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Nintendo Derruba Miraibo GO por Semelhanças com Pokémon

O promissor jogo Miraibo GO, desenvolvido pela DREAMCUBE, tinha tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2024. Misturando captura de criaturas, exploração de mundo aberto e mecânicas de sobrevivência, o título parecia destinado a conquistar fãs do gênero. Porém, o sonho foi interrompido de forma abrupta, o game foi processado pela Nintendo. O anúncio de seu encerramento apenas um mês após o lançamento oficial.

 

 

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O que deu errado com Miraibo GO?

Desde o início, Miraibo GO apresentava uma proposta inovadora: capturar criaturas chamadas Miras, explorar um vasto mundo e alternar entre modos de jogo retrato e paisagem. Com influências claras de títulos como Pokémon Go e Palworld, o jogo prometia aventuras únicas. Contudo, problemas estruturais logo começaram a aparecer:

  • Controles pouco responsivos e interface sem opções de personalização.
  • Mecânicas de sobrevivência mal implementadas, deixando os jogadores sem direção no extenso mapa.
  • Problemas de otimização, que dificultavam a fluidez da experiência.

 

Além disso, a semelhança das criaturas Miras com os famosos Pokémons chamou atenção de forma negativa, gerando comparações e alimentando uma disputa legal com a Nintendo, que se tornou um dos principais motivos para o encerramento do jogo.

 

Desafios legais e monetização frustrante

A DREAMCUBE enfrentou problemas sérios de copyright devido ao design das Miras, que lembravam demais os monstros da Nintendo. A empresa citou “ajustes em estratégias de desenvolvimento”, mas ficou claro que a falta de inovação e os conflitos legais foram fatais para o projeto.

Outro fator que desagradou os jogadores foi o modelo de monetização. Cobrar por servidores VIP e exigir pagamento para evitar filas em um jogo de mundo aberto afastou grande parte da comunidade. Essa abordagem falhou em criar uma experiência acessível e envolvente.

Um potencial não realizado

Apesar dos erros, é inegável que Miraibo GO tinha um conceito interessante. A ideia de misturar captura de criaturas, exploração em mundo aberto e elementos de sobrevivência poderia ter criado um novo espaço no mercado mobile. Com mais criatividade no design das criaturas e um foco em mecânicas de jogabilidade bem polidas, o jogo poderia ter se tornado um sucesso.

Infelizmente, o título será lembrado como uma oportunidade perdida, mas serve de lição para futuros desenvolvedores. A combinação de ambição e execução falha acabou por frustrar jogadores e colocar um fim precoce ao que poderia ter sido uma grande aventura.

 

Fonte: GamingOnPhone

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

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