GameFusion: novo emulador de PC para Android criado pelos devs do EGG NS

O GameFusion é um novo emulador de Windows para Android que permite jogar games do PC no celular. O projeto, criado pelos polêmicos desenvolvedores do EGG NS será lançado em breve, mas já está em testes na China.

Em um vídeo lançado no site Bilibili, o “youtube” da China, os desenvolvedores do GameFusion apresentaram a novidade em conjunto com um novo controle da GameSir que está em desenvolvimento, o GameSir G8+.

No vídeo abaixo, é possível ver o emulador rodando jogos como Dark Souls, Tomb Raider, Need for Speed e outros games para Windows:

Publicidade

 

No vídeo, podemos ver que o smartphone em questão consegue rodar vários jogos com uma interface simples e limpa e com suporte a controles nativo. O smartphone do vídeo é um REDMAGIC 9 Pro com Snapdragon 8 Gen 3.

 

O que torna o GameFusion um projeto diferente

O GameFusion é um projeto diferenciado por focar na utilização de drivers “padrão” ou seja, os drivers proprietários que já vem no seu smartphone. A ideia é a mesma do Winlator, por exemplo, um APK que já traga tudo configurado e facilite a vida do usuário.

A ideia de usar drivers proprietários, e focar na compatibilidade com outros dispositivos que não sejam Snapdragon e que não possam utilizar os drivers Turnip.

 

Superando Barreiras Técnicas

Um dos desafios técnicos superados foi a integração de drivers proprietários com o SurfaceFlinger, um compositor de janelas do Android. Isso evita a necessidade de utilizar o Termux X11,cuja configuração pode assustar usuários mais leigos. Com isso, GameFusion pode utilizar drivers pré-instalados no dispositivo, permitindo um desempenho gráfico aceitável sem a necessidade de configurações complexas.

 

GameFusion, mais um projeto nebuloso

Não é preciso ir muito longe para saber que os desenvolvedores do GameFusion, que são os mesmos do EGG NS, “pegaram emprestado”, por assim dizer, se “inspiraram fortemente” em projetos recentes como Winlator, Mobox, Dark OS e até o Cassia, um projeto promissor que possui essa mesma ideia de focar mais na compatibilidade.

 

Facilidade, mas com um preço

Se você chegou ao mundo da emulação agora, talvez não saiba como os desenvolvedores do EGG NS e GameFusion trabalham. Para o lançamento do GameFusion, podemos esperar algum tipo de “compatibilidade exclusiva” com controles da GameSir e/ou inscrição para poder utilizar controles na tela.

Quando o EGG NS foi lançado, ele exigia um controle da Gamesir (na época o X2) e depois virou um emulador que exige conexão com a internet.

Contudo, por mais que esse se torne mais um projeto polêmico, ele abre possibilidades. Assim como aconteceu com o EGG NS e o DamonPS2, por exemplo, esse tipo de emulador mais “polêmico” costuma ser seguido de vários emuladores de código aberto de qualidade.

O futuro dos jogos AAA para Android está na emulação de jogos do Windows.

Google News