Como jogar OpenBor no Android (INSTALAÇÃO E JOGOS)

No mundo dos jogos mobile existe um “emulador” que pouca gente comenta e que contém jogos incríveis. Estou falando é claro do OpenBor. O aplicativo concentra jogos no estilo Beat’em Up, ou “Briga de Rua” criado por usuários apaixonados pelo gênero. Veja como instalar e jogar esses games no celular.

Nesse artigo, além de aprender a instalar o OpenBor no celular Android,você vai aprender a configurar os controles no emulador e também onde baixar os principais games do OpenBor.. Prepare-se para embarcar em um novo mundo de jogos no estilo “briga de rua”.

 

 

Publicidade

 

O que é OpenBor?

OpenBor, abreviação de Beats of Rage Open-source”, é um motor de jogo flexível que permite aos entusiastas de jogos desenvolver seus próprios títulos no estilo de jogos como Final Fight ou Street of Rage.

Desde sua concepção, expandiu-se para suportar uma variedade ainda maior de estilos de jogo, tornando-se um favorito entre os desenvolvedores independentes e os jogadores que apreciam títulos personalizados e criativos.

Como dá pra perceber, o OpenBor é como se fosse um Mugen dos jogos de briga de rua.

 

 

Instalação do OpenBor no Android

Passo 1: Baixe o APK do OpenBor

O primeiro passo é baixar o aplicativo OpenBor adequado para dispositivos Android. Ele não está disponível na Google Play Store, mas temos o APK aqui.

 

LINK APK – versão mais recente (Version 3.0 Build 6391 de 2020)

 

LINK APK 2 – versão mais antiga (Version 3.0 Build 4161 year 2015)

 

Certifique-se de habilitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas nas configurações de segurança do seu dispositivo Android antes de prosseguir.

 

 

 

Passo 2: Instale o OpenBor

Uma vez baixado o arquivo APK, abra-o no seu dispositivo e siga as instruções de instalação. Este processo é bastante direto, semelhante à instalação de qualquer outro aplicativo fora da Google Play Store.

 

Tela do OpenBor no Android com 2 jogos já instalados.

 

Para facilitar, deixa a pasta OpenBOR na raiz do sistema Android.

 

 

Passo 3: Baixe Jogos OpenBor

Com o OpenBor instalado, o próximo passo é encontrar jogos para jogar. Há uma comunidade ativa em torno do OpenBor, com muitos desenvolvedores criando e compartilhando seus jogos. Sites dedicados à comunidade OpenBor, fóruns e repositórios são ótimos lugares para começar sua busca.

 

Onde achar jogos de OpenBor:

  1. https://openborgames.com/
  2. https://www.chronocrash.com/forum/

 

 

Passo 4: Adicione os Jogos ao OpenBor

Depois de baixar os jogos de sua escolha, você precisará transferi-los para o seu dispositivo Android. Conecte seu dispositivo ao computador ou baixe os jogos diretamente pelo navegador do seu telefone.

Ao baixar os jogos do OpenBor é normal o game vir no formato para PC já com o emulador e configurações. Contudo, precisamos apenas do arquivo “.PAK”. Localize o arquivo na pasta do jogo, e leve ele para a pasta “Paks” no OpenBor no Android.

 

 

Pasta onde colocar os jogos do OpenBor.

 

 

 

Jogando OpenBor no Android

Com o OpenBor e seus jogos de escolha devidamente instalados, abrir o aplicativo OpenBor exibirá uma lista dos jogos disponíveis. Basta tocar no jogo que deseja jogar, e você será transportado para uma experiência de jogo nostálgica e emocionante.

Publicidade

 

Dicas para uma Melhor Experiência de Jogo

  • Controles Bluetooth

É possível configurar os controles Bluetooth para melhorar a experiência de jogo. O menu de configuração dos controles está dentro de cada jogo e é preciso configurar um a no.

Uma boa opção é utilizar um controle como os da Gamesir (X2, X3 e G8 Galileo) que contam com mapeador de tela e você pode configurar o controle uma vez e ele vai funcionar em todos os jogos.

  • Conheça a comunidade do OpenBor

 

Jogos recomendados:

 

Night Slasher X Rebalanced

Para mim, o melhor game de OpenBor. Um game excelente que pega um clássico desconhecido e adiciona uma jogabilidade incrível com direito a PARRY, combos e muito mais.

Download Rebalanced.

Download da primeira versão  – a melhor e mais difícil, quase um “Dark Souls” dos Beat’em up.

 

Fight History Revenge

Outro exemplo de como pegar um clássico desconhecido e convertê-lo em um jogo incrível. Fight History era um jogo de luta no estilo Street Fighter, mas o desenvolvedor resolveu transforme ele em um jogo de beat’em up.

Download

 

 

World Heroes Supreme Justice Extra

Apresenta um sistema de combate rico com botões dedicados a socos e chutes, permitindo combos fluidos e variados. Os perigos do cenário e a diversidade nas fases adicionam uma camada extra de dinamismo ao jogo.

Download

 

Art of Fighting Trouble in South Town

Traz uma abordagem cinematográfica à narrativa, com um sistema de combate que utiliza quatro botões e combos baseados na proximidade com o oponente. A história imersiva e a jogabilidade técnica destacam-se neste título.

Download

 

He-Man e Shera

Download

 

 

Solução de problemas

  • Ao abrir o OpenBor e ele não tiver nenhum jogo na pasta “Paks” é normal o emulador fechar sozinho.

 

  • O emulador é meio chatinho para configurar os controles mesmo. Ao ir nas opções e escolher “Gamepad Enabled”, ele vai habilitar o gamepad para todos os jogadores, por isso é preciso configurar para todos, dependendo do jogo. É por isso que eu sugeri usar um controle da GameSir ou qualquer outro que tenha mapeador de tela, facilita demais a configuração.

 

  • Alguns jogos não funcionarão na versão mais recente do OpenBor, será preciso utilizar a versão mais antiga

 

  • Se nenhuma das duas versões funciona, você ainda pode jogar OpenBor pelo emulador do PSP (PPSSPP). Basta instalar o OpenBor, depois ir na pasta de jogos do PSP e encontrar a pasta OpenBor e Paks.

 

Conclusão

Jogar OpenBor no Android é uma excelente maneira de conhecer novos games do gênero “Briga de Rua”. Especialmente no Android, onde esses games são escassos.

Embora a comunidade aposte muito na nostalgia de séries e filmes antigos, com games como Caverna do Dragão, He-man e etc, o OpenBor possui desenvolvedores que gostam de muita jogabilidade e desafio, indo além do apenas “bater e usar a próxima vida”.

Com a vasta biblioteca de jogos disponíveis, sua próxima grande aventura no jogo está apenas a alguns cliques de distância. Mergulhe e descubra o que a comunidade OpenBor tem a oferecer!

Boa diversão!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News