Desenvolvedores de Jogos Mobile Migram para PC e Consoles

Em uma reviravolta interessante no cenário global dos jogos, desenvolvedores de jogos mobile estão cada vez mais voltando suas atenções para as plataformas de PC e console. Apesar de dominarem uma grande fatia do mercado de jogos, os devs de mobile enfrentam desafios como o aumento dos custos de aquisição de usuários e dificuldades com publicidade, levando a uma reavaliação de estratégias.

 

Não é de hoje que já apontamos aqui  e aqui , que o mercado mobile anda muito competitivo.

 

Publicidade

Estúdios atrasando diversos jogos, games sendo cancelados mesmo ganhando vários prêmios e etc. O custo de desenvolvimento de um game mobile complexo (jogos de tiro, RPG e etc) têm crescido bastante e assustado até mesmo nomes consagrados do mercado como Gameloft, Glu Mobile e Madfinger Games.

 

Segundo relatórios da Newzoo, o mercado de jogos mobile, que vinha em uma crescente, viu seu ritmo desacelerar após a pandemia. Em 2023, o setor gerou $90 bilhões, com um crescimento anual de apenas 0,8%, e projeta-se alcançar $98 bilhões em 2026. Essa desaceleração é significativa quando comparada ao crescimento anual composto de +20,9% entre 2015 e 2021, caindo para +1,6% entre 2022 e 2026.

Imagem: Newzoo

 

Em contrapartida, os jogos para console mostram um potencial de crescimento promissor, com uma taxa de crescimento anual composta projetada de +6,7% de 2023 a 2026, esperando-se gerar $53,2 bilhões em 2023. Os jogos para PC, tanto em versões baixadas quanto em caixas, tiveram o crescimento mais rápido em 2023, com +5,2% ao ano, gerando $38,4 bilhões.

 

 

Leia também:

 

 

Apex Legends Mobile foi cancelado.

Mercado de games mobile retrai em 2022

83% dos jogos mobile “morrem” após três anos, revela estudo

O hype dos jogos mobile acabou? Pelo menos no Brasil, sim!

Madfinger Games desiste do mobile e jogos ficarão com a DECA Games

 

 

 

Diante desse cenário, desenvolvedores estão explorando o desenvolvimento para PC e console como uma forma de diversificar as fontes de receita e alcançar um público mais amplo.

Existem duas estratégias principais para estúdios mobile que entram no desenvolvimento para PC e console: portar jogos mobile existentes ou criar novos títulos adaptados para essas plataformas.

Portar jogos pode aumentar o engajamento e a retenção entre jogadores multiplataforma, enquanto desenvolver novos jogos para PC e console pode abrir novos mercados.

Apesar dos desafios, como a adaptação de modelos de monetização e a necessidade de atender a preferências de jogadores e requisitos de plataforma diferentes, vários desenvolvedores mobile já fizeram a transição com sucesso para o desenvolvimento de jogos para PC e console.

Imagem: Newzoo

 

Essa mudança estratégica não apenas reflete a busca por novas oportunidades de mercado, mas também a adaptação dos desenvolvedores às mudanças nas preferências e comportamentos dos jogadores.

Com a possibilidade de alcançar uma parcela maior do mercado e engajar jogadores em múltiplas plataformas, a migração de mobile para PC e console pode ser uma jogada inteligente para os desenvolvedores que buscam expandir sua presença no vasto universo dos jogos.

Cantamos a pedra?

 

Fonte: Newzoo

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News