Quais são as seleções mais tradicionais em Copas do Mundo

Estamos chegando em mais uma rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, entre a primeira e a segunda semana de setembro, os craques voltarão à campo representando seus países em mais rodadas serão disputadas em todos os continentes, já valendo para a qualificação do próximo torneio mundial de seleções.

A Copa do Mundo é o sonho de conquista para todos amantes de futebol, sejam os jogadores, torcedores, técnicos, ou qualquer pessoa que se envolva minimamente com o esporte, que costuma atrair mais fãs durante a competição. Porém não são todas as nações que tratam o torneio como o Brasil, que respira o sonho do hexa a cada quatro anos, pois muitas das seleções têm como primeiro objetivo apenas se classificar para a Copa do Mundo.

 

Veja as seleções com mais participações no principal campeonato do mundo:

As eliminatórias são importantíssimas, afinal garantem a vaga para a Copa e nós já vimos zebras recentes, como a Itália ficando de fora para a Macedônia, ou a fortíssima França precisar de um toque de mão do Henry para se classificar, por isso os jogos são importantes para as seleções e interessantes para o amante do esporte ou até para o apostador que está sempre em busca palpites de futebol para hoje, por exemplo, para se divertir.

No entanto, algumas seleções parecem figurinhas carimbadas e frequentemente disputam a Copa do mundo. Saiba quais equipes mais disputaram o torneio:

1 – Brasil: pentacampeão, o que nem uma outra seleção conseguiu, o Brasil lidera esse ranking, com 21 participações na Copa do Mundo. Com 22 participações – ou seja, estivemos em todas as edições -, o time Canarinho soma 114 jogos, 229 gols, e títulos em 1958 (foi Pelé), 1962 (foi o Mané), 1970 (do esquadrão), 1994 (do Romário) e 2002 (do Fenômeno). Ou seja, o mundo inteiro já espera a seleção na Copa do Mundo.

2 – Alemanha: lá vem eles de novo. A seleção Germânica, que já possui 4 títulos, inclusive na última Copa realizada no Brasil, teve 19 participações na principal competição de futebol. Com 112 jogos disputados, mesmo com vexames recentes, os alemães já levaram a taça nos anos de 1954, 1974, 1990 e 2014.

3 – Itália: apesar dos vexames frequentes e dificuldades desde a Copa de 2010, a Azzurra soma 18 participações em Copas do Mundo, com 83 jogos contabilizados. Eles também têm quatro títulos, nos anos de: 1934, 1938, 1982 e 2006. Vale ressaltar também o vice na edição de 1990, em que possuíam um ótimo time.

4 – Argentina: atuais campeões, os hermanos jogaram 17 edições de Copas do Mundo e colecionam três títulos memoráveis, principalmente dois deles conduzidos por Maradona e Messi, dois dos melhores de todos os tempos.Faturaram a taça em: 1978, 1986 e 2022. Porém já passaram por eliminações vexatórias também e somam 87 partidas no total.

5 – México: talvez a seleção mais surpreendente do top 5, os Mexicanos já jogaram 16 Copas do Mundo e não venceram nenhuma, talvez por isso surpreendem na lista, porém é fácil recordar dos Mexicanos no caminho do Brasil ou de outras seleções tradicionais. No total, fizeram 60 jogos.

 

O top 20 do maior campeonato de futebol ainda conta com França, Espanha, Inglaterra, Uruguai, Bélgica, Suécia, Sérvia, Rússia, Suíça, Holanda, EUA, Coreia do Sul, Tchéquia, Hungria e Chile. Todos voltarão à campo no próximo mês, em busca de classificação ou acerto de suas equipes, afinal já estamos na metade do ciclo.

Por mais que os favoritos para o título possam ser os mesmos, ainda há seleções em processo de montagem, como a do Brasil, e sempre existe o risco de uma nova zebra, seja para eliminação ou classificação de alguma equipe que não é imaginada. É por isso que é o campeonato de todos sempre irá atrair os olhares do mundo inteiro.