Apple abre a App Store para emuladores de jogos retrô

Isso é importante, pois a Apple já brigou na Justiça e ganhou caso sobre emuladores!

Apple está flexibilizando suas restrições na App Store e abrindo o mercado para emuladores de jogos retrô. Em uma atualização na sexta-feira (5), a Apple anunciou que emuladores de jogos podem ser disponibilizados na App Store globalmente e oferecer jogos para download. A empresa afirma que esses jogos devem cumprir “todas as leis aplicáveis”, indicando que irá banir aplicativos que forneçam títulos piratas.

Essa mudança deve permitir que os emuladores de consoles retrô já presentes no Android – pelo menos os que restam – tragam seus aplicativos para o iPhone.

Publicidade

Emuladores de jogos há muito tempo são proibidos no iOS, deixando os proprietários de iPhones em busca de soluções alternativas por meio de jailbreaking ou outras formas. Eles também são uma das principais razões, até agora, pelas quais os proprietários de iPhones na União Europeia podem verificar lojas de aplicativos de terceiros, agora permitidas na região. A mudança da Apple hoje pode antecipar isso.

Junto com as novas regras sobre emuladores, a Apple também atualizou suas regras em torno de super aplicativos, como o WeChat. Agora diz que minijogos e miniaplicativos dentro desses aplicativos devem usar HTML5, esclarecendo que não podem ser aplicativos e jogos nativos.

A mudança parece ser uma resposta à ação judicial antitruste movida pelos Estados Unidos, que acusa a Apple de tentar eliminar tanto os aplicativos de streaming de jogos em nuvem quanto os super aplicativos. Recentemente, a Apple começou a permitir que serviços de streaming em nuvem, como Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, entrassem na App Store.

Fora dos EUA, a Apple parece estar respondendo à pressão da Comissão Europeia. Em outra atualização de regra hoje, a empresa disse que agora permitirá que aplicativos de streaming de música na União Europeia incluam links dentro do aplicativo que direcionem os usuários para compras externas e mencionem informações de preços. Também permitirá que os desenvolvedores “convidem os usuários a fornecer seu endereço de e-mail com o objetivo expresso de enviar a eles um link para o site do desenvolvedor para comprar conteúdo ou serviços de música digital”.

Depois que a Comissão chamou as regras de anti-redirecionamento da Apple de “ilegais”, o Spotify tentou atualizar seu aplicativo com links para seu site para comprar assinaturas, mas não recebeu aprovação da Apple por semanas. No entanto, o Spotify ainda não está satisfeito com a mudança mais recente da Apple, já que a Apple ainda planeja cobrar uma comissão sobre as compras feitas por meio de links externos, apesar da comissária da UE, Margrethe Vestager, afirmar que a Apple deve permitir que aplicativos de streaming de música se comuniquem “livremente” com os usuários.

“Seguir a lei não é opcional, mas a Apple continua desafiando essa decisão”, disse a porta-voz do Spotify, Jeanne Moran, ao The Verge. “A partir de 6 de abril, a Comissão pode iniciar processos de não conformidade e impor multas diárias. É hora de uma ação decisiva para, de uma vez por todas, dar aos consumidores uma escolha real”.

 

 

Leia também:

 

Fonte: The Verge

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News