Serviços da Cloud Gaming: Futuro Outlook

O mercado do gaming é provavelmente o setor que maior evolução tem sentido nos últimos anos, uma evidência disso é a enorme valorização da empresa NVidia, que se tornou a empresa mais valiosa do mercado, com mais de 3.335 Tri de dólares de capitalização, ultrapassando nomes como a Microsoft e a Apple.

Várias áreas do gaming têm conseguido também evoluir e aumentar as suas receitas, como é o caso dos serviços de Cloud Gaming, que também poderão vir a estar presentes no casino 7Slots no futuro. Estes serviços permitem várias facilidades aos jogadores online.

 

O que é o Cloud Gaming

Cloud Gaming ou Jogos em Nuvem são serviços de jogos de consola ou computador que permitem a todos os jogadores conseguir aceder a diferentes jogos sem a necessidade do jogo físico ou do download do próprio jogo no seu dispositivo. Esta funcionalidade é conseguida com a execução de servidores remotos, que permitem a transmissão do jogo para o seu dispositivo através de uma ligação à internet.

Atualmente, os serviços de Cloud Gaming continuam em evolução e desenvolvimento em várias empresas líderes deste setor. Mas o seu potencial é evidente e promete revolucionar o serviço de gaming online em todo o planeta terra.

 

Principais serviços de Cloud Gaming no mercado

Diversas empresas já entenderam a utilidade e o futuro que este tipo de tecnologia terá nos próximos anos na comunidade gaming. Por essa razão, as principais empresas deste setor já começaram a desenvolver estes tipos de serviços e a disponibilizá-los para os seus jogadores.

  • Xbox Cloud Gaming: é um serviço da empresa Microsoft, que possibilita a jogabilidade de vários jogos da Xbox em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets, computadores e smart TVs. Este serviço está incluído no conhecido Xbox Game Pass Ultimate;
  • NVIDIA GeForce Now: para aceder à totalidade deste serviço existe uma mensalidade cobrada aos jogadores. Contudo, a empresa NVIDIA permite jogar os mais variados jogos numa panóplia de dispositivos eletrónicos que tenham acesso à Internet;
  • PlayStation Now: muitos jogadores desejavam conseguir jogar e divertir-se com os seus jogos exclusivos da PlayStation no computador ou portátil. Com este serviço de Cloud Gaming da Sony isso já é possível. Apenas necessita de pagar uma mensalidade para ter acesso a este serviço, oferecendo, também, uma enorme biblioteca de jogos para streaming.

Além de todos estes serviços mencionados antes, empresas como a Google e a Amazon também estão a desenvolver tecnologias para os seus utilizadores, no que diz respeito ao Cloud Gaming. Com a presença das maiores empresas de software e de tecnologia neste mercado, é evidente que será uma das tecnologias que maior crescimento terá nos próximos anos.

 

Vantagens e Desvantagens do serviço

Os serviços de Cloud Gaming prometem revolucionar o setor do Gaming, mas como todas as tecnologias, existem alguns prós e contras. No que diz respeito às grandes vantagens deste serviço estão:

  • Variedade: o mercado atual apresenta vários serviços de diferentes empresa, o que permite um acesso a variados tipos de jogos de empresas distintas;
  • Disponibilidade: os jogadores já não necessitam de poderosos computadores para conseguirem correr os jogos mais exigentes e de última geração;
  • Comodidade: qualquer jogo pode passar a ser jogado em qualquer altura e em qualquer lugar. A única obrigação é a ligação estável a uma rede de internet e um dispositivo compatível com os serviços de Cloud Gaming;
  • Atualização: os jogos ao estarem ligados a servidores, existe a possibilidade de atualização constante para a última versão de patches e recursos.

 

No entanto, o Cloud Gaming ainda necessita de limar algumas arestas para se tornar um dos serviços mais promissores e revolucionários da indústria gaming:

  • Latência: alguns servidores, ao estarem muito lotados de jogadores, podem vir a verificar algum atraso entre as ações dos jogadores e o resultado final no jogo. É fundamental uma melhoria nesse aspeto, pois a experiência de jogo pode ser afetada caso exista uma latência alta;
  • Custos elevados: para aceder à maior parte destes serviços é necessário o jogador ter uma subscrição paga. Caso seja um jogador com diferentes plataformas, o pagamento de uma subscrição em todos os serviços pode ficar bastante dispendioso.

Posto isto, a tecnologia de Cloud Gaming mostra-se bastante promissora, permitindo uma revolução na indústria dos vídeo jogos num futuro próximo. Além disso, as empresas que estão no mercado acreditam que irão conseguir uma melhoria na experiência de jogo dos seus utilizadores, bem como novos modelos de negócios para aumentarem os seus lucros com este mercado. Contudo, vão existir alguns desafios ao longo do desenvolvimento desta tecnologia, mas que as empresas terão de ultrapassar para conseguirem tirar o maior proveito deste tipo de serviço de Cloud Gaming.