5 Razões para NÃO SE IMPORTAR TANTO com atualizar o Celular

Parece meio contraditório, mas deixar o smartphone configurado para atualizar automaticamente pode trazer mais problemas do que soluções.

A Xiaomi, por exemplo, admitiu publicamente que uma atualização dos smartphones Redmi e POCO provocou travamento e bootloop em vários aparelhos.

Milhares de usuários da Samsung reclamam de piora e até listras verdes que surgem logo após atualizar os seus smartphones.

Outras reclamações incluem, mas não se limitam a:

Publicidade
  • Aquecimento
  • Consumo excessivo de bateria
  • Piora geral no uso do sistema

A pergunta que fica é: é atualizar o sistema vale a pena? E a resposta é que na grande maioria dos casos, NÃO!

Isso mesmo!

Ao contrário da grande maioria dos jornalistas que é COVARDE e “Bitch de marcas”, eu afirmo, depois de usar smartphones por quase 20 anos, que atualizar o sistema operacional com muita frequência não traz tantos benefícios assim.

As atualizações realmente importantes de um smartphones são sempre uma ou duas durante toda a seu ciclo de vida (sim, smartphones já nascem com data para “morrer”, ou seja, parar de receber atualizações.

As marcas juram que não fazem “obsolescência programada”,mas fazem!

A quantidade de casos em que os celulares ficam piores depois de algumas atualizações pesam mais contra o do que à favor.

A dica que dou a todos os meus parentes e amigos é “desative a atualização do sistema operacional”.  Faça no máximo uma atualização de firmware por ano ou a cada dois anos. De modo manual e apenas após pesquisar para ver se não há problemas.

E vamos ser honestos, geralmente depois de três anos, você já está pensando em trocar o celular. Quando não é a troca por um mais moderno, é a fabricante que vai abandonar as atualizações para este dispositivo mais antigo.

Atualizar o smartphone pensando que ele vai se transformar em um “celular novo” é no mínimo uma ingenuidade.  (salvo em raros casos de ROM Alternativa, mas não é o caso deste artigo).

 

Por que você não deveria se preocupar tanto em estar “atualizado”

1 – Atualizações podem ser uma dor de cabeça gigante!

O caso da semana não poderia deixar de ser outro. Xiaomi e POCO

Basta acompanhar qualquer grupo de smartphones para ver que a quantidade de casos e reclamações após uma atualização é muito maior do que a quantidade de elogios.

E nem se trata de “o negativo trenda mais nas redes sociais”, muitas reclamações são com razão mesmo.

Como dito no começo deste artigo, marcas como Xiaomi já admitiram publicamente erros em versões atualizadas do seus sistemas.

A grande verdade dos fatos é que hoje em dia, as firmwares mais testadas de cada aparelho, são sempre as primeiras versões.

Depois disso, muitas marcas, como Xiaomi, soltar versões apressadas de suas firmwares e qualquer problema, colocam um “patch” depois.

Nenhuma marca vai lançar um smartphone com problemas sérios de performance e desempenho.

Só vale a pena atualizar uma versão de uma firmware de um smartphone se houver uma mudança da versão do sistema operacional e se ela estiver livre de bugs. Hoje em dia, só é possível fazer isso após pesquisar online, não dá mais pra confiar em nenhuma empresa.

 

2 – Sistemas antigos são mais seguros do que você imagina

A não ser que você esteja no Android 8 ou anterior, seu smartphone Android já possui um nível de segurança que vai te salvar da grande maioria de ameaças online.

Na realidade, a maioria das atualizações e patchs de segurança visam brechas bem severas cometidas pelos usuários como:

  • Executar APKs desconhecidos
  • Abrir um PDF e baixar um APK malicioso
  • Conectar em computadores e dispositivos via USB de modo a esses devices garantirem acesso de administrador ao sistema.

São casos muito específicos onde é preciso o usuário tenha feito “muita m*rda” como por exemplo, conectar um dongle suspeito. É para esse tipo de burrice que a maioria dos patchs de atualização dos sistemas operacionais como Android e iOS são feitos.

A grande maioria das brechas que se tenta corrigir no Android são para acesso “local” ou seja, o hacker ou qualquer exploit automático está tentando acessar seu dispositivo localmente.

Quando não é isso, são coisas bem específicas de um determinado software que não afetam 0.05% dos smartphones.

A própria Google, quando considera deixar o suporte ao Chrome em um Android, como o 7.1 é sinal de que ela já não se interessa pelo sistema por ser muito antigo e de baixa segurança. Hoje em dia o Android 7.0 e 7.1 são menos de 3% dos dispositivos.

“Ah se eu estou no Android 10 ou 11 estou completamente exposto aos hackers na internet”…Não. E o grande motivo para isso está no quesito abaixo.

 

Publicidade

3 – Google Play Protect

A falha mais grave reportada pelo site TheHackersNews recentemente (fevereiro de 2023), o Google reportou que os usuários até de Android mais antigos, estão protegidos pelo Play Protect.

 

Em 2017, a Google lançou o Play Protect, o seu próprio “anti-virus” para smartphones Android.

Eu sei que usar essa terminologia (anti-virus) é uma ofensa a maioria dos gestores de segurança, mas o artigo aqui é direcionado para o público leigo.

Se você não baixa APK de fontes desconhecidas e não sai espetando o seu smartphones em qualquer USB, o Play Protect vai te proteger da grande maioria das ameaças online MESMO COM UM SISTEMA DESATUALIZADO.

 

O Google definite o Play Protect assim:

O Google Play Protect é uma proteção proativa integrada contra malware e software indesejado e está ativado em todos os dispositivos Android com Google Play Services. O Google Play Protect verifica 125 bilhões de aplicativos diariamente para ajudar a proteger você contra malware e software indesejado. Se encontrar um aplicativo potencialmente prejudicial, o Google Play Protect poderá realizar determinadas ações, como enviar um aviso, impedir a instalação de um aplicativo ou desativar o aplicativo automaticamente.

 

São vários os casos em que o Play Protect identifica o malware e sai apagando ele não só da Google Play, mas de cada aparelho onde ele foi baixado. Em julho de 2023, foi identificado um vazamento de informações em um app e o Play Protect sai apagando o APK de 1.5 milhão de aparelhos.

 

 

4 – Aplicativos possuem atualizações constantes

A última razão é meio óbvia e até chata e eu também desabilito ela.

Sim, eu deixo a atualização de aplicativos desativada e uso ela apenas uma vez por semana ou por mês.

Foi por causa disso que na última sexta, não tive o bug que afetou o nubank e Inter por exemplo, onde várias pessoas reclamaram que o dinheiro da conta delas havia sumido… aqui tudo normal.

Ainda assim, por mais que isso soe radical, é preciso sim, atualizar os aplicativos pelo menos toda semana!

As atualizações dos aplicativos garantem várias correções importantes e muitas delas são de segurança.

 

5 – Você vai trocar de celular antes

Antes do seu smartphone ficar totalmente defasado, insegura e obsoleto, é muito provável que você trocará de aparelho antes.

Com o tempo os apps vão atualizando para rodarem mais rápidos em sistemas mais novos e em hardware mais novos.

É por isso que com o passar dos anos, os celulares antigos vão ficando mais lentos, pois as novas versões até de apps “simples” como o Google Chrome vão consumindo cada vez mais recursos.

Nos últimos anos, e se você segue as minhas dicas de compras, deve ter percebido que o seu aparelho tem durado “mais” do que nos anos anteriores. Hoje em dia, um intermediário de 2021, consegue muito bem executar a grande maioria das tarefas diárias com folga.

 

Calma! Eu gosto de sistema atualizado, mas sem bugs!

Esse artigo não é uma conclusão de que Android desatualizado é melhor, mas uma constatação de que as fabricante muitas vezes estão usando os clientes de “cobaias”, principalmente os usuários de smartphones intermediários e básicos.

Então para se prevenir de uma atualização ruim ferrar de vez com o seu smartphone, a dica é atualize apenas após pesquisar bastante para não encontrar problemas em atualizar.

É claro que um sistema mais atualizado é sempre o ideal, mas o que tenho percebido é que as fabricantes geralmente dão suporte mais rápido apenas nos modelos top de linha e nos intermediários e básicos, os usuários ficam no escuro, com versões bugadas e que provavelmente podem até ser de propósito para te forçar a comprar um smartphone novo.

 

Leia também:

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News