesar de apostas pequenas, joga todos os dias;
  • Jogadores sazonais: gastam muito dinheiro em determinadas ocasiões, por exemplo, alturas de férias;
  • Jogadores de risco: mostram sinais de comportamentos problemáticos, sendo necessário uma monitorização de perto.

As recompensas aos jogadores valiosos

O principal objetivo das empresas que exploram os jogos de fortuna e azar é conseguir manter esses jogadores mais valiosos. Desta forma, várias são as campanhas e promoções direcionadas aos perfis mais interessantes, como os high rollers, recorrentes e sazonais. Esses incentivos e/ou recompensas podem ser de diferentes formas.

  • Bónus ou ofertas personalizadas: Ao contrário dos habituais bónus de registo ou de depósito, os jogadores VIP recebem promoções adaptadas ao seu perfil. Assim, ofertas com depósitos extras, rodadas grátis em jogos que gostam ou valores de cashback generosos são os mais usuais.
  • Gestor de conta pessoal: Os jogadores VIP, por norma, recebem um gestor de conta exclusivo. A importância deste apoio único e direcionado funciona como um ponto de contacto direto com a empresa, permitindo a resolução rápida de qualquer tipo de dúvida que surja ou a agilização mais fácil de qualquer transação que o utilizador pretenda realizar.
  • Acessos exclusivos: Muitos são os eventos especiais criados pelas empresas de jogo online para estes jogadores VIP. Desta forma, esses utilizadores recebem acessos a eventos especiais, torneios privados ou jogos de apostas altas, que não estão disponíveis para o público em geral.

Jogadores valiosos não podem ficar para trás

Conseguir identificar e recompensar os jogadores valiosos é uma estratégia fundamental para o crescimento e manutenção de qualquer plataforma. Por isso, existe uma análise comportamental de cada utilizador, de forma a conseguirem personalizar a experiência do jogador, transformando um cliente normal num utilizador fiel e altamente rentável.

Contudo, este processo de fidelização dos casinos online tem de ter em conta a responsabilidade social e a transparência. Isto porque, falamos de um jogo onde o lucro é uma realidade, mas o risco associado também. Assim, equilibrar os incentivos dados com a proteção do utilizador deve ser o verdadeiro objetivo de qualquer plataforma.