Suyu: novo emulador de Switch foi removido do GitLab e devs temem prisão!

O Gitlab confirmou que removeu o repositório do Suyu, novo emulador de Nintendo Switch para PC e Android baseado no Yuzu, após uma requisição de DMCA (Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA é uma lei dos Estados Unidos da América sobre direito autoral).

Segundo o site The Verge, não ficou claro que se foi uma ação da Nintendo ou de algum “Troll”, mas está confirmado a remoção por conta de uma ação judicial.

“O GitLab recebeu um aviso de remoção do DMCA de um representante do detentor dos direitos e seguiu nosso processo padrão descrito aqui”, disse a porta-voz Kristen Butler ao The Verge.

Publicidade

 

Como consequência da notificação por DMCA, o repositório do Suyu foi removido do Gitlab. Ao clicar em “Download” no site oficial do projeto, o usuário irá se deparar com a mensagem de que o repositório foi removido. O fato ocorreu logo após o anúncio da primeiro APK oficial para Android.

[atualização] os devs do Suyu resolveram hospedar o repositório no próprio servidor do Suyu.dev e com o isso o botão de Download voltou a funcionar.

Vale lembrar que a Nintendo não possui direitos sobre os códigos do Yuzu para poder pedir a simples remoção baseado em uma ação judicial anterior. A mensagem de DMCA informa que o Suyu viola a seção 1201 da DMCA e que o Suyu, assim como o Yuzu, contorna as medidas de proteção anti-pirataria da Nintendo e com isso, o código-fonte do emulador precisa ser removido do site Gitlab.

 

É um grande revés para o Suyu que havia acabado de lançar sua primeira build instalável tanto para Android como para PC.

 

Desenvolvedores do Suyu expressam preocupação

No Discord oficial do Suyu, os desenvolvedores expressaram preocupação com as consequências da notificação de DMCA.

Um dos desenvolvedores, que alega ter 14 anos, se disse preocupado e que é “falido” e não tem condições de arcar com uma batalha judicial.

Outro desenvolvedor colocou uma screenshot no servidor do Discord, mostrando que as contas dos desenvolvedores do Suyu foram bloqueadas no Gitlab e proibidas de acessar qualquer novo projeto.

 

Na mesma discussão outro desenvolvedor expressou preocupação já que a maioria dos devs utilizava sua conta principal de e-mail para acessar o projeto.

Suyu parece já ter encontrado um novo lar. Cerca de uma hora atrás, seu líder escreveu “Certamente hospedarei uma cópia do código”. Nesse ponto, outro membro já havia clonado o repositório para git.suyu.dev.

 

Fontes: Suyu.dev , Mr.Sujano e The Verge

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News