Suyu, emulador de Nintendo Switch é encerrado pela equipe de desenvolvimento

O emulador de Nintendo Switch para Android, o Suyu, acaba de ser encerrado pela própria equipe de desenvolvimento. Após o código ser banido do GitHub, Gitlab e terem o seu Discord deletado, a equipe do emulador preferiu desistir do projeto (ou passar o projeto para outros já que o código-fonte é aberto para qualquer um continuar).

A informação foi revelada por um dos desenvolvedores do Suyu, um dev de codinome “kksowo”,  através de uma postagem no Reddit.  O site oficial do Suyu, suyu.dev está fora do ar neste momento.

Marcado por falta de organização e principalmente sob vigilância severa da Nintendo, o emulador que era o substituto do Yuzu teve uma vida curta, menos de um mês. Não foi feita nenhuma melhoria geral de performance, apenas cosméticas (interface), e uma correção no jogo Princess Peach Showtime! .

Publicidade

Segundo a equipe de desenvolvimento o clima era de despreparo e caos. De acordo com um membro da equipe, o dev principal era um “mau líder” que não queria assumir nenhuma responsabilidade. Dentre as polêmicas há até mesmo cogitação de código roubado do Sudachi, outro “fork” do Yuzu.

 

Código ilegal do SDK do Switch

 

Dentre outros motivos para abandonar o projeto, kksowo também comentou que foi utilizado o SDK oficial do Nintendo Switch no desenvolvimento do emulador Yuzu e que por isso o código é “radiotivo”, ou seja, a Nintendo teria toda a base legal para derrubar futuros sucessores do Yuzu.

Ainda segundo kksowo, a única forma de consertar o código-fonte “radiativo” é perguntando para a Nintendo exatamente o que há de errado com ele, mas obviamente, isso não vai acontecer.

Para finalizar, kksowo comenta que devido a essa “radioatividade” toda a equipe do Suyu preferiu abandonar o projeto e focar em outros projetos que podem ou não estarem ligados a emulação.

É o triste fim de um projeto muito interessante de emulação. A notícia é especialmente ruim para os fãs de emulação no Android, pois este era o único emulador Switch de código-fonte aberto em atividade e com versões que já funcionavam em smartphones Android.

 

Fontes: O Linguição gostoso e Reddit

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News